A estátua fica na praça que leva o seu nome, bem no centro da Mariquita, no Rio Vermelho. De costas para o mar, é bem verdade, mas lá está Cristoforo Colombro, o descobridor da América, fato que ocorreu em 12 de outubro 1492. Conta a história, que apesar do feito, morreu esquecido. A Prefeitura bem que poderia aproveitar a data e lembrar de dar um trato no canteiro que cerca o monumento em sua homenagem, que tambén está esquecido e tomado pelo mato e lixo. Triste sina!
Colombro, navegador italiano, nasceu em Gênova , Itália Por seus estudos tinha a certeza de que o mundo era redondo . Ofereceu os seus serviços à coroa portuguesa, que os recusou. Sem perder o ânimo , partiu então com a mesma proposta para os reis de Espanha que a aceitaram.
Ele , partindo do ponto de vista de que a terra era redonda, achava que viajando para o ocidente, forçosamente chegaria às Índias . Deram-lhe três caravelas, A Santa Maria, a Pinta e a Nina .O objetivo era mesmo chegar às índias viajando para o ocidente, como já mencionado . Em 12 de outubro de 1492 a esquadra chegou às Bahamas, sempre pensando-se ter mesmo chegado às Índias, mas haviam descoberto um continente que mais tarde veio a chamar-se América .
Colombo fez mais três viagens . ( 1493 , 1496 E 1498 ) sempre descobrindo novas ilhas. Na sua primeira volta à Espanha foi nomeado Vice-rei da nova colônia , mas não foi feliz como administrador. Destituído, voltou à Espanha preso , onde morreu pobre e esquecido.
Foi , em 12 de outubro que encontrou a ilha de Guanaani, hoje Watlig, nas Bahamas. Batizou-a de San Salvador. Em 29 de outubro chegou à costa de Cuba e, a 15 de dezembro, ao Haiti, que chamou de Hispaniola. Em 16 de janeiro do ano seguinte iniciou a volta deixando em Hispaniola cerca de 40 homens.
O novo continente passou a se chamar América , porque em 1503, Américo Vespúcio publicou um livro em que defendia a tese de que as terras descobertas não faziam parte da Índia e que era um continente ainda desconhecido, o que veio a confirmar-se .
A massificação comercial do dia das crianças obscureceu esta data - a chegada de Colombo ao novo continente - tão importante para a humanidade, aliás o dia da criança está sobrepujando até a razão de ser do feriado que é o Dia de N. S. da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, mas hoje virou o dia de ir ao zoológico dar pipoca aos macacos.
ResponderExcluirPerdoem minha ignorância,mas é Cristóforo ou Cristóvão Colombo?
ResponderExcluirNão é uma questão de ignorância ,caro amigo ! É que eu usei o nome do Colombo como ele o é em italiano. Portanto é Cristoforo, sem o acento em italiano e Cristóvão em português. Todos vocês sabem que eu sou de origigem italiana , o que me levou a grafá-lo " no original " ...
ResponderExcluirCuriosamente, o segundo nome de minha mulher é, também , Cristofora...
Ah,ta! Obrigado amigo.Como eu aprendi em livros de história e em português e ao contrario do que voce afirmou"como voces todos sabem" eu nao sei sabia sua ascendÊncia, me permiti agora aprender um pouco mais!
ResponderExcluirSarnelli também é cultura!
Abraço