Alunos do Colégio Manuel Devoto produzem redações para o concurso Jovem Senador

Alunos do Colégio Manuel Devoto produzem redações para  o concurso Jovem Senador Já pensou em ser um Jovem Senador e vivenciar o processo de criação das leis do país? Isso é possível. Os estudantes do 2º e 3ª ano do ensino médio, do Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, não perderam tempo e já produziram as suas redações para participar do 8º Concurso de Redação do Senado Federal, que tem como tema ‘Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais’.

O concurso, que faz parte do Projeto Jovem Senador, tem a finalidade de estimular o estudante sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. Na seleção interna do Colégio Estadual Manoel Devoto, a estudante do 3º ano, Beatriz Souza Vieira, 17 anos, foi selecionada em 1º lugar, por uma banca examinadora composta por mestres e doutores em linguística. Beatriz Souza destacou a responsabilidade de todos por um país melhor e escreveu: “Vamos fazer mais! Aprender a amar o nosso país que merece que façamos mais por ele. Usar as redes sociais para conscientizar, ensinar; as ruas para despertar os políticos e o conhecimento para revolucionar”. Beatriz comenta o resultado. “Escrever para mim é muito importante porque eu coloco os meus sentimentos em tudo o que escrevo”.

Para o 2º colocado, Elivan Reis Santos, 19 anos, o concurso é uma oportunidade de mostrar que os jovens têm vontade de expor suas ideias e discutir temas voltados para a melhoria do país. Já a autora da terceira melhor redação, Isabela Santos, 19 anos, ressaltou que praticar a redação faz com que o aluno adquira conhecimentos que podem ser levados para a vida toda.

A professora Sônia Freire, de Língua Portuguesa e Redação, do Colégio Estadual Manoel Devoto, contou como foi o envolvimento dos estudantes no concurso. “Para trabalhar o tema proposto de forma dissertativa argumentativa, eles fizeram pesquisas sobre democracia, cidadania e política e participaram de um laboratório de redação e de debates. Tenho a certeza de que eles estão preparados não só para o Enem e vestibulares, mas, também, para o mundo”, ressaltou.

A partir dos conhecimentos e técnicas necessários, os alunos produziram as redações em sala de aula e os melhores textos foram premiados no concurso interno. “Os textos foram tão bem construídos, que resolvemos fazer um concurso para premiar as melhores redações e inscrever o melhor texto no concurso do Projeto Jovem Senador”, destacou a professora, animada com a possibilidade de a escola participar da etapa nacional, entre 16 e 21 de novembro, em Brasília.

O 8º Concurso de Redação do Senado Federal – que irá premiar as melhores redações do país - é promovido em parceria com o Ministério da Educação (Mec), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Saiba mais através do site do concurso.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.