Projeto gratuito incentiva a prática de leitura para o público infantil

O ano começa com uma oportunidade de acesso à leitura para crianças de Salvador. Idealizado pelo Atelier Artístico Chegança, o projeto LeiturArte traz para 2021 uma proposta interativa de aprendizado, por meio da ludicidade da contação de histórias, unindo a exibição de um espetáculo infantil e um intercâmbio virtual entre artistas e educadores.

Contemplado pelo Prêmio Gregórios – Ano II da Fundação Gregório de Mattos, o projeto sociocultural e educativo traz a experiência Troca-Troca LeiturArte, voltado para educadores, mediadores de leitura, arte-educadores, pais e contadores de histórias que desejam compartilhar memórias e conduzir as crianças ao universo da leitura. 

A troca virtual acontece em quatro encontros, com turmas de 25 pessoas, cada, entre os dias 03 e 11 de março, das 14h às 17h, com inscrição por meio da plataforma Sympla e transmissão no Zoom. A cada turma, um convidado irá compartilhar experiências, curiosidade e ampliar o debate sobre temas como a quebra de paradigmas na literatura infantil, diversidade, representatividade na infância e educação em tempos de pandemia. As inscrições serão realizadas de 19 a 26 de fevereiro.

De acordo com a mediadora do Troca-Troca, Ana Tereza, a atividade é vista como uma forma de mudar a realidade atual do Brasil em relação a leitura. "Construir um espaço de compartilhamento entre profissionais de ensino e contadores de histórias pode trazer resultados frutíferos para a relação entre as crianças e o livro. Ao construir caminhos simples e eficazes para fazer com que a criançada tome gosto pela leitura, mudaremos o cenário atual do nosso país de abandono progressivo dos livros”, afirma Ana Tereza.

Histórias e Livros


Com um olhar voltado também para o público infantil, entre os dias 06 e 14 de março, a criançada vai embarcar nas aventuras das irmãs Tina e Kekeu, que buscam o diferente através das páginas dos livros, deixando para trás o cotidiano massivo dos eletrônicos. Com exibição gratuita, o espetáculo inédito Histórias do Mundão tem enredo de Daniel Arcades, Manu Santiago e Ana Tereza. A montagem traz ainda contrapontos para reforçar o poder da transformação e inclusão por meio da leitura, além da acessibilidade com intérprete de libras.

Parceira do LeiturArte, a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador ampliará o alcance do projeto atingindo diferentes bairros da capital baiana, promovendo espaços de leituras para toda a comunidade. Segundo a idealizadora e dramaturga do projeto, Manu Santiago, o LeiturArte proporciona “um reencontro com o hábito de ler, especialmente nesse momento em que o livro perde espaço para a tecnologia”.
            Foto divulgação- Nathalia Miranda 
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.