Capoeira perde mestre Decanio

Uma noticia triste na véspera da festa de Iemanjá. Faleceu hoje(1) em Salvador o Mestre Decanio (86) da Capoeira Regional e o aluno de Mestre Bimba mais antigo que ainda estava em atividade.O sepultamento será amanhã, dia 2, às 10h no Jardim da Saudade .

Dr. Angelo Augusto Decanio Ingressou no Centro de Cultura Física Regional, em 1938, com a finalidade de aprender jogar Capoeira, ainda como estudante de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia, permanecendo versado na Capoeira Regional. Paralelo ao sucesso da medicina, é detentor de um vasto currículo na área esportiva com relevo especial para Capoeira onde conquistou o grau máximo na Capoeira Regional o “Lenço Branco” e de Contramestre de Mestre Bimba no CCFR. 

Na Capoeira Regional extrapolando a figura do capoeirista vigoroso e destemido, Decanio assumia outras atribuições: a de orientar Bimba quanto à organização a Sua contribuição para a Capoeira como um todo não para ai, sempre muito requisitado para participar dos mais variados eventos capoeiristicos no Brasil e no exterior, aliado ao vasto conhecimento cultural e trânsito livre com os mestres, por ser respeitado, tanto na Capoeira Regional como na Capoeira Angola.

Na literatura especifica escreveu a Herança de Mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da Capoeira da Coleção São Salomão, contendo o prefácio de Jorge Amado, um livro único, completo, escrito no balançar do corpo, no flanar da mente, gingando com os fatos, lições e palavras, apresentado poeticamente ao leitor, sendo considerado pelos estudiosos do assunto uma referência. Publicou uma outra pérola A herança de Mestre Pastinha uma obra escrita fundamentada em duais fontes, a primeira passada para ele por seu amigo Carybe que lhe confiou os documentos que fora presenteado por Mestre Pastinha, quadro a óleo sobre tela “Roda de Capoeira” e uma série de apontamentos em folhas soltas.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Mestre Decanio deixa uma enorme lacuna na Capoeira. Também deixa excelentes contribuições na Capoeira e medicina baiana.

    ResponderExcluir
  2. Não tenha dúvida, perde a capoeira (como diz a postagem), perde a cultura baiana. Perdemos todos nós.

    ResponderExcluir