De acordo com o prefeito, a crise econômica que o Brasil atravessa pode ajudar Salvador. “Está mais caro ir para o exterior e Salvador se tornou, desde 2013, uma cidade mais atraente e mais bem preparada para receber os visitantes.” É esperado um crescimento de 15% no fluxo turístico em relação ao ano passado. No verão, a Prefeitura projeta que Salvador deve receber cerca de 2,1 milhões de pessoas. Sobre o Carnaval, confirmou que a tendência é a ampliação da festa sem cordas e destacou que o modelo de financiamento da folia é uma referência para o país. O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou que a grade completa do Réveillon, outro grande evento organizado pela Prefeitura, será divulgada nos próximos dias e que a festa entrou definitivamente para o calendário da Praça Cairu. “O Réveillon se tornou um produto da cidade para o turismo com atrações de ponta”, afirmou.
Calendário - Na capital baiana, essa agenda de festas começa antes mesmo do início oficial do Verão, já no dia 4 de dezembro, na comemoração de Santa Bárbara. Logo depois, a cidade ferve com o maior evento de fim de ano do país – o Réveillon de Salvador –, com os ensaios dos blocos, bandas e artistas, passando ainda pela Lavagem de Itapuã, festa de Yemanjá e chegando, finalmente, ao Carnaval. Mais uma vez o Réveillon, que em 2015 também foi apresentado em São Paulo, acontece na Praça Cairu, no Comércio. Para mostrar a magnitude e efervescência do calendário de Verão da capital baiana, que tem o apoio de marcas como a Skol e a Air Europa, a Prefeitura reuniu nesta noite, em São Paulo, artistas da música baiana, executivos do trade turístico nacional e de grandes marcas, celebridades, empresários do setor de entretenimento, influenciadores e imprensa de todo o país. Isso tudo acompanhando de um grande show de Daniela Mercury e Saulo Fernandes, além de convidados. A direção artística é de Elísio Lopes. O mestre de cerimônia foi o ator Érico Brás.
Visitantes - Proprietários de bares, pousadas, restaurantes e hotéis localizados nas áreas de maior concentração turística de Salvador já se preparam para recepcionar os mais de 2 milhões de visitantes que irão desembarcar na capital baiana entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017. A expectativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), reforçando a previsão do setor, que espera um aumento de até 15% no número total de ocupação hoteleira no período. Em 2015, os estabelecimentos da capital registraram uma taxa de 85% nos períodos de pico: Réveillon e Carnaval. O presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), Luiz Augusto Leão Costa, afirma que o trade turístico está otimista, “principalmente por conta da antecipação da programação feita pela Prefeitura de Salvador, o que propiciou ao setor mais tempo para elaborar e colocar em prática um planejamento”. “A ocupação em hotéis, bares e restaurante deve ser maior que no ano passado. Para isso, é preciso mostrar, nos principais polos geradores dos potenciais visitantes, que Salvador é uma nova cidade, que mudou de cara e está preparada para receber cada vez melhor o turista”. Pelo menos 150 mil turistas devem chegar apenas durante a temporada de cruzeiros, que começou no mês de outubro. Serão, até o final do verão, 20 navios desembarcando na primeira capital do Brasil. Por conta disso, a Prefeitura prepara um esquema especial para receber os visitantes, envolvendo atrações culturais, distribuição de informativos e toda a assistência necessária para atender bem quem chega.
Calendário oficial
* 04 de dezembro – Festa de Santa Bárbara
- Festa típica popular: A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Devotos se unem e rendem homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru. Local: Largo do Pelourinho
* 04 de dezembro - Ensaio Bloco Afro Malê Debalê
- O bloco conta com cerca de quatro mil integrantes e foi fundado por um grupo de moradores de Itapuã. Local: Sede do bloco, Abaeté
* 08 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição da Praia
- Festa típica popular: Em homenagem a padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica. Local: Bairro do Comércio
* 10 de dezembro – Pré-Enxaguada
- Com Carlinhos Brown e Convidados. Baseado no sucesso do evento Enxaguada du Bonfim, essa será uma versão que vai anteceder os festejos oficiais. Neste evento, Carlinhos Brown vai priorizar o samba, convidando atrações nacionais. Local: Museu du Ritmo
* 10 e 11 de dezembro - Festival de Verão Salvador
- Um dos maiores festivais de música do país. Une todos os ritmos nacionais e mistura todas as tribos. No sábado (10), a linha musical do evento será Pop, Rock e Reggae. Já no domingo (11), o público curtirá o Axé Music e o Sertanejo. Local: Arena Fonte Nova
* 11 de dezembro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê,
- Local: Sede do bloco, em Itapuã
* 13 de dezembro – Festa de Santa Luzia
- Festa típica popular: Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a luz. As homenagens acontecem na igreja que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Local: Pilar, no Comércio.
* 16 de dezembro – Ensaio Léo Santana
- Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes, em Piatã.
* 18 de dezembro - Concurso Rei e Rainha do Malezinho
- Promovido pelo Bloco Malê Debalê na sede do bloco, em Itapuã.
* 25 de dezembro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil)
- Com um formato acústico, o projeto leva cultura e música para áreas públicas de Salvador. Evento gratuito. Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.
* 28 a 31 de dezembro – Réveillon de Salvador
- Conhecida como a maior festa de fim de ano do país, O Réveillon de Salvador tem 25 atrações gratuitas. Local: Praça Caramuru, Comércio.
* 31 de dezembro e 1° de janeiro – Bom Jesus dos Navegantes
- Festa típica popular: O evento inclui duas procissões marítimas, contando conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Local – Cidade Baixa.
* 1° de janeiro – Festa Pôr do Som
- Parte do Réveillon de Salvador, o projeto da rainha Daniela Mercury leva o melhor da música para o público durante o pôr do sol em frente à Baía de Todos os Santos. Artista: Daniela Mercury e convidados. Local: Praça Caramuru, Comércio.
* 04 de janeiro – Ensaio Léo Santana
- Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.
* 05 de janeiro – Ensaio do Psirico
- Com Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 06 de janeiro – Festa de Reis
- Festa típica popular: Comemorado na Europa, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem guardando algumas de suas características. Local: Largo da Lapinha.
* 08 de janeiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil)
- Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.
* 08 de janeiro - Sarau du Brown
- O evento idealizado por Carlinhos Brown traz para a mesma festa diversas formas de expressões artísticas como música, poesia, teatro, artes plásticas e moda. Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.
* 08 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
- Na sede do bloco, em Itapuã.
* 09 de janeiro – A Melhor Segunda-feira do Mundo
- Ensaio do Harmonia do Samba. Acontece com cerca de um mês antes do Carnaval e arrasta multidões em plena segunda-feira. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.
* 11 de janeiro – Ensaio Léo Santana
- Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.
* 12 de janeiro – Bonfim de Tarde
- Festa realizada no mesmo dia da tradicional Lavagem do Bonfim. Artista: banda Oito7nove4. Local: Terminal Marítimo.
* 12 de janeiro – Lavagem do Bonfim
- Festa típica popular: Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Local: Comércio até o Bonfim.
* 12 de janeiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 12 de janeiro – Enxaguada do Bonfim
- Desde 2008, Carlinhos Brown realiza mais um de seus projetos integrando as comemorações da Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Neste evento, Carlinhos Brown saúda o Senhor do Bonfim, Oxalá no sincretismo religioso, sempre trazendo um repertório diferenciado e referências do Samba de Roda e Samba da Bahia. Local: Museu du Ritmo.
* 16 de janeiro – Segunda-feira Gorda
- Festa típica popular: É realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares. Local: Ribeira.
* 18 de janeiro – Ensaio Léo Santana
- Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.
* 19 de janeiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 21 de janeiro – Festeja Verão
- Grandes nomes da música sertaneja. Local: A definir
* 22 de janeiro - Sarau du Brown
- Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.
* 22 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
- Sede do bloco, em Itapuã.
* 23 de janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
- Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.
* 25 de janeiro – Ensaio Léo Santana
- Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.
* 26 de janeiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 28 de janeiro - Sarau Kids Encontros de Verão com Paxuá e Paramim
- Artistas: Carlinhos Brown, Banda Dó Ré Mi Lá e convidados. Local: A definir.
* 29 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
- Sede do bloco, em Itapuã.
* 29 de janeiro – São Lázaro
- Festa típica popular: Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé. Local: Federação.
* 29 de janeiro – Ensaio Oito7Nove4
- Local: Alto do Andu.
* 30 e janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
- Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.
* 02 de fevereiro – Festa de Yemanjá
- Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no bairro do Rio Vermelho. No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Local: Rio Vermelho.
* 02 de fevereiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 04 de fevereiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da Banda Jammil)
- Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.
* 04 e 05 de fevereiro - Holiday Festival
- Diversos artistas consagrados. Local: Parque de Exposição.
* 05 de fevereiro – Lavagem de Itapuã
- Festa típica popular: A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa. Local: Itapuã.
* 05 de fevereiro - Concurso Negro e Negra do Malê Debalê
- Sede do bloco, em Itapuã.
* 05 de fevereiro - Sarau du Brown
- Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.
* 06 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
- Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.
* 09 de fevereiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 12 de fevereiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
- Sede do bloco, em Itapuã.
* 12 de fevereiro – Ensaio Oito7Nove4
- Local: Alto do Andu.
* 16 de fevereiro – Ensaio do Psirico
- Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.
* 13 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
- Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.
* 19 de fevereiro - Sarau du Brown
- Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.
* 19 de fevereiro – Ensaio Geral do Malê Debalê
- Local: Sede do bloco, em Itapuã
* 23 de fevereiro – Ensaio do Psirico e convidados.
- Local: Alto do Andu – Paralela.
- Toda segunda-feira – (28 de janeiro até o Carnaval). A previsão do bloco é de que sejam realizados 10 ensaios até o Carnaval. Local: Praça das Artes, Pelourinho
* Ensaios banda Afrodisíaco
- Toda sexta-feira, de 28 de outubro até o Carnaval. Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho.
* Ensaios do É o Tchan
- Sempre aos domingos (23 de outubro até o Carnaval). Local: Clube Espanhol, em Ondina.
* Ensaios do Band’Aiyê
- Sempre aos sábados, a Band´Aiyê é a anfitriã de bandas convidadas, que passam pelo palco da Senzala do Barro Preto para celebrar a música de raiz africana e dar continuidade ao processo de conscientização da comunidade negra. Todas as quintas-feiras (17 de dezembro até Carnaval). Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho
* Ensaios da Timbalada
- Dois ensaios em dezembro e dois em janeiro. Local e data a definir.
* Pré-Carnaval de Salvador: Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).
- 18 de fevereiro – Fuzuê: O primeiro dia de pré-Carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais.
- 19 de fevereiro – Furdunço: O segundo dia de pré-Carnaval já conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os micros trios.
* Carnaval de Salvador
- 23 a 28 de fevereiro: A maior festa de rua do planeta une todos ritmos e todas as tribos em uma alegria contagiante e ininterrupta. Com música em todos os cantos da cidade, com destaques aos blocos, camarotes, trios independentes e cortejos realizados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Observação: Alguns artistas, blocos e camarotes ainda organizam seus ensaios de pré-carnaval.