quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Muita calma nessa hora, golpe.

Recebi agora a pouco o e-mail que reproduzo abaixo, enviado por meu amigo Eládio, trata-se um alerta muito importante nesse período de festas, leia com atenção:

Este e-mail não é uma corrente e nem é uma mensagem sobre supostos casos ocorridos com amigos. É um fato real e aconteceu hoje pela manhã, comigo e com Cristina. Resolvi enviar para todos, para servir de alerta.

Cristina recebeu uma ligação e passou o telefone para mim dizendo o seguinte: ouça aí que é uma piada.
Ao atender, ouvi uma voz parecendo ser de uma criança, chorando e falando desesperadamente:

PAINHO ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS. PAINHO... PAINHO... SOU EU... ME AJUDE...

Não consegui identificar a voz do outro lado da linha e respondi:

CALMA... TENHA CALMA.... QUEM É ?... ALÔ... QUEM É? ALÔ... ALÔ... É VOCÊ, ALBERTO?

A pessoa respondeu:

SOU EU MESMO PAINHO, SEU FILHO ALBERTO, ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS.

Então eu disse:

DESCULPE ALBERTO, NÃO É AQUI NÃO. VOCÊ LIGOU PARA O NÚMERO ERRADO.

A pessoa desligou o telefone, sem xingamentos e sem perder tempo.

Alguns de vocês sabem que eu não tenho filho chamado Alberto. A orientação que recebemos de nunca falar o nome de um dos filhos e usar um nome falso, evitou um susto e um desgaste.

Esta tipo de golpe é um dos mais aplicados nesta época do ano. Embora todos já conheçam, alguns pais ainda são enganados, principalmente quando os filhos viajam. Para quem não sabe, caso o nome de um dos filhos seja mencionado na conversa com o bandido, o desdobramento do golpe é imprevisível.

A ligação recebida foi no tel fixo e o número de origem não aparece no identificador de chamadas. Mesmo que aparecesse, não adiantaria nada.

Pense na natureza antes de jogar oferenda no mar

Pense na natureza antes de jogar oferenda no mar
Muita gente gosta de  depositar  oferendas e birndar a chegada do novo ano nas praias.  A de Santana, no Rio Vermelho  é uma delas. Nesse momento, quando todos se voltam para fazer pedidos, desejar boas energias, apostando em um futuro melhor, é bom pensar também na natureza e evitar jogar garrafas, plástico e outros materiais não degradáveis no mar. As enchentes registradas em todo o pais e as variações climáticas que provocaram tragédias em vários estados devem servir de alerta para cada um prestar mais atenção nos gestos e atitudes. Muitas vezes o ato de deixar uma garrafa ou copo plástico na areia pode provocar sérios danos ao Planeta. Vamos celebrar de forma equilibrada para garantir que as próximas gerações também tenham esse direito. Uma virada de ano de paz e tranquilidade para todos nos.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Réveillon na Colônia Z1



A Colônia de Pesca Z1, vai promover um grande Réveillon, amanhã(31) a partir das 20h, com a participação do grupo “Ijexá da Bahia”,( foto) tendo como protagonista o cantor Germano Cruz. Branco, presidente da Colônia, está convidando os moradores do bairro, turistas hospedados nos hotéis da redondeza, devotos de Iemanjá, e quem mais quiser chegar, para brindar o novo ano na Praia de Santana, um local repleto de misticismo e tradição. Dentre as atrações, Roda de Samba, Capoeira e outras manifestações da cultura afro-brasileira.  Uma oportunidade única para os visitantes da cidade. O esquema de segurança do evento está assegurado pelo 12ª CIPM.

Ação remove favelinha da praça


Hoje, às 8h30 ,a Limpurb com o apoio da 12ª CIPM, sob o comando do Major Lemos, desmontou a favelinha que estava formada na praça no Largo da Mariquita. Mais de um caminhão de lixo foi retirado do local. A ação foi bem sucedida, sem nenhum incidente. A pergunta que fica no ar, é a mesma que fizemos várias vezes nesse Blog no decorrer do ano que finda: Por que deixam primeiro o problema se instalar para tomar providências? Se tivesse fiscalização e programas sócias para atender os moradores de rua situações como essa não se repetiriam com tanta frequência na cidade.

O que abre e o que fecha no feriadão

Shoppings:
Piedade - No dia 31, o shopping abre das 9h às 17h e fecha no dia 1º de janeiro.
Center Lapa - Funciona das 9h às 17h no dia 31 e fecha dia 1º de janeiro.
Paralela - Abre das 9h às 17hs dia 31. Não funciona no dia 1º de janeiro.
Salvador Shopping - No dia 31, o empreendimento funciona das 9h às 17h. No dia 1º, o cinema e o Game Station abrem das 12h às 21h. O funcionamento da Praça de Alimentação é opcional.
Paseo - No dia 1º, apenas o Cine Vivo e praça de alimentação vão funcionar. No dia 31, o shopping abre das 9h às 15h.
Iguatemi - No dia 1º, o cinema e Playland abrem às 10h e a praça de alimentação funciona das 12h às 21h. No dia 31, o shopping abre das 9h às 17h.
Shopping Barra - Abre no dia 31 de Dezembro às 9h e fecha às 18h. Dia 1° de janeiro, o shopping estará fechado.
Supermercados:
Bompreço - Funciona no dia 31 até 20h. Não abre no dia 1º.
Atakarejo - Estrada do Coco - Todos os dias das 7h às 20h. Iguatemi e Calçada - dia 31 das 7h às 20h e dia 1º não abre. Baixa do Fiscal - dia 31 das 7h às 19h e 1º não abre.
G Barbosa - Costa Azul - Dia 31, funciona das 6h às 19h e 1º não abre. San Martin e Fazenda Grande - Funciona no dia 31 das 7h30 às 19h. Não abre no dia 1º.
Makro - BR-324 - Dia 31 abre das 7h às 17h, no dia 1º, não abre. Iguatemi - Dia 31 abre das 7h às 18h e fecha no dia 1º.
Mercantil Rodrigues - Abre nos dias 24 e 31 das 7h às 18h e fecha nos dias 25 e 1º.
Lazer:
Zoológico - Abre normalmente nos dias 31 e 1º, das 8h30 até 17h.
Parque da Cidade - Funciona normalmente todos os dias.
Serviço:
Correios - No dia 31, todas as agências funcionam apenas até o meio-dia. No dia 1º (sexta) e no dia 3 (domingo), todas as agências permanecem fechadas. Apenas algumas unidades funcionam em regime de plantão no dia 2 (sábado). Já os serviços do Sedex e do Disque Coleta serão suspensos a partir do dia 30.
Bancos - Não funcionam nos dias 31 e 1º.
Órgãos públicos:
Municipais - No período de 31 de dezembro (quinta-feira) e 3 de janeiro (domingo), os órgãos municipais mantêm apenas os serviços essenciais em funcionamento.
A população terá acesso a atendimento médico durante 24 horas no Centro de Saúde São Marcos (São Marcos), no Centro de Saúde Hélio Machado (Itapuã), no Centro de Saúde César Vaz de Carvalho (Valéria), no Centro de Saúde Rodrigo Argolo (Tancredo Neves), no Centro de Saúde Adroaldo Albergaria (Periperi), no Centro de Saúde Edison Barbosa (Pernambués), no 5º Centro de Saúde (Vale dos Barris), no 12º Centro de Saúde (Boca do Rio), no Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassay (Pau Miúdo), no Centro Odontológico do Dique do Tororó e no Centro Odontológico da Liberdade.
Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado pelo telefone 192. Salvamar, Transalvador e Codesal também operam em esquema de plantão durante o feriado.
Estaduais - As unidades não funcionam nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. Os demais órgãos públicos estaduais não funcionam nos dias e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Apenas os serviços essenciais, como policiamento e atendimento médico, serão mantidos. (com informação de A Tarde)

Site indica os agitos do verão

A Secretaria de Turismo acaba de lançar um site muito interessante com dicas para quem ainda não escolheu onde vai passar o Réveillon ou curtir as férias na capital baiana.O endereço é http://www.verao.bahia.com.br/.
Lá, o internauta pode ver as opções de onde passar a virada, além de fotos e informações dos principais destinos turísticos da Bahia. Os agitos de verão, as praias mais badaladas e o melhor da gastronomia baiana também estão no endereço oficial da estação mais quente do ano.

Feliz 2010

Que em 2010 o Rio Vermelho consiga as melhorias prometidas pelo Prefeito  que  não  foram cumpridas em 2009.
O Blog deseja para o próximo ano um bairro com menos coco de cachorro nas calçadas para que as pessoas consigam fazer suas caminhadas sem precisar pisar em bosta. Passeios sem buracos e sem carros estacionados, livre de lixo e entulho. Policiamento nas ruas e menos violência. Novas escolas para os alunos da rede municipal que passaram todo o ano se revezando em salas improvisadas, nas duas igrejas. A orla, nem precisa ficar igual à Miami, basta que respeitem sua beleza natural, que cuidem com dedicação de tudo que a natureza nos dá de graça. Finalmente, que o ser humano tenha prioridade nessa disputa por espaço com os automóveis, e que ninguém deseje ao outro o que não almeja para si. Será que é pedir muito?
Aproveito para agradecer aos que  colaborar com o Blog em 2009 e espero continuar contando com o apoio e incentivo de vocês para ampliar cada vez mais a comunicação entre os moradores e o bairro, que venha 2010!

Réveillon da Paciência cancelado

A festa de Réveillon da Praia da Paciência desse ano foi cancela . De acordo com os organizadores o parceiro que iria explorar o bar desistiu da sua participação na terça -feira, (dia 29) ao meio- dia e não conseguiram  alternativa para substituí-lo. Eles pedem desculpas e informam que aqueles que já adquiriram os ingressos devem retornem ao  local da aquisição para devolução dos mesmos e recebimento do valor pago.


.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O bicho pegou na Mariquita

O bicho pegou na Mariquita
Parece que a Prefeitura resolveu abandonar definitivamente a Mariquita. Uma maloca improvisada foi construído na praça bem em frente ao Bahia Park Hotel, onde estão morando vários sem-tetos. Ontem (segunda-feira) à noite, eles se desentenderam e rolou uma briga até com golpes de facão, assuntando as pessoas que estavam nos bares que funcionam na área e os hospedes do hotel. Uma operação conjunta da Limpurb e a 12ª Companhia da Policia Militar, sob o comando do Major Lemos, vai entrar em ação essa noite para por  fim na baderna. Entretanto, esse parece um problema de difícil solução, até o manumento de Colombo (foto)virou dormitório de sem-tetos.

Ebal garante recuperar boxes em cinco dias

Técnicos da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), que administra o Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), estão, desde o início desta segunda-feira (28), acompanhando o andamento dos trabalhos para recuperação dos boxes atingidos pelo incêndio, ocorrido no último sábado (26).

De acordo com o presidente da Ebal, Reub Celestino, a reforma deve durar cinco dias, que inclui substituição de toda a rede elétrica e parte do telhado atingido. O fogo teria começado devido a um curto circuito em uma loja de costura, que ficou completamente destruída, e se expandiu por outros boxes.

Nesta segunda-feira, dois restaurantes foram reabertos e a previsão é de que os outros estabelecimentos que foram danificados normalizem o funcionamento ainda esta semana. Dos 154 boxes existentes, 126 continuam a funcionar normalmente

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Boxes da Ceasa interditados

Depois do susto com o incêndio que atingiu três boxes da Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa), no Rio Vermelho, na noite de sábado, o presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino, se reuniu ontem com alguns lojistas e anunciou que outros 25 boxes (dos 154) também foram isolados por segurança e só voltarão a funcionar na próxima semana, quando a parte elétrica for recuperada, informa o Blog Politica Livre

domingo, 27 de dezembro de 2009

Dificuldade

Olá amigos, parece que estamos com algum problema no servidor do Blog pois estou com muita dificulade de acessar e postar novas mensagens, vamos esperar que a situação se normalize. Com isso ficamos sem comunicação esses dias. Não divulgamos por exemplo, o fogo na Ceasa do Rio Vermelho , no sábado á noite, com a fumaça atingindo praticamente todo o bairro , a pesquisa  Datafolha que aponta o prefeito de Salvador como o pior do pais, ( por que sera?) , os preparativos  para a virada do ano na Praia da Paciência e o grande  fluxo de devotos   na Praia de Santana depositando oferendas no mar.
Assim que a situação se normalizar vamos comentar esses  assuntos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

Hellio Campos
Uma comemoração de emoção tocante
Remete pessoas aos seus especiais encontros
Inspirada no nascer do Novo Tempo
Buscando entender o amor e os desencontros

Parece que todos buscam entender
Os mistérios divinos do constante renascer
Explicada nos persistentes milagres do amor
Esperando a paz não perecer

Data singela de vibrante beleza
Indicando o caminho do ser privilegiado
Convoca a todos a uma grande união
Na confraternização dos espíritos, num abraço irmanado

O símbolo do Natal é a mensagem do verdadeiro amor
Transcende o imaginário do homem
Que viajando nas galáxias, vislumbra a grande estrela
Iluminada, brilhante, de raio furta-cor

A festa comemora o nascimento de Cristo
Incita um largo sorriso de criança
Comemora exoticamente a paz
Prevalecendo o calor da esperança

Feliz Natal, Feliz Natal, Feliz Natal
Uma mensagem intima do seio d’alma
Distinguindo-se pela profundeza do regozijo
Soa nascer, renascer, crescer e viver – Feliz Natal

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Comércio com pouca empolgação

O Natal parece que não empolga muito o comércio do Rio Vermelho. Poucas lojas, bares e restaurantes resolveram iluminar os imóveis, também não há preocupação em promover campanhas para atrair os consumidores da área. Nesse clima, vale registro a iluminação do Casarão da Praça Colombo, onde funciona uma pizzaria que ficou muito bonito com as janelas e portas contornadas com cordões de pequenas lâmpadas.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mais uma operação na orla

A Prefeitura informa que iniciou hoje (21) ações fiscalizadoras na orla marítima, visando o ordenamento e o combate à poluição visual na cidade. Divididos em duas equipes, técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e da Limpurb saíram às 9 horas, da praça Wilson Lins, situada na antiga área do Clube Português, na Pituba, com destinos aos trechos Pituba - Itapuã e Pituba - Ondina. Nessa etapa da operação serão fiscalizados calçadas e imóveis degradados, publicidades irregulares (peças que estejam causando poluição visual) e o licenciamento de empreendimentos. "É preciso que de uma vez por todas as pessoas entendam a importância de cuidar bem da cidade, isso deve ser um hábito do soteropolitano. Já fizemos fiscalizações em toda orla, nas avenidas de vale, na Avenida Suburbana, tudo isso para criar uma nova cultura em Salvador", afirma o superintendente da Sucom, Cláudio Silva.
Ações educativas
 Os trabalhos vão se basear em ações educativas, com orientações aos cidadãos sobre a necessidade de recuperação de calçadas, tapumes e fachadas e, ainda, da regularização de atividades comerciais. Além disso, as publicidades não legalizadas serão apreendidas, de acordo com o decreto 12.642/2000, lei que estabelece regras para a exibição de publicidade em Salvador.
As fiscalizações das calçadas
Vão partir dos parâmetros fixados no Código de Polícia Administrativa (lei n° 5503/99), o qual determina que a responsabilidade pela conservação e manutenção das calçadas é dos proprietários de imóveis e estabelecimentos comerciais que usufruam delas. As vistorias em imóveis serão feitas com base nos critérios do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), pela Lei de Ordenamento do Uso e de Ocupação do Solo do Município (LOUOS) e pelo Código de Obras do Município.
Os tapumes
Serão fiscalizados conforme o Decreto n° 19.606/09. Segundo a lei, a conservação dessas estruturas, empregadas em obras públicas ou privadas, é de inteira responsabilidade do licenciado, que deverá providenciar a recuperação, manutenção, reforma e restauração de tapumes, enquanto durar a sua utilização. Já a intervenção nos empreendimentos vai partir de vistorias e da solicitação do Termo de Viabilidade de Localização (TVL, o pré-licenciamento das empresas), emitido pela Sucom, e do alvará de funcionamento, pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Comentário do Blog
 Não é a primeira vez que a Prefeitura anuncia medidas como essas, o problema é que começa a fazer e depois não dá seguimento. Se houvesse uma fiscalização sistemática, com campanhas educativas e posteriormente a aplicação da lei , com certeza a situação seria bem diferente.

Nordeste de Amaralina ganha piscina semiolímpica

O governo do estado entregou hoje (21),  o Centro Social Urbano (CSU) de Nordeste de Amaralina totalmente reformado. Além de reparos nas instalações, o Parque Esportivo foi ampliado e ganhou uma piscina semiolímpica, a única do Estado em bairro popular. O CSU fica na rua da Alegria, s/n, no Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina.Com a reforma o Centro vai beneficiar, inicialmente, cerca de cinco mil pessoas que são atendidas mensalmente, com serviços de empresas, órgãos e entidades como Banco Comunitário, Balcão de Justiça e Cidadania, Infocentro Digital, Infocentro Musical, Bibliotecas e cursos diversos, entre eles, artesanato, receptivo afro, balé e Grupo de Idosos, além de ginástica, boxe, futebol, karatê, capoeira e etnomídia.

Comentário do Blog -Iniciativas como essas ajudam a combater a criminalidade nos bairros e  o Nordeste de Amaralina precisa mesmo de ações dessa natureza que criam oportunidades de esporte e lazer para os jovens.

Dinheiro público no lixo




Não faz muito tempo que a Prefeitura começou a substituir as lixeiras amarelinhas pelas verdinhas, mas desde o inico esses equipamentos demonstraram fragilidade, mesmo assim seguiram trocando, o resultado não poderia ser outro, dinheiro público jogado literalmente no lixo. Hoje (21)pela manhã em vários pontos do Rio Vermelho a situação era essa.As fotos mostram a Praça de Santana, ponto de ônibus na Paciência, próximo ás quadras, e orla em frente a ladeira da Rua Almrante Barroso, mas basta circular pela cidade para observar a mesma situação em vários pontos.

Praça transformada em sanitário

Depois de estacionamento, agora a praça inaugurada ao lado da Igreja de Santana, está virando um sanitário público. A quantidade de bosta no local torna inviável a permanência de qualquer cristão. Não dá nem para imaginar, nesses meses de férias  levar uma criança para se divertir nos brinquedos colocados no espaço, é um fedor insuportável. Com mais essa fica a pergunta: qual é mesmo a função da grade?

domingo, 20 de dezembro de 2009

Agora vai


Não se sabe qual a Associação  porque não aparece,  mas o  nome do deputado está bem visivel,  cobrando do Prefeito as obras nas Praças de Santana, Mariquita ,das Colônias e do Mercado do Peixe. Não sei exatamente qual a relação desse parlamentar com o bairro, mas a  faixa ele já colocou em um local bem vísivel  tomando a dianteira de uma iniciativa que deveria ser da Amarv e da Central do Entidades, que dizem representar os moradores.

Policiamento na área


Uma dupla de policias está garantindo a traquilidade dos frequentadores da Praça de Santana. Com os índices de violência aumentando na capital baiana a presença de policias na área sempre transmite uma certa sensação de segurança, ao menos esse era o sentimento predominante hoje(20) à tarde. Sem dúvida uma boa iniciativa porque com o verão e as férias aumenta ainda mais o movimento no local . Vamos esperar que essa medida permaneça por muito tempo.

Cada um vai se virando como pode

A foto é para mostrar ao Prefeito e a quem de direito que moradores da Rua Almirante Barroso, resolveram tapar por conta própria , com cimento e areia, o buraco mostrado nesse Blog( veja post Buraco deu cria) que ficou aberto por vários meses danificando carros. Por uma questão de justiça, quando enviar o carne do IPTU para a área, é bom promover o devido desconto.


Infelizmente é assim que a cidade segue sua rotina pontilhada de intervenções inadequadas, feitas por moradores que não acreditam mais na administração  para suprir o desleixo do poder público.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Agora só esperando 2010

O mês de dezembro começa a se despedir junto com 2009, e se não fosse a limpeza na praia de Santana o Rio Vermelho nada teria de positivo para contabilizar. As comemorações dos 500 anos do bairro, um fiasco, o Largo da Mariquita motivo de muitas promessas de recuperação continua fazendo vergonha. Na última reunião realizada na Igrejinha técnicos da Prefeitura voltaram a mostrar o projeto, com o Memorial Caramuru, mas nada foi dito sobre o início das obras. O esgoto da Casa do Peso, ao lado da Igreja,  jorrando para o mar,  não sensibiliza nem a Prefeitura e nem a Embasa, a reforma prometida para o local também continua no rol das promessas não cumpridas, o Rio Lucaia da mesma forma, as grades em pontos críticos não foram substituídas, as câmeras de segurança ninguém tem informação de quando serão instaladas, as crianças de duas escolas municipais estão concluindo o ano letivo no salão Paroquial e  no Centro Social Amilcar Marques  mas só mesmo Deus sabe o que elas conseguiram aprender, os pesseios consolidados como  estacionamentos, os sacos de lixo colocados em  via pública  sem nenhuma procupação com o horário da coleta, estão incorporados à paisagem do bairro  as praças e quipamentos sem nanutenção. No próximo ano com Copa do Mundo e eleições não sei se  a situação vai mudar, ai só perguntando a Odólia que  sabe fazer previsões e  segue colando seus cartazes nos postes e  equipamentos públicos, numa boa.
Mas uma coisa posso garantir, vamos continuar cobrando.

Menos Prefeito,menos

Ontem (sexta-feira) o nosso Prefeito estava concedendo entrevista ao radialista Màrio Kertész na Radio Metrópole, satisfeito da vida, alegando que tudo anda muito bem na cidade. Chegou ao ponto de dizer que até as medidas que “parecem” antipáticas como o aumento de tributos, depois são reconhecidas como boas porque os resultados aparecem. Inclusive disse que com a reforma tributária que os vereadores aprovaram este ano, reajustando o IPTU e outros impostos que devem vigorar a partir de 2010, ou seja, sequer foram cobradas, já permitiram pagar o décimo terceiro dos servidores no dia 15 e a antecipação  dos salários de dezembro para o dia 22. Eu, na minha santa ignorância, gostaria de saber como foi esse milagre, como é que um dinheiro que ainda não entrou nos cofres públicos  está sendo usado com essa folga. Ou os bancos anteciparam com base em uma previsão de arrecadação ou  Prefeito realmente opera milagres e eu não sabia. E olha que conheço o Prefeito desde a época em que era vereador e eu editoria de política  da Tribuna da Bahia.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O pedestre que se dane na rua Cachoeira, Parque Cruz Aguiar

O pedestre que se dane na rua Cachoeira, Parque Cruz Aguiar
Caçamba ocupando totalmente o passeio, bem em frente à uma empresa na Rua Cachoeira, Parque Cruz Aguiar. O  pedestre no asfalto e o caminhão sobre o passeio! Essa é a lógica de uma cidade sem lei, onde cada um faz o quer certo da impunidade. Numa hora dessas , a Transalvador não aparece. É aquela tal de coisa , a gente sabe que existe, mas não sabe para que serve.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dinheiro bem gasto

Ontem foram lançados na Assembleia Legislativa mais 5 títulos da Coleção Gente da Bahia. As personalidades biografadas desta vez foram: Nelson Carneiro, Dom Timóteo,  Mestre Pastinha, Juarez Paraizo e Edison Carneiro. Todos merecedores de nossas loas. Destaque para o livro sobre Edison Carneiro escrito por Luiz Alberto Couceiro e Biaggio Talento, esse último nascido e criado no RioVermelho, colaborador do Blog e meu irmão caçula, com muito orgulho.

Roberto Carlos em ritmo de Soul

Roberto Carlos foi o rei da jovem guarda e, nas últimas décadas, tem sido o rei da música romântica brasileira, mas o que muitos não lembram é que, entre o final dos anos 60 e meados dos anos 70, enquanto nossa majestade deixava de lado o iê-iê-iê do rock e se jogava de vez nas canções de amor, ele também flertou com outra sonoridade: a Black Music. Para relembrar esse período, a banda SeoZé & Os Inimitáveis realizam nesta quinta-feira,( 17)  às 20h a festa “Soul + Robertão”, no Portela Café, no Rio Vermelho. Ingresso R$15.


A cocada pode ser boa, já o acarajé ...

A nova edição da Veja Salvador Comer & Beber, relaciona mais de 500 lugares onde é possível comer e beber na cidade e faz a indicação  dos melhores.Dessa relação muitos estão localizados no Rio Vermelho. O tabuleiro da Dinha tem, segundo a revista ,a melhor cacada da Bahia. A cocada pode até ser boa porque o acarajé deixa muito a desejar. O melhor do bairro na avaliação do Blog é o de uma baiana que fica logo na primeira entrada à direita da ladeira de acesso à rua Almirante Barros( depois do viaduto sentido Engenho Velho/Rio Vermelho). Sem badalação ela vende os quitutes crocantes e deliciosos para uma clientela que faz opção pela qualidade em lugar da badalação.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Qual a sua opinião?



Faz tempo que não se vê um pé d`água na cidade mas as placas da Operação chuva continuam espalhadas por todos os cantos. Não se sabe ao certo se são relativas ao inverno passado se  estão anunciando o próximo, ou ,simplesmente, servem apenas  para propaganda da Prefeitura e do Ministério da Integração.

Barreiras peso pesado

Barreiras peso pesado
Finalmente resolveram tomar uma providência para impedir o estacionamento de carros na praça que fica ao lado da Igreja de Santana . Ao menos colocaram em frente aos portões pesos pesados, difíceis de serem removidos. Vamos ver agora qual a arte que os malandrecos vão fazer para transpor essas barreiras.

Happy hour indumentária brechó


Sobrado da Praça, Rua João Gomes,88, Largo de Santana, em frente ao Free Shop do Rio Vermelho, quarta-feira (16), das 18h30 às 21h.

Mais uma praça abandonada no alto do São Gonçalo

Mais uma praça abandonada no alto do São Gonçalo Os moradores do São Gonçalo (topo da ladeira da Rua Almirante Barroso) faz tempo estão solicitando o apoio da Prefeitura para ajudar na recuperação da minúscula praça que eles mesmos cuidam. Entretanto, existem alguns serviços a exemplo da recuperação de bancos, reposição de grama, lixeiras e outras intervenções que devem ser feitas pelo poder publico. O administrador regional do bairro, Sr. Casqueiro já foi informado da situação, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

Ontem, ouvindo um programa da Rádio Metrópole, o superintendente da Desal Euvaldo Jorge, informou que a Prefeitura criou dentro da empresa , um setor que vai cuidar exclusivamente da manutenção desses equipamentos. Se não for mais um  factoides lançados no ar para enganar os bestas, e se realmente esse setor funcionar, a atual administração  resolverá um dos mais graves problemas da cidade que é a falta de mantenção. O Blog quer ajudar a mapear a situação das praças do bairro, mas para isso é preciso a colaboração dos moradores. Quem tiver foto de alguma praça que esteja precisando de manutenção em qualquer ponto do Rio Vermelho,pode enviar  para o e-mail carmelatalento@gmail.com  identificando a rua onde está localizada.Vamos publicar e encaminhar para a Desal.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Criatividade é tudo

Criatividade é tudo Uma frondosa e quase secular árvore em frente à Sétima Delegacia, na Mariquita, faz tempo é moradia de um sem teto. Um cidadão ( no momento da foto não estava no local), utiliza o espaço entre as galhas como habitação. Um retrato do drama social, mas sem dúvida é uma morada bastante pitoresca. De um lado uma vista fantástica para o mar, de onde se visualiza a pedra da concha até o Farol da Barra com uma bela fresca nesse tempo de sol escaldante e do outro, a Sétima Delegacia. Uma vizinhança que não poderia ser melhor para se acautelar dessa violência que toma conta de toda a cidade. Isso mostra como as pessoas andam se virando para sobreviver nessa metropole que cresce rapidamente sem planejamento e de forma desordenada.O pior é que situações como essas perduram por tanto tempo sob o olhar das autoridades que parecem absolutamente normais.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Um bairro repleto de novidades

O Rio Vermelho é mesmo um bairro de muitas novidades. Tem tanta coisa que na maioria das vezes nem os moradores conhecem. Na parte alta da Rua Belmonte entre a Rua do Canal e a Osvaldo Crus, está em funcionamento o Sarastro Café Brechó. Além de uma variedade de peças tem um espaço apropriado para um bom bate papo degustando especiais pratos sempre preparados com muito esmero.


Além disso, o bairro recebe também dois brechós itinerantes. Um, funciona na Praia do Buracão, e acontecerá uma semana por mês até janeiro próximo, de quinta a domingo inclusive à noitinha. A decoração é toda com móveis funcionalistas dos anos 1950, e tem bons LPs e revistas antigas. Vale a pena conferir.

O outro recem-inaugurado na Rua Fonte do Boi (bem no final, quase na área dos hotéis). Rola o Coletivo Livre, todo domingo até dia 20 de dezembro, ao fim da tarde. No Coletivo, estandes de venda de peças costumizadas, antiguidades. Uma boa opção para garimpar aquele presente diferente e surpreender nesse Natal.

Até quando essa bagunça vai continuar?

Até quando essa bagunça vai continuar?Por Sarnelli

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador ( Transalvador ) anunciou alterações na circulação e estacionamento de veículos nos bairros Ondina e Barra, no sábado (12), das 8h às 24h, devido à realização da “Marcha Para Jesus”, promovida pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.

Felizmente, até onde averiguamos, no período da manhã , não houve a interdição da Av.Adhemar de Barros, muito menos a da Av. Oceânica. Um dos nossos colaboradores fez o trajeto Rio Vermelho, Av. Centenário pela Av. Oceânica totalmente liberada às 9 h da manhã. Voltou pela mesma via, tendo subido num ônibus do ponto do Shopping Barra e entrado a citada avenida bem ali na sinaleira que ficam em frente ao Morro do Cristo. Não aconteceu nada do que foi anunciado! O evento, na verdade, somente aconteceu no período da tarde.
Será que dá para entender? Como se anuncia modificações tão drásticas e, em um período e de repente, nada acontece. Ainda bem que os transtornos gerados com a “Marcha”, aconteceram das 14h até a meia-noite. Mas tudo isto dá para pensar de que maneira descuidada são feitas as coisas por aqui...
Há poucos dias, justamente no horário de pico ( 19 horas ) de um dia de semana, a Transalvador deu cobertura à uma procissão no Rio Vermelho , ocasionando um senhor engarrafamento. No último dia 25, interditou a Oceânica para uma corrida.

No domingo, seis de dezembro, a Prefeitura , disponibilizou a área do estacionamento da Praça do SOL, bem em frente ao Instituto de Reabilitação para uma empresa demonstrar o seu produto, um veículo chamado Spyder , nada mais que um triciclo motorizado que custa a bagatela de 74 mil reais . Nesse dia os banhistas , tiveram que se virar para encontrar estacionamento em outros locais ou, simplesmente, desistirem do banho de bar.

Será que a Prefeitura ainda não percebeu que Salvador não comporta mais certas manifestações de rua ? Não somos, contra as manifestações, muito menos as religiosas, que respeitamos, o problema é que não se pode despir um santo para vestir outro. Prejudicar toda a população para dar espaço a apenas a um grupo que quer elevar a sua voz. Que se encontrem locais adequados a cada tipo de manifestação. Outra coisa que tem que terminar, é a ocupação da Barra pelo que um bom amigo meu chama de “muvuqueiros” Aqueles palcos gigantes em frente ao Farol da Barra são uma aberração e um suplício para os moradores do bairro de IPTU mais caro da cidade.

É preciso mudar o conceito das coisas. Como tudo muda o tempo todo, os gestores da cidade precisam usar a cabeça e não podem e não devem se esquecer que Salvador já deve estar com uma população acima dos 3 milhões de almas. Não é uma cidadezinha do interior...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Marcha para Jesus muda transito em Ondina e na Barra

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai promover alterações na circulação e estacionamento de veículos nos bairros Ondina e Barra, neste sábado (12), das 8h às 24h, devido à realização da “Marcha Para Jesus”, promovida pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.
As mudanças são: permissão para o estacionamento e a circulação de 10 trios elétricos, na Avenida Adhemar de Barros, trecho entre a Rótula do Instituto Pestalozzi e a Avenida Oceânica, no sentido assim definido; proibição do tráfego e do estacionamento de veículos, nas seguintes vias: Avenida Sete de Setembro (trecho entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica, Avenida Adhemar de Barros (trecho entre a Rótula do Instituto Pestalozzi e a interseção com a Avenida Oceânica).
Opções - Os veículos do Sistema de Transporte Coletivo que circulam pelos trechos interditados terão como opções de tráfego: a) provenientes do Rio Vermelho com destino ao Centro: Rua da Paciência, Rua Eurícles de Matos, Avenida Anita Garibaldi; b) provenientes da Avenida Garibaldi com destino ao Rio Vermelho: Rua Bartolomeu de Gusmão, Rua da Paciência; c) provenientes da Ladeira da Barra: Avenida Sete de Setembro, Rua Barão de Itapuã, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Burnier. Será permitido o estacionamento dos veículos a serviço do evento na Rua Almirante Marquês de Leão.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Reunião discute obras

Nesse momento está acontecendo no Centro Social Amílcar Marques, antiga igrejinha de Santana, uma reunião entre lideranças do bairro, Central de Entidades, Amarv, Colônia Z1 com representantes da Prefeitura para discutir mais uma vez a intervenções que a administração pretende fazer na Mariquita onde também será construído  o memorial Caramuru. O Blog somente foi informado dessa reunião às 19h30 de hoje(10),  quando o encontro já estava em andamento, por essa razão não estará presente.

Revelado o paradeiro da carta

O Vereador Pedro Godinho por meio de sua assessoria informa que a carta  das entidades solicitando a permanência do sr. Casqueiro na AR do Rio Vermelho já foi encaminhada ao Prefeito João Henrique por meio do Chefe da Casa Civil, Dr. João Cavalcanti.
O Blog  agradece a informação  sobre o paradeiro do documento. O mistério  agora é saber se o sr.Prefeito recebeu.

Vamos ajudar Dayane a continuar sonhando

Atenção minha gente,Dayane nossa pequena e guerreira atleta,( na foto com a amiga Rayane)está precisando de ajuda para continuar competindo.

Mesmo com todas as dificuldades  tem conseguido representar com muito brilho o nosso estado,conquistando importantes vitórias no karaté. Ela nos enviou um e-mail relatando que não está conseguindo viajar por falta de recursos.

Não é possível que nesse pais que vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpida, onde tanto dinheiro circula dentro de meias, bolsas, calças e cuecas , falte recursos para patrocinar atletas com potencial como essa garota.

Já que o governo não se sensibiliza vamos apelar para as grandes redes de supermercados, empresas de telefonias que investem tanto em propaganda para apoiar essa menina. Natal está chegando e um patrocínio certamente seria um grande presente.

Estou propondo aos que quiserem entrar nessa corrente  passar esse post para todos os contatos possíveis para que essa garota não tenha que renunciar ao sonho por falta de apoio.Ela pede a quem puder ajudar para deixar recado no orkut de Dayane a Karateca.



Sarau da Rural


Cadê as Câmeras?

Enquanto a bandidagem aumenta no Rio Vermelho, com relatos que chegam a esse Blog cada vez mais assustadores de situações que ocorrem à noite na parte dos fundos da nova praça (ou estacionamento), ao lado da Igreja de Santana, as câmeras que deveria ser instaladas no bairro em pontos estratégicos, continuam nas caixas esperando que a burocracia governamental libere. O Conselho Municipal de Segurança precisa começar a fazer barulho, porque se depender da agilidade da máquina pública os equipamentos vão continuar  guardados até serem ultrapasados por novas tecnologias. Fomos informados de que  o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt  foi contato para ajudar na solução desse problema. É inacreditável!

É por essas e outras que já foi incorporado ao folclore político da Bahia a história de um ex- dirigente, que ao ser questinado pelo garçom se queria o café com açúcar ou adoçante ele respondeu: "preciso decidir agora?"

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Obra de Sergio Mattos

Amanhã (10) o escritor Ivan Dorea Soares estará lançando na Galeria do Livro, que fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, a partir das 19h, o livro sobre a obra do jornalista Sergio Mattos, ex-morador do Rio Vermelho .

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma explicação necessária

Algumas pessoas estão sem entender o post abaixo, ou seja, a razão da carta pedindo a permanência do Administrador Regional do Rio Vermelho.

Vou tentar explicar:

1- O Prefeito de Salvador assumiu o segundo mandato, depois de reeleito pela maioria da população, que, ao assim proceder, deixou claro a aprovação à sua gestão, ou seja, a primeira administração foi tão boa, tão boa que resolveram que ele deveria governar a cidade por mais quatro anos.

2-Em um de seus primeiros discursos, certamente animado pela expressiva votação, disse que as Administrações Regionais( que inclusive mudariam de nome e receberiam toda infraestrutura) não seriam mais ocupadas por cabos eleitorais indicados por vereadores. Seriam indicados técnicos para ajudar a administrar a cidade. Essa determinação não agradou aos vereadores. Mesmo assim a decisão foi mantida.

Uma explicação necessária3-Para a AR do Rio Vermelho nomeou o sr. Casqueiro, engenheiro, funcionário de carreira da Prefeitura. Esse, apesar de todas as limitações vem se empenhando para ajudar o bairro. O seu principal mérito foi ter viabilizado o faxinaço na Praia de Santana. Se não conseguir fazer mais nada, somente esse feito já o credencia para permanecer no cargo. Não dá para esquecer que o “ favelão” se manteve por várias administrações. (foto da praia depois do faxinaço)

4-Acontece que agora, o que foi dito no inicio da gestão, parece que não está mais valendo e circulam informações que  tecnicos serão trocados novamente por cabos eleitorais. Entidades de vários bairros já se mobilizaram para impedir esse retrocesso. Essa movimentação está acontecendo também no Rio Vermelho, inclusive com o apoio de entidades de outros bairros, que depois de uma ampla reunião decidiram encaminhar  uma "carta aberta,"  ao sr. Prefeito.

5- Uma cópia do documento foi levado para a deputada Maria Luiza, esposa do Prefeito, e segundo relato, os lideranças que foram entregar, receberam um péssimo tratamento de uma das secretária (veja post abaixo) e a outra, encaminhada ao Prefeito por meio do vereador que é líder do governo, mas pelas informações,  ainda não chegou ao destino.

6- Por essa razão o Blog publicou a carta e lançou um apelo para quem souber o paradeiro informar com urgência, precisamos  fazer o documento chegar ainda em 2009, isso porque  os vereadores entram em recesso nos próximos dias e ai é que ninguém vai encontrar mais o documento.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Carta extraviada

CARTA ABERTA AO PREFEITO

Salvador, 16 de Novembro de 2009

At.
Ao Exmo. Sr. Prefeito da Cidade de Salvador
João Henrique de Barradas Carneiro

Nós Moradores, Comerciantes, Empresários, Artistas e Entidades representativas dos bairros; Rio Vermelho, Engenho Velho da Federação, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Amaralina, Federação e Vasco da Gama, solicitamos a permanência do atual gestor do SIGA-VII, Dr. José Roberto Pacheco Casqueiro, por se tratar de uma pessoa que tem desenvolvido suas atividades administrativas com ética e cidadania, tratando a todos com a mesma simpatia e dedicação, de modo que, pedimos a Vossa Excelência que se posicione de acordo com a nossa reivindicação. Ciente do vosso beneplácito, aqui segue nossas saudações comunitárias.

Atenciosamente,
Todas as entidades dos bairros acima citados.

COMENTÁRIO DO BLOG- Essa  carta foi encaminhada ao Prefeito por meio do vereador Pedro Godinho, desde o último dia 16 de novembro, mas a missiva ainda não chegou ao destino. Parece que foi extraviada. Se alguém souber do paradeiro, por favor informe ao Blog.

Atenção, perigo!

A irresponsabilidade do poder público já está passando dos limites e, infelizmente, a única coisa que o Blog pode fazer é alertar a comunidade. O nosso repórter mais atento, Sarnelli, por pouco não sofreu um grave acidente na sexta-feira (4), nessa vala (foto)que está aberta faz tempo em uma das galerias que leva águas pluviais para o Rio Lucaia.

Como vocês podem observar na foto a abertura é tão grande e perigoso que por ela , em dia de chuva ,pode ser arrastada uma pessoa, principalmente, se for uma criança. Essa verdadeira armadilha fica em frente ao posto de gasolina Ypiranga , pertinho do sistema de sinaleiras da av. Garibaldi/Vasco da Gama/ Lucaia. No local tem uma escada de poucos degraus para permitir alcançar o desnível que existe entre as duas pistas ( que vai no sentido da Mariquita é mais baixa e a que vai no sentido dique do Tororó é mais alta) E é justamente nessa junção que está essa verdadeira armadilha para os pedestres. Como a prefeitura não vai tomar providência mesmo, o melhor é ficar atento, até porque, se houver um acidente o cidadão vai ter que enfrentar um outro grave problema  :o caos no sistema de saúde. Por isso é melhor prevenir e andar com os olhos bem abertos.



domingo, 6 de dezembro de 2009

Aqui tudo pode mesmo

Por Sarnelli
O saudoso governador Otávio Mangabeira será sempre lembrado pela frase ( não apenas pela frase ) que ficou famosa: " pense num absurdo que na Bahia já tem precedente.” Se não aconteceu, vai acontecer...”
Ontem(sábado) passei por Ondina e vi que o estacionamento da Praça do Sol, em frente ao Instituto de Reabilitação estava interditada pela Transalvador
Hoje (domingo), do ônibus, na ida para a Barra, vi a mesma cena , porém mais carregada. Na volta, desci no ponto perto do estacionamento e fui até lá fazendo as fotografias que vocês estão vendo.
A pracinha continuava interditada com a autorização dos gestores que estão se especializando em interditar espaços públicos em favor de terceiros, em horários e dias inadequados, penalizando a população.
Hoje, domingo, dia de praia , os cidadãos não têm direito a estacionar num espaço público, especialmente criado com esta finalidade, que é cedido a empresa comercial interessada na venda de SPYDERs ( acho que quer dizer aranha, em inglês ).
SPYDER , é só ver nas fotos, é um triciclo motorizado, mais potente que um carro comum e custa nada menos que 74.000,00 . Não, não está escrito errado não,. por extenso : setenta e quatro mil reais .Tudo isto, para oferecer aos prováveis compradores um teste "drive", que me foi oferecido .
O Blog  a respeito de outro assunto, perguntou: isso pode ?
Acho que em Salvador pode tudo e continuo sem saber como funcionam as cabeças dos nossos gestores. Por acaso eles são donos da cidade ou simples funcionários públicos pagos com dinheiro do povo e cuja obrigação é defender os interesses da população e não dos comerciantesinteressados em ganhar dinheiro ?

Que tivessem arranjado outro espaço para o teste drive, sem prejudicar os banhistas num domingo de sol, interditando um estacionamento inteiro, em favor de uma firma comercial. Afinal, a praça é do povo, ou não é ?

O povo, os cidadãos, merecem respeito. Precisamos aprender a votar em gente melhor para que os seus auxiliares sejam melhor capacitados. O que está acontecendo hoje, passa um atestado de incompetência aos dirigentes municipais, estejam em que escalão estiverem...

Tudo muda o tempo todo

Tudo muda o tempo todo Por Sarnelli

É como eu sempre disse, digo e direi. Tudo e todos mudamos o tempo todo e , ainda mais, na época em que estamos vivendo, em que não se pode mais varrer as coisas para debaixo dos tapetes. Mais cedo ou mais tarde, acaba-se sabendo de tudo, mesmo que tenha sido feito com o máximo cuidado para que não aconteçam os famosos vazamentos que geram os escândalos que estamos nos acostumando a ver todos os dias. O fato é que , nesta época moderna, não há mais privacidade nem mesmo nas privadas ( trocadilho miserável ! ).

Olhos indiscretos nos espiam, não sabemos de onde e, de repente, um vídeo é lançado no ar para que o mundo inteiro tome conhecimento de que fulano andou fazendo algo de errado.

É assim também que na vida dos bairros acontece. Além de olhos eletrônicos que estão espalhados não se sabe onde, ainda há os da população que desaprova ou aprova isto ou aquilo, divulga e denuncia, colocando a boca no trombone através dos blogs pessoais para o conhecimento dos moradores do seu bairro.

No nosso caso, até algum tempo, as águas rolavam reservadamente, as coisas aconteciam e a vida da comunidade, de certa forma era teoricamente administrada por um grupo que achava por bem agir dessa maneira. Tudo bem, tudo legal, nada em contrário, mas, como as coisas mudam o tempo todo, a colocação dos blogs no ar e o interesse da população em tomar conhecimento das coisas, que não aceita mais a manutenção do estado anterior, criou uma situação diferente . Não importa a existência de associações, centrais e academias. O que importa é que agora há vigilância e que não se pode fazer o que se quer e o que bem se entende.

A existência da Internet e a presença dos blogs no ar, fizeram de cada morador um agente ativo da comunidade. Esta minha crônica vem a propósito do que está acontecendo com a pracinha anexa à igreja de N.Sra. de Santana , que me propiciou a oportunidade de colocá-la no ar. Em algumas postagens e comentário no Blog do Rio Vermelho, alguém citou uma figura que não existe, a de o “ dono do Rio Vermelho “. De fato , o bairro não tem dono. Ou,melhor, tem mesmo. É dos moradores e não importa que existam entidades que se proponham a realizar certas atividades . Poderemos conviver com elas cobrando o que interessa a cada um de nós ou em conjunto , emitindo as nossas opiniões , quando acharmos necessário , agirmos independentemente, isoladamente ou em grupo, enfim. Como tudo mudou , se sabe de tudo o que acontece e também poderemos fazer acontecer ...O blog é novinho mas, com o tempo crescerá, ganhará força.

O melhor de tudo é que esta ferramenta maravilhosa que é a Internet, une as pessoas, propicia a troca de informações e , acima de tudo, nos restituiu uma visão panorâmica do nosso pedaço.

Com certeza, o blog ainda trará muitos benefícios à comunidade. À medida que os colaboradores forem se incorporando.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Homenagem a Santa Barbara


Os baianos  prestam homenagens hoje(4) a Santa Bárbara, Iansã no sincretismo religioso, protetora dos bombeiros, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.Na Mariquita, bem ao lado do Mercado do Peixe, tem uma gruta com uma imagem da santa, que inclusive já postamos no Blog, mas hoje, em homenagem aos bombeiros que tiveram muito trabalho nesses dois últimos dias para conter o fogo no Mercado Mini Preço, em Amaralina, vai a foto deles conduzindo o andor da santa na parte interna do quartel que fica na Ladeira da Praça.

Agora o bicho pegou mesmo

Carta do Leitor publicada na edição de hoje(4) do Jornal A Tarde

A praça é do povo ou do padre?

Na coluna Tempo Presente do último dia 30, sob o título Esculhambose, saiu uma nota que espelha realmente o que vem acontecendo com a pracinha situada ao lado da Igreja de Santana, no Rio Vermelho, recém-inaugurada.

Há poucos dias, quando procurava onde estacionar, apareceu um guardador mandando que eu colocasse o veículo dentro dessa pracinha, onde já se encontravam outros carros.

Ao demonstrar preocupação com uma possível multa, o guardador avisou: “Moça, pode entrar, aqui a Transalvador não multa, pois a praça é da igreja.Por isso é que é fechada com essa grade. Tenho autorização para colocar carros aqui dentro, pois pago uma taxa mensal ao padre pela utilização do espaço”.

Não coloquei o carro lá por achar a história muito mal contada. Peço que a prefeitura esclareça este assunto: a praça fechada com grades é mesmo da Igreja do Rio Vermelho? É legal colocar carros lá dentro? MARILÚCIA CORREIA, MARILUCIA_15@HOTMAIL.COM, SALVADOR BA

Comentário do Blog- Essa situação relatada pela leitora ao Jornal A Tarde, vem sendo motivo de questionamento, faz muito tempo pelo Blog , que, inclusive, denunciou com exclusividade a utilização da praça como estacionamento. Vamos esperar para ver se agora a prefeitura responde ao questionamento

Confesso que senti medo

A maioria das pessoas deve ter tomado conhecimento do incêndio que desde a noite de quarta-feira vem devastando o mercado Mini Preço em Amaralina, hoje pela manhã (4), inclusive a Policia teve que entrar em ação porque mais de 100 pessoas estavam querendo saquer o mercado. Um amigo jornalista, Ivan Cláudio, mora nas proximidades e faz um relato, que publico abaixo, com todos os detalhes e os dramas  que caracterizam situações como essas.


Confesso que senti medo
Meus amigos confesso que senti medo ao ver as labaredas de fogo atingindo uma altura de mais de 15 metros. Pessoas passando mal, gritando desesperadas pela rua... Cenas que não gostaria de ter presenciado.
Não sei se algum de vocês já viu um incêndio de grandes proporções a menos de dez metros de distância. Eu vi pela segunda. A primeira foi em Rio Branco, no Acre, quando a Assembléia Legislativa foi destruída pelo fogo, na ocasião eu estava fazendo a cobertura jornalística, mas ontem, por volta das 18h, quando abri o portão de minha casa dei de cara com o fogo e o desespero de meus vizinhos. Pessoas que com sacrifício construíram suas casas, formaram suas famílias, criaram seus filhos e estavam diante da perda de todos os seus bens materiais. Confesso que senti muito medo.
Quando vi pessoas correndo pela rua agarradas aos seus animais de estimação buscando um lugar seguro para ficar e eu, sem poder fazer algum esforço devido a minha cirurgia, me senti impotente diante do fogo que, aos poucos consumia o prédio do Mini Preço. Os bombeiros trabalhavam sem parar, nem mesmo para comer. Os carros pipas iam e vinham e o fogo não dava trégua. A fumaça tomou conta da rua e, por sorte nossa, o vento soprava para o lado da praia, assim não ficamos sufocados.
Vi uma senhora amiga minha aos prantos desmaiar e ser socorrida pela Samu. Meu quintal serviu como apoio para acalmar pessoas que até aquele momento eu nunca tinha visto, mas que precisavam de minha ajuda. Corri com alguns copos de água com açúcar ao mesmo tempo em que rezava e pedia a Deus que os bombeiros conseguissem apagar o incêndio. A cada instante ouvíamos estouros, víamos muro desabando e pedaços de telha voando, diante do pavor de todos que estavam ali.
Fechei minha casa, preparei a caixa das minhas gatas e meus documentos, para caso precisasse sair correndo de casa. Ao chegar em meu quarto, que fica no segundo piso da casa, pude ter a noção exata da altura das labaredas diante dos meus olhos e o calor que emanava do fogo. Desci correndo, apesar de não poder, e me juntei aos meus vizinhos que aguardavam ansiosos a vitória dos bombeiros. As pessoas passavam uma pelas outras perguntando por fulano, cicrano... Os celulares não paravam, tanto para falar como para registrar esse momento de angústia que certamente será lembrado para sempre pelos moradores das ruas Jânio Quadros e do Balneário, em Amaralina.
Em um determinado momento voltei para o quintal para fazer companhia a uma cadela poddle que ficou em minha casa. Ela olhava para mim e para o céu avermelhado sem entender o que estava acontecendo, enquanto procurava por seus donos. Não deu pra aguentar, nesse momento passa um filme diante de seus olhos... Hoje, graças a Deus, o calor que sentimos é o do Sol e o da solidariedade dos vizinhos que passaram a noite em claro.
Ivan Cláudio
Jornalista - MTb/AC nº 154

Vamos prestigiar o bairro

Vamos prestigiar o bairro
Natal chegando e muita gente já está com a listinha de presentes pronta para enfrentar a maratona de compras nos shoppings  sempre lotados, ou mesmo no centro da cidade  onde faltam estacionamentos,  sobram filas e  engarrafamentos, gerando irritação e estresse.Mas ninguém é obrigado a passar por isso. O Blog sugere que antes de entrar nessa roda viva, aproveitem para caminhar pelo bairro onde estão instaladas lojas e lojinhas para descobrir centenas de opções de presentes , com preços bem mais em conta. Tenho certeza de que muitos irão se surpreender. Boutique, bazares(foto), perfumarias, acessórios, bolsas, sandálias, artesanato, artigos esportivos, roupas femininas e masculinas, biquínis, trajes indianos, batas, flores, antiguidades, quadros, objetos para decoração e muito mais é possível encontrar no bairro. Essa é uma boa oportunidade para conhece o comercio da área e ainda conseguir bons descontos, e o melhor, sem transtornos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Transito vai ser interditado hoje para procissão

Nesta quinta-feira (dia 3), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai interditar progressivamente o tráfego de veículos no Rio Vermelho, a partir das 19 horas, devido a realização da Procissão de São Francisco Xavier, promovida pela Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho.

Serão bloqueadas ao tráfego as seguintes vias: Rua Guedes Cabral (saída da Paróquia), Rua Borges dos Reis, Largo da Mariquita, Rua Odilon Santos, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Oswaldo Cruz, Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana e Rua Guedes Cabral (chegada na Paróquia).

Retrofoguetes em clima de Natal

A tradicional festa "O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes" volta a acontecer dia 05/12, às 22h, no Boomerangue, iniciando os festejos natalinos da cena rocker da cidade. Morotó Slim (guitarra), CH (baixo) e Rex (bateria) tocam o repertório do atualíssimo CD Chachachá (2009) e versões de clássicos natalinos como ‘Bate o sino’ e ‘Boas festas’ na quinta edição da festa, com versões que foram registradas pelo trio instrumental em vinil (2004) e CD (2005) que batizam o projeto ‘O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes’. Como os convidados são essenciais em qualquer confraternização de família, este ano a noite terá as participações de Mauro Pithon (Bestiário), Nancy Viégas, Paulinho Oliveira, Theo Filho (Os irmãos da Bailarina), Saulo Gama, Emanuel Magno, Danny Nascimento (lou) e Edson Rosa (Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta). Com distribuição de brindes para as primeiras pessoas e sorteio de cds e um violão Vogga. Ingressos no local. Até meia noite– R$15 Após meia noite – R$20
Classificação – 18 anos

Bazar dos Nômades em novo endereço


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E agora João?

A nota abaixo está postada no site Bahia Já do jornalista Tasso Franco, na coluna "Miudinhas":
1. O presidente da ABAM, Jorge Matos, informa que 26 auditores fiscais do municipio de Salvador entregaram os seus cargos na Secretaria da Fazenda diante do mexe-mexe e dança das cadeiras numa secretaria técnica, e que estaria sendo usada politicamente. Com dificuldades de caixa a Sefaz municipal vem aplicando um Refis para tentar pagar seus compromissos de final de ano, com descontos enormes nos débitos da Prefeitura.
2. Um jornalista me confidenciou que pagou seu débito de IPTU de 2003 para 2009 por uma merreca. A crise de liquidez na Prefeitura é flagrante. Há informes dando conta de que só a Vega e as outras empresas de coleta de lixo os débitos estão acumulados desde julho último num montante que se aproxima de R$80 milhões com correção.
3. Quase todas as obras da Prefeitura estão paralisadas. Até a obra da Avenida Garibaldi anunciada com verba federal de R$5 milhões a cargo da SESP está parada. O mato já está tomando conta até do meio fio que retiraram fazem mais de 60 dias. Pra não dizer que parou de vez tem as enormes placas anunciando as realizações que não existem, e um ou dois pedreiros no canteiro de obras.
4. Sem atingir as metas estabelecidas pela LRF para Saúde e Educação a Prefeitura concentrou esforços nessas duas áreas. Uma das poucas obras que vai de vento em popa é o Canal do Imbui, a cargo da OAS, que tem dinheiro carimbado. Salvador deve fechar o ano de 2009 com pouquissima obra de alguma relevância para sua população. É uma vergonha sem tamanho.www.bahiaja.com.br

Mutirão para prevenção do câncer de pele

Com essa quentura que está fazendo em Salvador, e o prenuncio de que o verão realmente vai ser “uma brasa “, todo cuidado com a pela vai se pouco. Portanto é louvável a iniciativa do Centro Estadual de Oncologia (Cican), com o apoio da Sociedade Brasileira de Pele, em promove, neste sábado (05), das 7 às 13h, um mutirão para consultas com dermatologistas, com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção do câncer de pele. Serão distribuídas 100 fichas para atendimento em unidades de saúde, a exemplo dos hospitais Aristides Maltez (Brotas), e o Universitário Professor Roberto Santos (Clínicas), no Canela.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2010, apontam que, na Bahia, vão surgir 60 novos casos de câncer de pele melanoma e 3.320 não-melanoma. Em Salvador, serão 20 casos novos para pele melanoma e 540 para não-melanoma.
Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, aparecem diferentes tipos de câncer

Homenagem ao dia do samba. Imperdível!


Hoje é dia do samba e o Blog não poderia deixar de prestar homenagem ao ritmo que é a expressão da alma do nosso povo. Ainda gera polêmica de onde foi mesmo que nasceu esse batuque cadenciado que não deixa ninguém ficar parado, se na Bahia ou no Rio de Janeiro, mas isso é o que menos importa. Caymmi, na letra “Samba da Minha Terra”, definiu essa história muito bem :“ Quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é ruim da cabeça/ é doente do pé”. É isso ai, e viva o samba!
Não deixem de assistir ao vídeo Chico Buarque cantando "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba brasileiro e Donga dando um show de samba no pé, ao lado de Pixinguinha. Uma delícia!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

À Queima Roupa

A jornalista Jaciara Santos estará lançamento o seu Blog “À Queima Roupa”, no próximo dia três(quinta-feira), às 19h, no Cinema do Museu ( Avenida Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória). Antecedendo ao evento haverá uma mesa redonda com o tema “ Mídia, Violência Urbana e Direitos Humanos- todos humanos tem direito?”
Jaciara é uma apaixonada pelo jornalismo, profissional competentíssima e dona de um texto impecável o que de cara já garante a qualidade desse Blog que aborda, com sensibilidade e ética, a questão da violência urbana, tema cada dia mais banalizado e explorado por setores da mídia que buscam apenas audiência em detrimento da boa informação.  http://www.aquimaroupa.com.br/