Denunciado no ano passado, o GRAVE problema de segurança do trânsito dos pedestres no circuito Barra Ondina, em função da instalação dos camarotes , volta a acontecer.
Local de grande circulação de trabalhadores, praticantes de caminhada ou corridas, moradores e turistas, a situação ali encontrada é no mÃnimo PREOCUPANTE.
Problemas agravados pela péssima situação das calçadas e da má solução da conversão à esquerda, após uma curva, palco de frequentes e graves acidentes.
Evidentemente a atual adminstraçãomunicipal pegou o barco andando, no que se refere a autorização da instalação dos camarotes como hoje acontece. Considerando as preocupações e ações da Secretaria de Transportes e Urbanismo, já implantadas na Barra no inÃcio da nova gestão, seria bom uma visita ao local, no sentido de reduzir as possibilidades dos desastres.
Para amenizar a situação atual, sugerimos a recuperação das calçadas, implantação de dispositivos de canalização de tráfego para os pedestres, sinalização de advertência e redução da velocidade regulamentada. Outra necessidade é a colocação de redes de proteção durante as instalações e desmontagens dos camarotes, para evitar queda de ferramentas ou materiais de contrução sobre a cabeça dos transeuntes, fato que presenciei no ano passado no ponto de ônibus de Ondina e que por pouco não vitimou uma pessoa.
E para o próximo ano, uma avaliação e revisão de critérios de exigências para a instalação de camarotes. A médio prazo reestudar a perigosa conversão para a via marginal da avenida Oceânica.
A ação é importante para evitar acidentes do tipo atropelos e acidentes de veÃculos, que são recorrentes na área, também já noticiados por este blog.
No mais, desejo boa sorte aos novos administradores e que não esqueçam de ouvir a população de Salvador, colocando sempre a segurança do trânsito em primeiro lugar.
Cristina Aragón, Arquiteta graduada pela UFBa, analista de transporte e tráfego. Ocupou cargos de gerente de educação para o trânsito, Chefe de Gabinete e Superintendente da antiga SET - Superintendência de Engenharia de Trânsito, em Salvador. Conquistou 2 prêmios nacionais Volvo de Segurança do Trânsito, e atualmente é consultora para estudos de trânsito e de transporte através do Escritório de Mobilidade Sustentável.
O Blog do Rio Vermelho já aborda este assunto aqui no bairro há algum tempo:
O Blog do Rio Vermelho já aborda este assunto aqui no bairro há algum tempo:
Parabéns a Cristina pelas pertinentes colocações, as medidas sugeridas por ela a tÃtulo de paliativo (que não exigem recursos e sim gestão) já seria um bom começo.
ResponderExcluirEsses gestores da prefeitura são mesmo patéticos. Depois da lambança feita (passeios tomados, liberação de camarotes e trambolhos de toda ordem no espaço público) eles aparecem dizendo que vão consertar para evitar acidentes no carnaval. Consertar o que? Se já foi tudo pro beleléu!
ResponderExcluir