Risco de atropelos no circuito Barra Ondina

Risco de atropelos no circuito Barra Ondina. Risco de atropelos no circuito Barra Ondina. Risco de atropelos no circuito Barra Ondina.
Denunciado no ano passado, o GRAVE problema de segurança do trânsito dos pedestres no circuito Barra Ondina, em função da instalação dos camarotes , volta a acontecer.

Local de grande circulação de trabalhadores, praticantes de caminhada ou corridas, moradores e turistas, a situação ali encontrada é no mínimo PREOCUPANTE.

Problemas agravados pela péssima situação das calçadas e da má solução da conversão à esquerda, após uma curva, palco de frequentes e graves acidentes.

Evidentemente a atual adminstraçãomunicipal pegou o barco andando, no que se refere a autorização da instalação dos camarotes como hoje acontece. Considerando as preocupações e ações da Secretaria de Transportes e Urbanismo, já implantadas na Barra no início da nova gestão, seria bom uma visita ao local, no sentido de reduzir as possibilidades dos desastres.

Risco de atropelos no circuito Barra Ondina.Para amenizar a situação atual, sugerimos a recuperação das calçadas, implantação de dispositivos de canalização de tráfego para os pedestres, sinalização de advertência e redução da velocidade regulamentada. Outra necessidade é a colocação de redes de proteção durante as instalações e desmontagens dos camarotes, para evitar queda de ferramentas ou materiais de contrução sobre a cabeça dos transeuntes, fato que presenciei no ano passado no ponto de ônibus de Ondina e que por pouco não vitimou uma pessoa.
E para o próximo ano, uma avaliação e revisão de critérios de exigências para a instalação de camarotes. A médio prazo reestudar a perigosa conversão para a via marginal da avenida Oceânica.

A ação é importante para evitar acidentes do tipo atropelos e acidentes de veículos, que são recorrentes na área, também já noticiados por este blog.

No mais, desejo boa sorte aos novos administradores e que não esqueçam de ouvir a população de Salvador, colocando sempre a segurança do trânsito em primeiro lugar.

Cristina Aragón, Arquiteta graduada pela UFBa, analista de transporte e tráfego. Ocupou cargos de gerente de educação para o trânsito, Chefe de Gabinete e Superintendente da antiga SET - Superintendência de Engenharia de Trânsito, em Salvador. Conquistou 2 prêmios nacionais Volvo de Segurança do Trânsito, e atualmente é consultora para estudos de trânsito e de transporte através do Escritório de Mobilidade Sustentável.

O Blog do Rio Vermelho já aborda este assunto aqui no bairro há algum tempo:

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2 Comentários
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  1. Parabéns a Cristina pelas pertinentes colocações, as medidas sugeridas por ela a título de paliativo (que não exigem recursos e sim gestão) já seria um bom começo.

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  2. Esses gestores da prefeitura são mesmo patéticos. Depois da lambança feita (passeios tomados, liberação de camarotes e trambolhos de toda ordem no espaço público) eles aparecem dizendo que vão consertar para evitar acidentes no carnaval. Consertar o que? Se já foi tudo pro beleléu!

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