Outubro Rosa 2014

Na noite desta quarta-feira (1º), a cantora Ana Mametto, a Banda Didá e convidados, sobem ao palco na Praça Costa Azul, em Salvador, para realizar o show gratuito que marca o lançamento da campanha Outubro Rosa 2014.

Outubro Rosa 2014

Mutirão de mamografia realiza exames gratuitos

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Fundação Lar Harmonia e a Delfin Imagem vão realizar o Mutirão de Mamografia entre os dias 8 e 23 de outubro, onde serão oferecidos 2.500 exames gratuitos.

A marcação já está sendo feita na sede da fundação, em Piatã, das 8h às 16h30. Para agendar a mamografia, mulheres entre 40 e 69 anos devem apresentar, no Departamento de Serviço Social, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

A História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos em 1997, quanto entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a conscientização da importância do diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Algum tempo depois, surgiram outras ações como corridas, desfile de moda com pacientes que conseguiram superar a doença, partidas de boliche e etc.
Posteriormente, surgiu a ação de iluminação rosa de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc (sem dados oficiais do local de início, data, etc). O importante é que foi uma forma prática de visibilidade do Outubro Rosa e abrangência para a população.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) trouxe este movimento internacional para o Brasil. Em 2006, Salvador teve suas primeiras ações e exposição da causa quando o NASPEC (Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer), na qualidade de associado fundador, seguiu os passos da FEMAMA. Desde esta época, durante todo o ano, o NASPEC realiza palestras e Capacitações para Agentes Comunitários de Saúde no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.