Interrogação na Festa de Iemenjá

Foto/blog do Rio Vermelho Pescadores da Colônia Z 1 na expectativa
Faltando quatro meses para o Presente de Iemanjá, que há mais de 50 anos é organizado com muito zelo pelos pescadores da Colônia Z1, não se tem notícias de como será a programação do próximo ano, isso depois da bela festa realizada este ano, com direito a decoração das ruas e uma programação musical pra lá de especial.


Na ocasião se falou que a coincidência com o sábado de carnaval serviria para avaliar uma possível inclusão do bairro no circuito da festa de momo como espaço alternativo para um outro tipo de carnaval, no estilo mais à moda antiga, com programação diferenciada.

A execução do projeto deste ano pilotado com muita competência por Paulo Roberto Carvalho, então diretor de festas Populares da Emtursa e pelo excelente músico e agitador cultural Carlinhos Brown( ambos moradores do Red), proporcionou uma programação musical da mais alta qualidade, contemplando diversos gêneros distribuídos em cinco palcos montados em diferentes pontos do bairro.


Com ressalva ao exagero do número de palcos, que poderia ter sido bem menor e sem comprometer o brilho da festa, não resta dúvida de que a programação do palco armando na rua da Paciência, teve a programação mais completa, e com razão, afinal ficou bem em frente à Casa da dona de todas as homenagens do dia 2 de fevereiro. Por esse palco comando por Braws, passaram Miucha, Danilo Caymmi, Caetano Veloso, Mariene de Castro, Jaú Peri, Roberto Mendes com a boa música de Santo Amaro, entre outros.


Para fechar com chave de ouro, um show itinerante em um mini-trio conduzindo os Cavalheiros de Jorge- Jota Veloso, Jorge Mautener e Jorge Vercilo proporcionou momentos inesquecíveis para quem teve paciência de esperar até altas horas da madrugada.


A programação contemplou também desfile de grupos folclóricos do recôncavo trazidos a Salvador por Roberto Mendes, exibindo suas fantasias multicoloridas mostrando toda a diversidade da cultura baiana. Quem ficou no Rio Vermelho no Carnaval de 2008, fora do empurra -empurra do circuito tradicional, sem dúvida não se arrependeu.


Não tenho informação se a Emtursa fez ou não uma avaliação do evento. Se fez deve ter concluído que a programação foi um sucesso.Resta saber qual a decisão tomada para o próximo ano. Se será mantida a programação apenas no Dia de Iemanjá ou se o Rio Vermelho vai integrar também o circuito do Carnaval como aconteceu este ano.
Ainda com relação à participação dos pescadores na festa é preciso chamar atenção para o fato de que foi criada ou ainda está sendo criada, um tal Associação de Iemanja, que até o momento não se tem notícias de qual será a finalidade dessa nova organização.

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. PESCADORES AMEAÇADOS DE PERDER O COMANDO DA FESTA DE IEMANJÁ
    Desde a década de 1920 - quando foi criado - o presente de Iemanjá é organizado pelos pescadores da colônia de pesca Z1, mas parece que tem gente no bairro que não está satisfeita com o jeito da Colônia fazer a festa e criaram a tal Associação Iemanjá para tomar a festa da mão dos pescadores. Quais as intenções desse grupo? Organizar melhor o presente ou meter a mão na verba que o governo destina para a festa? Só eles podem responder.

    ResponderExcluir