Por falta de um local apropriado, restaurantes e casas de comércio do Rio Vermelho, elegeram a esquina na rua Canavieiras com a Conselheiro Pedro Luiz a sua lixeira, sob os olhares lenientes dos órgãos responsáveis por coibir este tipo de abuso, apesar da placa . Sobra para o pedestre, que perde espaço para transitar no passeio.
Ganham as ratazanas com a fartura de alimento.
Lixo colocado fora do horário o que acontece poucas horas depois?
Depois de remexido pelos catadores a situação ficou assim. Tá bonito isso?
Exatamente. O lixo é de responsabilidade de cada estabelecimento, esses devem ter local apropriado para armazena-lo e só colocar NA PORTA DO SEU ESTABELECIMENTO nos dias e horários da coleta. Isso é falta de civilidade dos comerciantes e não culpa da Prefeitura.
ResponderExcluirA culpa também é da prefeitura na medida em que não aplica a lei que estabelece multas para quem coloca o lixo na rua fora o horário da coleta e nem prioriza campanhas educativas. O recurso de publicidade é gasto na promoção pessoal. Se não tem capacidade de aplicar a lei que ela própria( a prefeitura) edita, então melhor revogar!
ExcluirCada qual com sua opinião, né?!
ExcluirSegundo Chico Xavier: "Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas sim o que menos se suja..."
Claro que indiretamente o Estado é responsável pela "educação formal" da população. Mas, conduta moral não é responsabilidade da escola, e sim de cada pessoa e ciclo familiar, em como se portar ou não na sociedade, valores como certo ou errado.
Temos de parar com isso de atribuir ao outro a responsabilidade que É NOSSA.
Todo dia tem propagandas, em todos os lugares, de "se beber não dirija" e, sinceramente, não tenho visto o número de acidentes diminuir, ao contrário. Ou seja, algumas coisas só mudam quando o ser humano muda sua forma de pensar e agir.
E vamos combinar que ninguém muda ninguém, só a consciência moral pode mudar a conduta desse indivÃduo.
Se cada estabelecimento armazenar seu lixo, em local apropriado, até o dia e hora próxima da coleta esse problema tá resolvido.
Se houvesse a consciência de lixo seletivo, entre aquilo que pode ser reciclado ou não, com certeza os catadores não iam precisar rasgar os sacos para "pescar" aquilo que lhe interessa.
ExcluirÉ até um projeto muito interessante para ser fomentado entre esse Blog e a Associação dos Moradores do Bairro. Afinal são duas entidades renomadas, de peso e muito respeitas no Rio Vermelho.
Não estou discordando em relação à falta de educação, concordo que muita gente acha que não tem nenhuma responsabilidade com a rua onde mora e onde trabalha, estou acrescentando mais um dado, a falta de fiscalização e reação do poder publico para coibir esses abusos, ainda mais quando se sabe quem pratica como é o caso em questão.
Excluir