Uma foto para refletir

É impressionante a quantidade de garrafas pet que o mar devolve para a areia .Levando em conta  que uma embalagem dessa demora mais de 200 anos para se decompor, dá para avaliar o estrago que provoca ao meio-ambiente a curto e longo prazo, mesmo assim, continuam jogadas de forma indiscriminada por todas as partes. Essa a situação da praia de Sant`Anna hoje pela manhã.

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É sabido que o mar devolve quase tudo que não aceita , distribuindo-o pela costa. É por isto que, volta e meia, encontramos detritos de diversos tipos. Madeiras, garrafas, palhas e até pneus... já parcialmente consumidos pelo sal, em diversas praias , centenas, não se sabe quantas , dessas garrafas Pet e outras porcarias, vêm vindo de longe trazidas pelo rio e entregues ao mar em frente à Pedra da Concha . Daí, o mar escolhe onde depositá-las . Tem também aquelas pessoas sema menor consciência, que ajudam a emporcalhar o mar.
    É muito difícil uma campanha de conscientização atravém do blog por causa do seu alcance . já que vai diretamente a quém mais não precisa ir. No entanto, é assunto, Carmela,para uma boa matéria no seu estilo . O que acha ? Não custa nada tentar , não é mesmo ?
    Algo que é preciso chamar àtenção, é para o consumo de água desnecessário. É preciso racionalizar a água, cada vez mais escaça e, portanto, também mais cara !
    Chego ao ponto de dizer que, quem tem condições (mora em casa, por exemplo ),Deve, sim, coletar água da chuva ( é só montar um esquema mas, cuidado com os mosquitos ) que tem diversas utilidades, Lavar áreas externas, carros, enfim, dependendo da criatividade de cada um , sdmpre surgirá uma utilidade. Além de economizar na conta, reduz, consideravelmente, a taxa de esgoto.
    Eu já faço isto há muito tempo em parceria com o meu filho Marco, que é todo pela ecologia.

    ResponderExcluir
  2. È Sarnelli esse descaso com o meio ambiente e com os recursos naturais e mesmo preocupante.É comum observar pessoas com mangueira lavando carro ou mesmo retirando o lixo do passeio usando jato de água de mangueira, um absurdo! Na praia, agora que não tem mais as barracas os banhistas estão levando lanche e deixam os resíduos na areia, são poucos os que teem o cuidado de colocar os restos em sacos para depositar no lixo. Outro dia chamei atenção de uma vizinha que estava colocando o lixo na rua fora do dia da coleta e ela me respondeu: Todo mundo bota porque vou deixar o meu lixo em casa? Com uma mentalidade dessa realmente fica difícil argumentar.Veja o caso dos bares e restaurantes do Rio Vermelho, eles tiram o lucro e o sustento do bairro mas não demonstram o mínimo interesse em solucionar a sujeira que fazem e ainda colocam o lixo nas calçadas a qualquer hora.Essa é uma batalha que para ser vencida precisa da participação de todos.Cada um fazendo a sua parte fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Ainda sobre a necessidade de economizar água, ressalte-se que a própria EMBASA incentiva o desperdício já que cobra o mínimo de 10m3 por mês mesmo que você não tenha gasto nem uma gota, o certo seria cobrar apenas pela água que se usa, isso sem falar nos condomínios cujo consumo é rateado por todos, aí é que ninguem pensa em economisar mesmo

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, Carmela. Tem razão Pino. Acho que , pelo menos em 90% dos casos , se resume numa coisa que eu não queria falar abertamente : da falta de educação de uma grande parcela de um povo que não tem amor ao seu próprio habitat ! Por onde estou andando , estou vendo tudo limpo e arrumado. Ontem estive , rapidamente , em Santos , e não me encantei porque já a conhecia e sabia do amor que o santista tem , coletivamente , pela sua cidade . É o que nos falta !
    Quanto à EMBASA , Pino, você estava totalmente coberto de razão. Se ela cobrasse pelo consumo medido, muita gente não gastaria os 10 m3 que passa a se tornar obrigatório pois vai pagar mesmo. É como o exemplo que a Carmela deu ! Se os outros colocam, por que eu não posso ? Se os outros gastanm, por que vou economizar ?

    ResponderExcluir
  5. Há um pequeno erro no meu comentário acima, que vocês, certamente, desculparão. Ainda sobre a EMBASA, Pino , acresce o fator que eu me esqueci de assinalar. Um menor consumo de água , implica, também, num menor custo para a taxa de esgotos, uma vez que esta é 80% do valor do consumo de água ! A franquia para oconsumo de água é de 20% os quais, se pensarmos bem, terminarão indo mesmo para o esgoto !

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos vamos começar com aquele exemplo do passaro carregando gotas de água no bico para apagar o incêndio, não importa que ou outros não façam, vamos fazer a nossa parte.Quem tem um pouco mais de consciência começe em casa com pequenos gestos separando o lixo, eveitando luzes acesas desnecessáriamente, evitando o desperdício de água na pia e no chuveiro, são habitos simples que ajudam a natureza e o bolso.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Blog fazemos um trabalho que muitas vezes se parece com o do pássaro que carrega água no bico para apagar o incêndio, às vezes até um "abutre" recolhendo a carniça que anda espalhada por aí contribui para despoluir o ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Carla, concordo consigo e conheço a história . No meu caso, o pássarinho é um beija-flor , uma avezinha que pesa algumas gramas... Já faço a minha parte, como já devem ter visto, não apenas economizando, como coletando água para diversos tipos de consumos. Quanto à energia, que também se reflete no consumo de água e combustíveis, também tenho os meus cuidados. Eu já venho vindo de muito longe e da época em que se usavam os fifós e lampeões a querosene e aprendi, desde cedo, a apagar a lâmpada elétrica do comodo do qual estava saindo, para, só em seguida, acender a do outro. O seu comentário, amiga, você poderia transformar numa postagem para Carmela colocar no ar, porque chamaria mais atenção. É uma sugestão que lhe passo. Temos o mesmo propósito.

    ResponderExcluir
  9. O que estou dizendo não tem nenhuma novidade se o Blog quiser pode pesquisar todas as formas possíveis de enconomizar e também os cuidados para separar o lixo porduzido. Pode até fazer por parte, cada dia uma nova informação. Vou mandar algumas para o emial indicado e ai vocês decidem como publicar.

    ResponderExcluir
  10. Ok, Karla. Vou anotar este tema para a minha volta . Com certeza, vou fazer um levantamento do que pode ou não ser reciclado , para avivar a memória das pessoas. Provavelmente demore um pouco, o tempo necessário para eu me aboletar no meu cantinho e colocar as coisas pendentes em ordem. Enquanto esperam, que as pesoas vão fazendo o que podem. É só usarem a imaginação que posuem para descobrirem quanto se desperdiça a quanta coisa pode ser aproveitada ou recicladas , o que são duas coisas diferentes, no meu modo de entender. Por causa dessa maneira de pensar, por favor, não pensem que seja pão durismo meu...
    É uma obrigação de todos para a sua casa, que navega no universo sem fim !

    ResponderExcluir