- Dias 05, 12, 19 e 26/09 (terças-feiras)
- Horário: 14h às 17h
- Local: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Rua Borges Reis, S/N, Rio Vermelho – Salvador – Bahia
- Informações pelo telefone (71) 3116-5366
Arlon Souza - Sob a perspectiva da formação de público e da mediação cultural, a oficina Leituras Cênicas - orientada pelo ator, produtor e jornalista Arlon Souza - irá discutir as estruturas, componentes, linguagem e elementos de composição que norteiam processos criativos de montagens cênicas, incluindo as diversas dramaturgias, criadores e suas identidades artísticas. Os participantes inscritos terão a oportunidade de um bate-papo com um encenador local ou coreógrafo, a cada semana, tendo como base o conhecimento de sua trajetória, obra, discurso e formas de narrativa.
Celso Jr., Luís Alonso e Luiz Antônio Sena Jr. são os artistas convidados do mês de setembro, que terão uma de suas produções – que deverá estar em cartaz – analisada pela turma. Os encontros serão sempre às terças-feiras do mês de setembro, das 14h às 17h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Rio Vermelho), nos dias 05, 12, 19 e 26/09. A instituição facilitadora – a Fundação Pedro Calmon – irá emitir certificado para quem participar dos 4 encontros.
Com base em artigos, ensaios, resenhas, vídeos, estudos e outras formas de análise, a ideia é criar um território em que o Teatro, a Dança e a Performance são apreciados pela reflexão e pela provocação de diálogos com o público. Nessa proposta, as múltiplas abordagens são pontos de partida, sem necessariamente privilegiar a técnica ou fazer relações entre certo e errado, mas de criar interlocuções que façam links com as variadas linguagens artísticas, áreas do conhecimento, contextos e realidades sociais.
Artistas convidados
- 12/09 - Celso Jr. - Professor, ator e diretor teatral - ator e diretor com mais de 70 espetáculos teatrais realizados, é professor do CENTRO DE CULTURA LINGUAGEM E TECNOLOGIAS da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CECULT-UFRB. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA (2013). Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela Escola de Teatro da UFBA, (1994). Mestre em Letras, (Teorias e crítica da literatura e da Cultura) UFBA, (2005).
- 19/09 - Luiz Antônio Sena Jr. - ator, produtor e diretor teatral, Bacharel em Artes Cênicas - pela Escola de Teatro da UFBA (2007) - integra A Outra Companhia de Teatro. Como ator, trabalhou com diretores de reconhecido mérito como: Harildo Deda, Hebe Alves, Jacyan Castilho, Daniel Marques, Meran Vargens, Lázaro Ramos, Fernanda Júlia, Cristina Castro, Thiago Romero. Dirigiu as montagens: Mar me quer (2010), Véu - uma poética do só (2010), A vala comum (2008), Corpus (2006), Remendo Remendó (indicado ao Prêmio Braskem de Teatro – como Revelação, 2011), Colcha de Retalhos (2012), BORRADO [de como o tempo te revela] (2014), O que de você ficou em mim (2014), Ruína de anjos (2016) e As paredes escondem o que não é dito: BEM-VINDOS! (2017). Coordenador da Mostra Casa aberta, desde 2010, diretor de produção do VIVADANÇA Festival internacional, desde 2012, ambos até 2016. Diretor geral do PAVIO Arte e Negócios, projeto de economia criativa com foco na difusão da produção baiana em artes cênicas.
- 26/09 - Luís Alonso - encenador e diretor artístico do FILTE Bahia, Diplomado pela Escola Nacional de Arte (ENA) de Havana, Cuba, integrou o Instituto Superior de Arte (ISA) de Havana durante três anos, formou parte da primeira companhia de arte de Teatro de Cuba: "Teatro Buendia". Apresentou espetáculos como ator na Alemanha, Dinamarca, Itália, Grécia, Eslovênia, Polônia, Equador e Áustria. Integra o grupo Internacional “Ponte dos Ventos”, sediado na Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen. Criador e Diretor do grupo Oco Teatro Laboratório e do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia. Recentemente, dirigiu as montagens Cartografia do Abismo, O Galo e Fronteiras.