Já faz tempo que os passeios públicos deixaram de pertencer aos pedestres. As regras e as leis estabelecidas não são cumpridas nem respeitadas. Manter as calçadas em condições adequadas para atende ao trafego de pedestres, sejam eles sadios ou deficientes nos dias de hoje é uma utopia e isso está longe de ser um problema apenas do Rio Vermelho. Se de um lado a Prefeitura demonstra impotência para coibir os abusos , de outro os proprietários dos imóveis estão pouco se lixando para o estado de conservação dos seus passeios.
Para os comerciantes as calçadas servem como extensão de seus negócios e é cada vez mais comum a ocupação da via pública, durante o dia com placas, cartazes e mercadorias expostas, à noite, por meses e cadeiras, alguns mais audaciosos e apostando da ineficiência da fiscalização, cercam a área pública, numa boa,. uma faixa do passeio colocam as meses e outra, as vagas são marcadas para estacionamento de veÃculos para dar mais comodidade aos clientes e quem quiser passar, que vá disputar espaço com os carros no asfalto.
O pior é que as pessoas vão se acostumando e as ilegalidades passam “batidas” como se costuma dizer, e acabam incorporadas aos cotidiano como se fossem normais. Quando há uma denuncias, fiscais aparecem, notificam ,como aconteceu recentemente com a Cheiro de Pizza, mas tão logo os prepostos do poder público deixam o local, volta tudo ao que era antes. Parece mesmo que essa é uma batalha perdida, pois até os templos religiosos, dos quais poderÃamos esperar o exercÃcio da cidadania, também resolveram privatizar os passeios transformados em estacionamentos. Mesmo que não sirva para nada é bom lembrar que um veÃculo sobre uma calçada está ( ou deveria) sujeito à s seguintes sansões..
Art. 181. Estacionar o veÃculo:
VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração - grave;
Penalidade - multa; R$ 127,00
Perde cinco pontos na Carteira de Habilitação
É, Carmela ! Não é, simplesmente, uma batalha e sim uma guerra que parece estar perdida, como de resto, outras pela cidade, como é o caso do lixo nas esquinas , depredação de um modo geral e, enfim, de tudo o que depender da nossa prefeitura... ultimamente, temos observado uma ação maior por parte da SUCOM , aqui no Rio Vermelho , especÃficamente dentro do Parque, movida pelas denúncias levadas ao ar por esse blog.
ResponderExcluirNem por isso vamos fechar os olhos, não é mesmo ? A luta tem que continuar !