Header Ads


Denuncie maus tratos contra crianças, disque 100

Assaltos impedem passeios nas praias de Salvador

Assaltos impedem passeios de turistas nas praias de SalvadorPor José Queiroz, 
Guia de turismo especializado em Turismo Receptivo

A orla marítima de Salvador se tornou perigosa para baianos e turistas nos últimos anos, devido ao desemprego e deficiências na segurança da cidade, problema comum em todo o Brasil. Porém, para os visitantes com perfil diferente da população da cidade, desinformados sobre os lugares mais vulneráveis, desprotegidos pela ausência de policiais ou da Guarda Municipal, e interessados em desfrutar de praias tropicais, o risco é ainda maior. O problema é grave e precisa de atenção dos gestores responsáveis!

Praia é um negócio fabuloso para várias cidades e países, desejadas e rentáveis, tanto que foi criado o Programa Bandeira Azul, em 1987, na Europa, que logo se espalhou pelo mundo, existindo mais de mil praias marítimas e fluviais, ou marinas, credenciadas e apoiadas para manterem-se adequadas à visitação. Mais de 300 estão em Portugal, e apenas quatro no Brasil: Praia do Tombo, no Guarujá, e Prainha, no Rio de Janeiro, além das marinas Costabella, em Angra dos Reis, e Marinas Nacionais, Guarujá. Um dos requisitos para ser credenciada é justamente o da segurança!

A praia de Amaralina é uma das mais famosas de Salvador, cantada e descrita por Dorival Caymmi, Jorge Amado, Clara Nunes, Gilberto Gil, etc., mas é também uma das mais perigosas da cidade, sendo constantes e violentos os assaltos, como este https://www.youtube.com/watch?v=nNDmnKtqQC8. Os marginais infernizam a vida de quem freqüenta o lugar, baianos e turistas, já que existem oito hotéis por ali, além das pessoas que se hospedam no Rio Vermelho e Pituba e procuram aquela praia.

Ninguém pode se aventurar a caminhar pela praia entre Stela Mares e Itapuan - esta uma das mais famosas do Brasil, que atrai brasileiros e estrangeiros de diferentes lugares - pois, seguramente, será assaltado. Piatã e Jaguaribe são conhecidas pela ocorrência dos assaltos na praia, e o trecho entre Ondina e Barra também. O Porto da Barra precisa de policiamento ostensivo, e delinqüentes impedem qualquer cidadão desfrutar da vista mar do Comércio! Tudo isto ainda é agravado pelo assédio, agressões verbais ou extorsões de alguns vendedores ambulantes e exploradores do péssimo serviço de praia!

Proprietários e administradores de hotéis e agências de turismo da cidade precisam de apoio da prefeitura, dos gestores do turismo da cidade e do aparato de segurança pública, para manter seus negócios que geram milhares de empregos diretos e indiretos. Eles precisam, pelo menos, da contra partida dos impostos que pagam e sustentam outras necessidades da cidade, além de salários de gestores públicos e campanhas políticas.



Há anos que a indústria turística de Salvador vem definhando por falta de ações de gestores despreparados ou interessados em outros setores da economia, sendo que o Turismo é uma vocação natural de Salvador. Milhares de pessoas foram desempregadas nos últimos oito anos, por causa da retirada das barracas de praia e suspensão da reforma do Centro Histórico, e hoje engrossam as estatísticas de inadimplência e violência.

A prefeitura alega que segurança, por exemplo, é assunto do estado, mas os impostos do Turismo também sustentam a Guarda Municipal, e para quê? Para exibir em solenidades e publicidade? O Turismo esperou pela Copa, agora terá que esperar pela eleição? Nesse meio tempo os salários dos gestores responsáveis saem pontualmente e sempre altíssimos, enquanto o pessoal do Turismo vê seus anos de trabalho, sua dedicação, seus investimentos, seu patrimônio e seu sustento, ‘morrerem na praia’!

Um comentário:

  1. Lamentável ! Chegamos ao ponto de termos uma cidade inteirinha sem a menor segurança entregue aos bandidos ! Dá medo ir às ruas , descontrair nas praias . Temos medo da nossa própria sombra ! Acabei de descrever Salvador , , uma cidade onde a pessoa já é assaltada na porta da própria casa , na saída para ou na volta do trabalho;;;...!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.