Carnaval do Rio Vermelho acabou em vaia

Paulinho Boca e Gereba não fizeram o percurso no bairro
Os bonecos gigantes alegrando o Carnaval
Faltou pouco para o Carnaval do Rio Vermelho acabar em confusão, tudo por conta de uma festa sem planejamento e realizada sem a participação dos moradores. Primeiro, o desfile de blocos não aconteceu , Paulinho Boca e Gereba,  ficaram parados com o micro trio  na Praça de Sant`Anna, dificultando a apresentação do Bloco Paroano Sai Milho, programado para às 20h. Para complicar mais ainda, quando os dois artistas concluíram a apresentação deixaram um DJ tocando músicas eletrônicas, um som bate estaca que não tem nada a ver com carnaval o que acabou irritando o público que começou a vaiar e jogar objetos no rapaz pedindo para que ele se retirasse. Algumas pessoas chegaram a sacudir o carro, não fosse a interferência do pessoal do Paroano Sai Milhó, Ricardo, presidente da Amarv e de dois policias, pedindo calma a coisa poderia ter ficado feia.

Vereadora Olívia Santana (PCdoB) curtindo a festa
O ocorrido serviu para mostrar que esse não é o Carnaval que os moradores querem. Conversei com várias pessoas na praça e todas disseram que a festa no bairro tem que ser com blocos no chão a exemplo da apresentação dos Palhaços que conduziu uma multidão animada por uma banda de sopro e percussão pelas ruas do bairro, no último dia 26 e do Paraoano Sai Milhó que deu várias voltas na Praça, contornando a Igreja, acompanhado por uma galera animada e festeira. A apresentação de Paulinho Boca e Gereba foi boa, com um repertório musical de qualidade , como era de se esperar desse dois grandes artistas, mas pecaram ao utilizar o evento para fazer apologia a políticos. Na época do carlismo essa prática era condenado pelos que hoje se utilizam do mesmo artifício. Carnaval é para o povo brincar, ninguém quer   ouvir discursos, para isso existem as Casas Legislativas. Mas a turma  parece que não aprende.Cacau do Pandeiro decidiu  não comparecer, de acordo com Luciana, sua filha, ele não ficou nada satisfeito com a maneira como a festa foi conduzida, esse assunto ainda vai render na imprensa.
Paroano Sai Milhó arrastando os foliões...

O Paroano como sempre foi nota 10, o grupo faz a festa no Rio Vermelho há alguns anos sem nenhum patrocínio, canta de graça, porque gosta e tem afinidade com o bairro.

dando a volta na Praça
Outro detalha: não se instalou um sanitário químico, faltaram também gambiarras para iluminar melhor o local, mas de qualquer sorte a festa valeu, quem foi se divertiu e curtiu bastante até a meia-noite balançando o corpo no cadência gostosa do Paroano Sai Milho, o " oasis no carnaval", como bem definiu Caetano Veloso. Vamos torcer para que no próximo ano a festa realmente seja melhor e que os organizadores não esqueçam de ouvir os maiores interessados que são os moradores.

 Confira abaixo cobertura fotográfica de Carmela Talento e Antõnio Vitor







Mantendo a tradição vestidos de palhaços

Jornalistas Arakem, Sinval, Joana e Abílio e a pilheira Nana sentada no carro

Deputada Alicie Portugal e vereadora Aladilce ambas do(PC do B)

E a galera brincou com o Paroano até a meia-noite

Martinha (Objetiva) com Nara e amigo

Vavá Oliveira do Cedeca também curtiu a festa
Presença do DJ irritou a galera que queria curtir carnaval

Vaiado teve que recolher o insturmento e se retirar

Postar um comentário

19 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bem, não me foi possível conferir ao vivo, à cores e ao som , a festa que, apesar de anunciada como bem organizada, teve lá as suas falhas. Vamos esperar que para o " ano aconteça melhor " . Nada mais importante do que alguns erros e enganos para aprender-se com eles ...Agora, quem quiser pular o carnaval tem que ir para o asfalto do circuito de Barra / Ondina ou um outro. Ainda tem muito carnaval pela frente. Cuidado com o calor e com o corpo. Beber muito líquido , não só bebidas alcoolicas , como água também ... Esquisito, não é ? Mas é preciso ! A desidratação pode matar ! A previsão do tempo não indica chuvas para o período . Apenas umas leves pancadas no fim da tarde.

    ResponderExcluir
  2. Esse PC do Boquinha de Cantor pisou na bola mesmo. O público mostrou que não quer mais saber de velhas práticas. Com todo respeito e admiração que tenho pelas parlamentares presentes, concordo: FOI MAL!.

    Aliás, concordo com tudo que a dona do blog disse aqui, principalmente que é preciso ouvir os moradores e que a festa deve ser no chão mesmo, sem a parafernália de trios ou mini trios.

    O mais divertido mesmo foi ver a dona do blog fazendo a cobertura e e curtindo a festa com uma peruca de "nega maluca", disse ela, em homenagem ao jornalista Anísio Féliz. Mostra a foto aí Carmela.

    ResponderExcluir
  3. Como é, Carmela ? Sai ou não sai essa sua foto de carnavalesca ?

    ResponderExcluir
  4. A foto está no Pilha Pura, Blog mais apropriado para esse tipo de curtição.Mas podem deixar, vou fazer uma produção melhor para a Mudança do Garcia. Me aguardem, o carnaval está só começando.

    ResponderExcluir
  5. Olha o endereço do Pilha ai.

    http://pilhapuraSem juízodejoaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Taí no que dá fazer uma festa sem ter a participação dos moradores do bairro em seu planejamento. Houve, de certa forma, um açodamento da parte de Paulinho & Gereba em fazer de qualquer maneira um Carnaval sem atentar para as especificidades do bairro. E que idéia de jerico essa de levar musica techno e som bate-estaca para o Rio Vermelho, onde as pessoas querem somente um Carnaval saudável. E quanta indelicadeza fizeram com Cacau do Pandeiro, deixando-o escanteado!. O mesmo fizeram com Waltinho Queiroz que bem ou mal é quem vem levantando a bandeira de um autêntico Carnaval no Rio Vermelho.! Mas apesar disso, pelo que que vi neste blog, a festa foi bonita ... porque o povo se divertiu. Fica a lição para o próximo ano, quando esperamos que a comunidade unida do Rio Vermelho seja ouvida.

    ResponderExcluir
  7. E para não acabar em vaias para o ano, o nome já diz tudo, PAROANO SAI MILHÓ, não tem pra ninguém tem que ser eles a principal atração dos carnavais aqui no bairro, democraicamente os outros podem até tocar,porém, com estilo, cadência. afinação e resgate do melhor do Carnaval que só o PAROANO tem.
    E não foi melhor ainda porque, com certeza absoluta, várias pessaos do próprio bairro não tinham ciência desta maravilhosa banda, imagine se iam ter conhecimento deste projeto de carnaval que quiseram fazer com Paulinho Boca e Gereba. Eles tem créditos, são bons também, só que do jeito que foi conduzido a coisa, não vingou e pra miim não vingará, o povo do bairro nescessita e prefere o estilo do Paroano.

    ResponderExcluir
  8. Bem, como tudo que começa errado o final só pode dá errado.Èlamentavel que um morador do STIEP seja o presidente da Central das Entidades do Rio Vermelho O qual nunca compareceu as quintas feiras de carnaval para ver o Cada Ano Sai Milhor.Ele se reuniu as escondidas com Gereba e seu grupo e dicidiram autorizar o tal mini trio.A cinco anos, o Sai Milhor anima o largo de Santana na quinta de carnaval, sendo eles os percusores desse circuito do carnaval.Mas, o que vimos foi uma invasão desse espaço por um grupo interressado em fazer dinheiro as custas do governo,em cima de uma marca forte que é o Bairro do Rio Vermelho, desrespeitando aqueles musicos amadores apaixonados pelas marchas de carnavais.Quando o povo vaiou, eles insistiram até vir as latas de cerveja, depois o povo sacududiu o veículo e o proprietario da ONG que recolhe alimentos(organizador do evento) partiu para um dos componentes do bloco Cada Ano Sai Milhor dizendo que eles eram os culpados daquela situaçao.Mais o povo deu a resposta.Se eles querem espaço tudo bem, mais procurem a comunidade e para saber o que ela quer.
    Esse circuito nada mais é que o CIRCUITO DOS ARTITAS como é conhecido o bairro.
    Ricardo Barretto AMARV

    ResponderExcluir
  9. Acordei de ressaca, mas estou cumprindo o ritual de dar uma passadinha no Blog, pensando em fazer um comentário sobre o Carnaval do Rio Vermelho mas vocês já disseram tudo. Vou voltar prá cama, hoje à noite o Carnaval me espera.

    ResponderExcluir
  10. Como foi dito na postágem, Gereba e Paulinho Boca são excelentes artistas, foi bom eles terem vindo. Mas poderiam organizar melhor, deixava o Paroano na quinta e as outras atrações para sexta, fazendo o percurso como estava previsto, assim teriamos dois dias de carnaval no bairro.

    ResponderExcluir
  11. Se o povo se unisse para cobrar as promessas abaixo com a mesma intensidade que reclamou do DJ, tenho certeza que as promessas estariam cumpridas.

    PLACAR DAS PROMESSAS
    NÃO CUMPRIDAS
    Memorial Caramuru
    Operação Choque de Ordem
    Solução para esgoto da Casa do Peso
    Programação para comemorar os
    500 anos do Rio Vermelho
    Reforma da Casa de Yemanjá
    Instalação de câmeras no bairro

    ResponderExcluir
  12. Concordo consigo, Ricardo. Não acho correto que um morador do STIEP seja Presidente da Central das Associações do Rio Vermelho, algo que soa bastante estranho, mas é o estilo do grupo.
    Como a nossa vez já passou, embora ainda haja muito carnaval pela frente, esperemos que os erros desse ano sejam os acertos do próximo reinado de Momo, mas é preciso que tudo seja discutido com a a população e com a comunidade, que é o verdadeiro dono do pedaço , ao contrário do que quém quer que seja, possa pensar. Nesta página está manifestada a opinião de diversos moradores do pedaço, os quais , como um todo, não podem ser desconsiderados e desrespeitados como o foram até hoje.Para ser mais claro e para que entendam melhor, por comnidade queremos entendender a população do bairro que não existiria sem ela.
    O Rio Vermelho é um bairro com uma grande população. Já deixou de ser um a vila há muito tempo !
    Esse negócio ou tática de acertar as coisas por fora e apresentá-las como fato consumado , já era... É preciso que as entidades existentes no bairro e atuantes, se alinhem, como ficou acertado ou simplesmente sugerido na última reunião na Biblioteca Pública Juracy Magalhão Jr. para que, com os esforços de todos , se chegue a um resultado almejado e comum.
    Aproveitando: está confirmado um novo encontro da comunidade no próximo dia 26 , no mesmo local, a partir da 9 horas da manhã . Levem as suas relações das reinvidicações e se façam acompanhar de amigos moradores do Rio Vermelho. Precisamos dos jovens para formar uma nova ala. Que compareçam...
    O encontro está aberto à rtoda a população do bairro e à todas as entidades atuantes no Rio Vermelho. Não se omita, deixando de comparecer.

    ResponderExcluir
  13. CURTO CIRCUITO

    Paulinho Boca de Cantor sem dúvida é um cara esperto. Ao ver que ninguém acompanharia seu bloco "do Vai Quem Quer" abreviou o caminho e se postou em frente a Igrejinha de Santana e, aproveitando o público que lá já se reúne normalmente, reforçado pelos foliões que esperavam o “Paroano Sai Milhó, soltou a garganta. Enquanto o "Paroano" não apareceu deu tudo certo, mas depois que que eles começaram a tocar a coisa desandou, Paulinho ficou cantando praticamente para ninguém, além de atrapalhar o Paroano que se apresenta, como todos sabem, sem nenhum a amplificação. E mais uma vez Paulinho foi esperto: Depois de fazer a média com os políticos que viabilizaram sua apresentação (e naturalmente seu cachê), se picou. Sobrou mesmo para o rapaz do som que quase apanha por estar perturbando a apresentação do "Paroano".

    ResponderExcluir
  14. BOAS SUGESTÕES COMEÇAM A APARECER PARA O PRÓXIMO ANO

    1) Denominar o circuito: CIRCUITO DOS ARTISTAS - Tem tudo a ver com o bairro.

    2) Deixar a quinta-feira exclusivamente para o "Paroano" - o bloco precisa de um ambiente sem barulho para sua apresentação.

    3) Apresentações de outros artistas poderiam se na sexta-feira e no sábado.

    4) Apresentação de blocos já existentes no Bairro: Lero Lero, Amigos do Rio Vermelho, Palhaços, Geração Jovem Guarda, etc.

    5) Reunião com entidades e moradores do bairro para discutir o carnaval.

    ResponderExcluir
  15. Pino , já estou votando na sua sugestão de que o circuito seja denominado " CIRCUITO DOS ARTISTAS " , muito mais apropriado para o nosso bairro ! Nada a ver com outros nomes estranhos, que terão outros méritos, mas nada a ver com o carnaval. As outras sugestões , não se esqueça de colocar na sua agenda. Já viu que estou lembrando a todos que teremos uma reunião no próximo dia 26 deste, não viu ? Pessoal, no próximo 26, às 9 da manhã, na Biblioteca do Bairro ! Será um sábado. Poderá haver uma presença considerável.

    ResponderExcluir
  16. Alô Sarnelli!
    Estou ligado no encontro do dia 26 onde vai ser discutido o problema do entorno da colônia Z-1 e da praia de Santana, mas esse é um caso tão complexo que é emelhor deixar para pensar nele depois do carnaval, mas é muito válida sua constante lembrança. Valeu, e um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Acho que Pino sintetizou muito bem as propostas já apresentadas e ampliou com a idéia de três dias de festa no bairro com a participação dos blocos já existentes, e de outros que venham a se formar. Esse é um bom tema para ser levado ao Fórum. A união faz a força.

    ResponderExcluir
  18. Estive no Carnaval do Rio Vermelho e concordo com vocês que a quinta-feira deve ser apenas do Paroano, Paulinho Boca é ótimo, mas quando o Paroano inicou a tocar a maioiria das pessoas que estavam na praça seguiram o bloco e Paulinho ficou cantando para um pequeno grupo.Eu nem sabia que Paulinho ia se apresentar estava na praça com amigos esperando o Paroano.

    ResponderExcluir
  19. Os moradores nâo foram ouvidos, pois não queriam trio nem microtrio. Da próxima vez vamos fechar o acesso!!

    ResponderExcluir