Ainda sobre o Carnaval no Rio Vermelho

Não resta dúvida que foi uma boa iniciativa da Câmara Municipal, por intermédio dos vereadores Pedro Godinho, Aladilce Souza e Olivia Santana, trazer para o Rio Vermelho a discussão sobre o projeto que eles assinaram, oficializando o carnaval no bairro. Somente para relembrar, o projeto já estava publicado no Diário Oficial do Município e, certamente, seria votado sem o conhecimento da comunidade, isso porque, os vereadores entenderam que se tratava de unanimidade, visto que foi apresentado por uma Central de Entidades, que congrega cerca de 10 entidades, inclusive a Paróquia, embora o Padre Ângelo já declarou que é contra essa iniciativa.Ontem mesmo ele se prontificou a assinar qualquer manifesto contrário à oficialização do carnaval no bairro. É a tal pratica de se fazer as coisas  sem consultar ninguém.

Felizmente, alertados por um morador, a Amarv e a Colônia de Pesca z1, formaram uma comissão que foi integrada por Branco( presidente da Colônia) Loli (Amarv) e Pino ( morador) que procuraram a vereadora Aladilce, para informar que muitos moradores não concordavam com inclusão do Rio Vermelho no circuito oficial do carnaval, e foi assim que houve a decisão de convocar uma audiência pública, no próprio bairro, para discutir a questão com a mais ampla participação da comunidade. O que se espera desse evento é que os moradores realmente compareçam a tenham condições de se manifestar de forma ordeira e civilizada e que seus argumentos sejam levados em consideração. Certamente que em um embate dessa natureza não haverá consenso, mas não resta dúvida que a voz da maioria será levada em consideração.

Tópicos:

Postar um comentário

15 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É...parece que está começando a terminar uma era em que alguém fazia o que queria e bem entendia sem levar em consideração a população do bairro, embora sempre a mencionasse como tendo sido consultada.

    ResponderExcluir
  2. Sou contra a realização de um circuito de carnaval no nosso bairro do Rio Vermelho. Falo isso do alto de meus 42 anos de moradia nesse aprazível bairro!

    ResponderExcluir
  3. Rubens, dia 8 , às 19 horas, Audiência Pública no salão Paroquial da Igreja de Santana. Compareça para dizermos não ao carnaval no Rio Vermelho. Divulgue.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a oportunidade que todos terão para se manifestar.O importante é que a decisão, seja ela qual for, não será tomada a revelia dos moradores.

    ResponderExcluir
  5. É isso, Sarnelli, a gente tem mais é que lutar contra desmandos e o Blog do Rio Vermelho tem sido um forte instrumento para o nosso bairro, porque aqui ficamos informados inclusive de manobras como essa que ocorreu para oficializar o Carnaval aqui também. Um absurdo! Pra quem nunca vivenciou o que significa a confusão provocada pela produção do Carnaval no lugar onde se mora, é bom avisar, nosso bairro nunca mais será o mesmo. Minha comadre e atual vizinha está revoltada porque morou por muito tempo no Chame-chame e saiu de lá por causa do desconforto e raiva que passava, não apenas nos dias da festa. Lembrem-se que dois meses antes do Carnaval começa a confusão de armação de camarotes, e caminhões de andaimes transitando (imaginem isso aqui, onde temos gargalos enormes que já causam problemas no trânsito diariamente), e toda a parafernália que envolve a indústria da festa e causa o maior transtorno no percurso e adjacências (e nós já estamos nessa); depois vem os dias da festa, e a gente que mora no bairro e está sem condições de sair por falta de grana, doença ou qualquer outro motivo, se não quiser entrar na folia, se lasca com o que sobra dela. Depois tem o fedor de mijo e sujeira das ruas que ficam por dias e dias impregnado e o retorno dos caminhões e da retirada de andaimes e de tudo que a festa trouxe. Enfim: da indústria do Carnaval, o que sobra para moradores do circuito é o prejuízo. SOU CONTRA!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a posição dos moradores já está tomada:
    NÃO A OFICIALIZAÇÃO DO CARNAVAL NO RIO VERMELHO!
    E vamos chegar à audiência com o maior número possível para dizer isso às autoridades lá presente.
    Quanto àqueles que querem o carnaval aqui no bairro vai um recado:
    Não vamos deixar que artistas excluidos dos outros circuitos, mancomunados com falsas lideranças (e sabe-se lá com que interesses escusos por trás) venham transformar nossas vidas num inferno.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Pino:
    A decisão será tomada no dia e na hora da reunião. Não antecipadamente.Afinal de contas estamos em uma democracia e não em um politburo.

    Um abraço

    Maneca

    ResponderExcluir
  8. Rubens:
    A maioria dos moradores presente a quatro reuniões relaizadas,também são contra o circuito no Rio Vermelho. Estamos lutando, e vamos lutar par que o nosso bairro seja ZONA DE EXCLUSÃO DOS CIRCUITOS OFICIAIS DO CARNAVAL DE SALVADOR.

    Um abraço

    Maneca

    ResponderExcluir
  9. Pino , sou da mesma opinião sua e concordo com Maneca. Vejam só, concordo com os dois ! Amanhã será o dia "D" , quando a decisão será tomada democraticamente e espero que tudo transcorra normalmente. Conto com uma presença expressiva de moradores do bairro para dizer não ao carnaval aqui . Assino em baixo do depoimento da Joana Darck , que esclareceu sem deixar a menor dúvida, o que significa o carnaval. Na verdade, para mim ele deveria mesmo acabar e deixar também os moradores da Barra em paz . O tamanho do carnaval baiano já passou das medidas toleráveis. Só faz a alegria de algumas cervejarias , trios, e seus proprietários, que não estão se lixando para os transtornos que proporcionam à população...e se transformaram em astros e estrelas !

    ResponderExcluir
  10. Maneca:
    1 - Cheguei na reunião 15 minutos antes do horário marcado e a minuta do projeto a ser apresentado já estava pronta e impressa, ou seja, já estava pronta muito antes da reunião começar.
    2 - Na reunião anterior não houve nenhuma discussão, e muito menos decisão, que seria apresentada uma proposta para tirar o nome de Circuito e criar uma alternativa para oficializar carnaval no Rio Vermelho e sim que nos posicionaríamos contra qualquer forma carnaval institucionalizado no bairro, a reunião da última quinta era para definir uma estratégia de como nos comportaríamos na audiência e não repito, para formular qualquer proposta alternativa.

    A pergunta que não quer calar e que vocês estão evitando responder é:
    Quem aconselhou a AMARV a apresentar em uma proposta alternativa ao projeto que institui o Circuito Caramuru?

    ResponderExcluir
  11. Bem, como não sabia o sentido da palavra Politburo fui procurar no dicionários e compartilho com outros que como eu desconhecem a expressão . “Trata-se de um comité executivo de numerosos partidos politicos, designdamente os antigos partidos comunistas do Leste Europeu e o Partido Comunista de Cuba”. É isso, blog também é cultura.

    ResponderExcluir
  12. Moro no Rio Vermelho dede 2001 e não vejo problema nenhum se tiver carnaval no bairro, não igual ao da Barra e Ondina, mas parecido com o do Pelourinho, com bandinhas, nada de camarotes e nem carros de som. Na audiência ,se tiver oportunidade de falar, vou defender isso. Quem prejudica o Rio Vermelho são esses bares barulhentos o ano todo.

    ResponderExcluir
  13. ROBERTO:
    Eu também no início pensava assim, mas quem garante que uma vez oficializado o carnaval aqui no bairro vai continuar assim? Quem você acha que vencerá a queda de braço que se instalará? De um lado o lobby das cervejarias, dos donos de camarotes e de blocos de trio, dos artistas e do outro nós moradores desarticulados, desmobilizados e representados por entidades fantasmas ou que atendem a interesses escusos?
    Pense e decida.

    ResponderExcluir
  14. Com tantas opiniões adversas, só mesmo a democracia pra se fazer presente. Concordo como está, com Paroano e Palhaços do Rio Vermelho uma semana antes e não podemos permitir que se institua Circuito ou qualquer outro tipo de manifestação que venha trazer trios e carros de som para o Rio Vermellho, assim terminará como Ondina e Barra. Carnaval aqui só de chão, genuinemente de bairro, sem confusão, brigas, roubos e todas preocupações que com ele vem de tiracolo.

    ResponderExcluir