sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Praias em condições de banho

foto/Dtalento IMA considera as praias do Rio Vermelho apropriadas para o banho

Segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), as praias próprias para banho neste final de semana são as de São Thomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris. Apenas a praia da Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família, não tem indicação para banho.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A revolta dos escorpiões

foto/blogRV Os ratos no Rio Vermelho andam muito satisfeitos com a atual gestão
Parece até titulo de filme, mas não é. Os jornais estão noticiando que o prefeito João Henrique resolveu se mudar às pressas de Alfphaville, onde habita em uma confortável casa com a família, devido ao ataque de escorpiões, ratos, barbeiros, pernilongos, etc. Os insetos estão doidos entrando por tudo quanto é lado no luxuoso condomínio e parece que começaram a atacar exatamente pela casa do Prefeito. Sabidos insetos . Com essa devastação exacerbada que está acontecendo em toda a cidade, princiaplemente na Paralela, boa coisa não pode se esperar. Estão acabando com toda a Mata Atlântica para construir prédios e mais prédios, tirando o habitat natural da bicharada e é justo que procurem outros lugares para se entocar. Já no Rio Vermelho os ratos andam bastante satisfeitos com a gestão do Prefeito por permite a permanência de um lixão na Praia de Santana. Como parece que o pessoal da prefeitura não está enxergando, vamos continuar divulgado fotos da praia, ou melhor, do deposito de lixo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

AMARV divulga ações

Recebemos da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV), correspondência com suas realização. No documento enviado a todos os associados, a chapa Transparência e Comunidade, reitera os compromissos assumidos no dia da eleição, em 27 de setembro, com a transparência, a divulgação de seus atos e na busca do apoio da comunidade. O Blog do Rio Vermelho parabenizar a iniciativa e se compromete a divulgar todas as ações da AMARV que tenham como finalidade a melhoria do bairro.

Praia de Santana ainda é um problema

Foto-Dt
Lixão na descida da praia, uma vergonha

Com relação à Praia de Santana a AMARV informa que solicitou audiência e foi recebida pelo Secretário da SESP, onde foram expostos os problemas que os moradores, pescadores e banhistas enfrentam. O resultado dessa ação foi a realização de uma faxina em toda a praia.


Melhorou um pouco, mas o problema continua principalmente no que se refere á permanência dos sem tetos que se abrigam embaixo dos barcos abandonados na areia, fazendo arruaças constantemente e utilizando as pedras para fazer suas necessidades fisiológicas. Além disso transformaram em lixão um dos acessos à praia.

Associação está se comprometendo a retornar ao órgão, para solicitar uma nova limpeza no início do verão.


O Blog do Rio Vermelho sugere à SESP solicitar a quem de direito para que notifique os pescadores a retirem do local todos os barcos que não são utilizados para a pesca. Casa não pertença a nenhum deles, que o próprio órgão faça a retirada.
Um outro problema que precisa ser resolvido com urgência é acabar com o deposito de lixo que está instalado na praia, logo na descida próximo onde fica a escultura do Mestre Didi. É uma vergonha! Além da agressão visual, compromete meio-ambiente a saúde das pessoas. O local é um criatório de ratos.


No bairro já funciona a ONG Paciência Viva, que organiza os catadores de lixo reciclável, não faz sentido permitir um deposito na areia.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Poetas se encontram no Rio Vermelho

Foto/Blogrv Na biblioteca programação cultural gratuíta
Para comemorar o Dia Nacional do Livro na próxima quarta-feira (29) , a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho) promove às 15h, o encontro com os Poetas Pedro Magalhães e Marcos Peralta. As atividades são gratuitas e destinadas às pessoas de todas as idades. Essa atividade também encerra as comemorações realizadas em todo país da Semana Nacional do Livro, instituída em 1980. Quem estiver de bobeira pelo bairro pode dar uma conferida. Um pouco de cultura faz bem à alma e ao coração.

Jovem talento se apresenta no Teatro do Sesi


O Teatro Sesi do Rio Vermelho apresenta, nesta terça-feira (28). às 21h, o show de lançamento do EP "Em Transe". Trata-se do jovem artista baiano Silas Giron, vencedor do último Festival Universitário da Bahia(2007). O cantor, compositor e violonista apresentará no repertório, canções do disco promocional e composições inéditas. Acompanhado por Paulo Giron, Jaime Nascimento, Gil Câmará, João Ventura.Estão previstas também participações especiais. Ingresso R$ 15,00 ( inteira com CD) R$ 10,00( meia com CD). Vale a pena conferir

domingo, 26 de outubro de 2008

Brown, lição de cidadania em dia de sol

Brown, lição de cidadania em dia de sol
O cantor, compositor, excelente músico e agitador cultural Carlinhos Brown trocou neste domingo(26), os instrumentos de percussão por uma pá, para dar uma aula de cidadania, limpando o acesso à praia do Buracão, um mar paradisíacos que fica na rua do Barro Vermelho. Segundo relato ouvido na área um bando de porcalhões, resolveu fazer um churrasco e deixou toda a sujeira espalhada. Na bronca, com toda a razão, o músico, enquanto fazia a limpeza, auxiliado por moradores que resolveram se incorporar ao mutirão, também se queixava da falta de educação dos motoristas que utilizam a praia e estacionam os veículos de qualquer maneira, inclusive, impedindo a passagem. Brown reside no local e figura entre as personalidades ilustres que realmente vivenciam o bairro e que tem revelado preocupação constante tanto com as questões sociais como a preservação ambiental e cultural do Rio Vermelho. Foto- Silvana Talento Pá na mão Brown recolhe o lixo

sábado, 25 de outubro de 2008

Sol providencial

Foto Dtalento Apreciar a bela vista do hotel só com nariz tapado

Ainda bem que o sol voltou a brilhar e segundo a meteorologia o tempo vai ficar firme nos próximos dias. Com isso o Presidente Lula que chega na segunda-feira(27), à noite, a Salvador e fica hospedado em um hotel no Rio Vermelho, bem próximo ao local onde desemboca estação de tratamento da rede de esgoto da Embasa, está livre de inalar o odor de fezes que os moradores tiveram que suportar no início da semana, provocado, segundo a empresa, pela quantidade de chuva que arrastou para o mar todo tipo de dejetos deixando as praias poluidas e provocando um fedor que se espalhou por diversas ruas do bairro.Com isso o Presidente não vai precisar de usar mascara para descer do carro e entrar no hotel.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A culpa é da chuva

foto/Dtalento
O rapaz pesca sem saber se o mar está ou não poluido

O fedor sentido em todo o Rio Vermelho, segundo a Embase é resultados da forte chuva que ocorreu ontem pela manhã (21). De acordo com a Empresa isso fez com que os rios Lucaia e Camarugipe, recebessem um grande volume de água do sistema de drenagem pluvial da orla, lançando para o mar material orgânico e outras porcarias decorrentes da lavagem das ruas, resultado no mau-cheiro. Com relação à estação de tratamento afirma que está funcionando normalmente, mas ninguém ainda se pronunciou sobre a poluição das praias. Se estão próprias ou não para o banho e para pescaria, isso ninguém sabe dizer. Essa informação se faz necessário porque as pessoas continuam frequentando as praias normalmente.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Praias poluidas

Foto/Daniel Talento
Os hospedes do hotel não devem estar nada satisfeitos com o fedor

Toda a praia do Rio Vermelho está poluída, segundo denuncia publicada hoje (21) no site de Samuel Celestino.De acordo com a informação estão ocorrendo problemas na estação de tratamento de esgoto que fica próximo ao Mercado do Peixe, bem embaixo do Morro do Bom Conselho onde esta o Hotel Pestana,no Largo da Mariquita.O fedor já pode ser sentido em todo o bairro. O mais grave e que as praias são frequentadas por dezenas de pessoas inclusive por pescadores que não se deslocam para o mar aberto e ficam pescando nas pedras , apesar disso, até o momento não existe qualquer indicação ou aviso informando sobre a poluição. Se fosse para fazer propaganda já tinha dezenas de placas distribuidas em pontos estratégicos, até mesmo com iluminação. Mas como é para resguardar a saúde do cidadão, estão pouco se importando.Nem o Ibama e muito menos a Secretaria do Meio Ambiente se manifestam.

Memorial sem acervo, não pode.

Segundo nota publicada hoje (21) no site Bahiaja a família Jorge Amado retirou todo o acervo da Casa número 33, a Rua Alagoinhas, recentemente tombada pelo Conselho de Cultura, para dar lugar ao memorial dos escritores Zélia e Jorge Amado, que durante mais de quatro décadas residiram no imóvel. Essa polêmica em torno da casa mais famosa do Rio Vermelho, já se arrasta por alguns meses e a impressão que passa é de que não existe realmente vontade por parte dos herdeiros de facilitar a concretização do projeto que era desejo da própria Zélia, inclusive, antes de morrer havia solicitado o tombamento da casa. Como não faz sentido um memorial sem o acervo, vamos esperar que essa nitícia não se confirme. A pior coisa que pode acontecer tanto para o bairro e como para o município será o venda do imóvel para dar lugar a um novo espigão, comprometando o meio-ambiente com a destruição de uma das poucas áreas verdes que ainda restam no Parque Cruz Aguiar, isso sem falar nos prejuizos para a cultura da Bahia e do Brasil. Deixar isso acontecer seria realmente uma isanidade.

sábado, 18 de outubro de 2008

Trabalho porco

Foto/blogrv Poda sem critério é resultada da falta de articulação
Depois de alguns anos de reclamações dos moradores apareceu alguém para podar as árvores na praça da Rua Almirante Barroso. A Coelba. Só que ao verem o tamanho da empreitada os prepostos da multinacional ameaçaram tirar o corpo fora alegando que era serviço para a Prefeitura (á Prefeitura já havia dito que era trabalho da Coelba porque as galhas estavam ameaçando a rede elétrica). Pressionados, resolveram fazer uma poda parcial, estritamente nos locais onde as árvores tocavam na rede. Feito isso, deixaram galhos e folhas no chão da praça e foram embora. Nada mais a relatar.( enviado por Pino).

Comentário do Blog

Esse procedimento realizado na praça mostra de forma muito clara a falta de articulação entre os diversos órgãos da adminitração pública. O corte das galhas de qualquer forma, sem nenhum cuidado com a estética das árvores, muito menos com a limpeza da praça é o reflexo da falta de atenção e do cuidado com a cidade onde os que deveria zelar por ela são os primeiros a desrespeitar as leis.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Menino do Rio faz sucesso na Espanha


Menino do Rio Vermelho, onde fez as primeiras travessuras, Rubem Dantas, o filho de Dona Rosalva, atualmente radicado na Espanha, onde é considerado ¨gênio da percussão,¨ mesmo distante e famoso não esquece a sua relação com o bairro. As lembranças do local onde morou por muitos anos agora servem como fonte de inspiração.Em seu último trabalho ele dedicou uma música ao Rio Vermelho. Conheça mais sobre Rubens e suas músicas acessado o site:

domingo, 12 de outubro de 2008

Interrogação na Festa de Iemenjá

Foto/blog do Rio Vermelho Pescadores da Colônia Z 1 na expectativa
Faltando quatro meses para o Presente de Iemanjá, que há mais de 50 anos é organizado com muito zelo pelos pescadores da Colônia Z1, não se tem notícias de como será a programação do próximo ano, isso depois da bela festa realizada este ano, com direito a decoração das ruas e uma programação musical pra lá de especial.


Na ocasião se falou que a coincidência com o sábado de carnaval serviria para avaliar uma possível inclusão do bairro no circuito da festa de momo como espaço alternativo para um outro tipo de carnaval, no estilo mais à moda antiga, com programação diferenciada.

A execução do projeto deste ano pilotado com muita competência por Paulo Roberto Carvalho, então diretor de festas Populares da Emtursa e pelo excelente músico e agitador cultural Carlinhos Brown( ambos moradores do Red), proporcionou uma programação musical da mais alta qualidade, contemplando diversos gêneros distribuídos em cinco palcos montados em diferentes pontos do bairro.


Com ressalva ao exagero do número de palcos, que poderia ter sido bem menor e sem comprometer o brilho da festa, não resta dúvida de que a programação do palco armando na rua da Paciência, teve a programação mais completa, e com razão, afinal ficou bem em frente à Casa da dona de todas as homenagens do dia 2 de fevereiro. Por esse palco comando por Braws, passaram Miucha, Danilo Caymmi, Caetano Veloso, Mariene de Castro, Jaú Peri, Roberto Mendes com a boa música de Santo Amaro, entre outros.


Para fechar com chave de ouro, um show itinerante em um mini-trio conduzindo os Cavalheiros de Jorge- Jota Veloso, Jorge Mautener e Jorge Vercilo proporcionou momentos inesquecíveis para quem teve paciência de esperar até altas horas da madrugada.


A programação contemplou também desfile de grupos folclóricos do recôncavo trazidos a Salvador por Roberto Mendes, exibindo suas fantasias multicoloridas mostrando toda a diversidade da cultura baiana. Quem ficou no Rio Vermelho no Carnaval de 2008, fora do empurra -empurra do circuito tradicional, sem dúvida não se arrependeu.


Não tenho informação se a Emtursa fez ou não uma avaliação do evento. Se fez deve ter concluído que a programação foi um sucesso.Resta saber qual a decisão tomada para o próximo ano. Se será mantida a programação apenas no Dia de Iemanjá ou se o Rio Vermelho vai integrar também o circuito do Carnaval como aconteceu este ano.
Ainda com relação à participação dos pescadores na festa é preciso chamar atenção para o fato de que foi criada ou ainda está sendo criada, um tal Associação de Iemanja, que até o momento não se tem notícias de qual será a finalidade dessa nova organização.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ladrões, mas com classe

O edifício Power House, na Av. Juracy Magalhães ( rua do Canal), foi assaltado hoje(9) pela manhã. Quatro homens bem vestidos ,( três entraram no prédio e um ficou no carro esperando tranquilamente o resultado do roubo) invadiram o prédio recolheram pertences , objetos de valor e dinheiro das salas comerciais, deixaram o local numa boa. Segundo comentários, um dos ladrões chegou até a dar um copo de água para uma das vitimas que ficou bastante nervosa com a desenvoltura da gatunagem. A Policia como sempre só chegou ao local depois que os elementos estavam bem longe. Aos funcionários do prédio só restou prestar queixa na 7ª Delegacia que fica bem pertinho do lugar do assalto, na subida do Morro do Bom Conselho.

Casa Zélia e Jorge tombada

O Conselho Estadual de Cultura aprovou na quarta-feira (8) o pedido de tombamento da Casa onde residiram por quatro décadas os escritores Zelia Gattai e Jorge Amado, na rua Alagoinhas,33. Agora o processo será encaminhado à Secretaria de Cultura que fará o Decreto de Tombamento e o Governador, após analisar a proposta fará a oficialização. A ação atende a um pedido feito pela própria Zélia Gattai há três anos.Com isso mais um capitulo da novela da Casa do Rio Vermelho se encerra, dando inicio a um novo desdobramento que tem como pano de fundo a autorização ou não dos herdeiros para que a instalação do memorial se concretize realmente.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Leo Kret neles

Foto-Daniel TalentoPraia de Santana um belo cartão postal abandonado

Por várias vezes o blog do Rio Vermelho denunciou o favelão que está consolidado na praia de Santana.Os jornais Tribuna da Bahia e a Tarde divulgaram matérias mostrando o absurdo.Depois das reportagens várias promessas de intervenções foram feitas, mas até o momento a situação continua se agravando, agora, com a formação de um¨lixão¨ próximo à escultura do mestre Didi, que por sinal também está abandonada.
Nesse cenário degradado uma vereadora que se candidatou à reeleição e que deveria estar zelando pela manutenção da cidade achou por bem fazer sua propaganda bem no meio do favelão. Deve ter achado o máximo.Depois ficam sem saber por que Leo Kret teve uma das votações mais expressivas para a Câmara de Vereadores.
É incrível como em uma cidade onde os gestores afirmam que o turismo é prioridade se permite que um dos seus cartões postais mais bonitos e conhecidos, inclusive no exterior, se transforme no símbolo do descaso e da falta de ação. E ainda dizem que tem um Conselho de Cultura e Turismo no bairro, para fazer não sei.

Preocupação mais do que justa

Com a greve dos bancos preocupação faz sentido


O pequeno vendedor tem motivo de sobra para demonstrar preocupação com a queda nas vendas. Afinal , a greve dos bancos da rede pública( Banco do Brasil e Caixa Econômica) fechados há mais de uma semana não tem previsão de acabar. Ontem, depois de mais uma rodada de negociação, os bancários decidiram continuar a paralisação. Hoje à noite ( 7) tem mais uma assembléia marcada no Ginásio de Esportes da categoria, para retomar a paralisação também na rede particular. Se essa decisão for tomada os bancos públicos e privados poderão ficar com as portas fechadas por muito tempo.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Praça Vermelha

Foto-João Alvarez-divulgaçãoBandeiras vermelhas agitadas colorindo a praça
A Praça de Santana ficou lotada até madrugada de hoje(6) por uma multidão que acompanhou a apuração dos votos e a divulgação do resultado da eleição na capital baiana, em um telão disponibilizado pelo TRE. Assim que ficou definida a ida de Walter Pinheiro (PT) e João Henrique( PMDB) ao segundo turno, eleitores de Pinheiro tomaram conta do local colorindo de vermelho todos os espaços em uma celebração que durou até às primeira horas desta segunda-feira. A praça também foi escolhida pelo candidato petista para fazer o seu agradecimento público à população.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Parabéns para o buraco

Buraco sem dono ninguém fecha


Esse buraco aberto bem no meio do passeio, próximo ao ponto de ônibus da travessa Lídio de Mesquita está completando sete meses, agora em outubro, o blog do Rio Vermelho, deseja parabéns e muitas felicidades. Afinal, durante esses meses a população resolveu dar utilidade transformando em deposito de lixo.Se para tapar um simples buraco é tão complicado para a Prefeitura imagine botar o metrô nos trilhos!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Chique, mas nem tanto, Um belo imóvel mas o barulho poderia ser menor

Foto- Blog do Rio Vermelho Um belo imóvel mas o barulho poderia ser menor

A restauração do Villa Saúde, localizado na subida da Cardeal da Silva, em frente à Praça de Santana, foi, sem dúvida, uma das melhores intervenções ocorrida no local nos últimos anos, devolvendo ao bairro o belo casarão com as características originais. A instalçao de uma academia no imóvel também contribui para revitalizar a área.

Entretanto, empregados e donos de casas comerciais que atuam no corredor em frente, estão em tempo de enlouquecer com o volume do som usado para os exercícios aeróbicos, no salão que funciona na parte do fundo.

De acordo com um comerciante que não quis se identificar, o som alto não tem hora, tanto pode ser pela manhã como à noite. Em tom de resignação desabafou: ¨nós que somos pobre não temos direito a nada, se reclamar, corre até o risco de ser preso, ai só freqüenta barão.¨

Esse é um problema que não deveria ocorrer, afinal, trata-se de uma academia de alto nível e, certamente, deve ter sido projetada com acústica para não perturbar a vizinhança. Portanto, não dá para entender porque as janelas ficam todas abertas permitindo que o som se alastre. Será que é para contenção de despesa, ou acham que todo mundo gosta desse barulho que alguns insistem em chamar de música?

Independente do que seja as pessoas prejudicadas devem reclamar sim. Ligar para a Sucom que é o órgão encarregado de controlar a poluição sonora. Se não forem atendidas, insistam, liguem todos os dias, inflamem os tímpanos dos órgãos públicos. É assim que se exercita a cidadania.
Telefones da Sucom
(71) 2201-6600
Poluição sonora-(71) 2201 6660
Outras reclamações- 156 -( Salvador Atende)