Diante de uma crise economia que afeta todo o mundo é com perplexidade que o que os milhares de desempregados e o contribuinte baianos recebem a noticia de que com a chegada dos novos trens do metro a Conder terá agora um custo de R$ 80 mil por mês com o pagamento de aluguel à Estação Aduaneira do Interior (Eadi/Salvador), localizada no CIA-Sul para armazenamento e proteção dos vagões. Os trens deveriam ir direto para o pátio de manobras e oficinas encerrando as atribuições do governo estadual no processo, mas o local ainda é inapropriado para receber o equipamento, segundo as normas da empresa fornecedora. Os três primeiros trens chegaram no dia 7 de novembro do ano passado, e os três restantes no último sábado. Maria del Carmem, da Conder explica que, embora não estivesse previsto, o aluguel do armazém é importante e no valor está incluso o seguro. A assessoria do prefeito, respondeu argumenta que o prefeito teve coragem de enfrentar mais uma ferida urbana e que hoje, o metrô tem mais de 97% das suas obras concluÃdas e, se os trens ainda não estão nos trilhos, é porque o Tribunal de Contas da União exerce uma severa fiscalização sobre um processo contratual que começou mal lá atrás pelos aliados de hoje da gestora da Conder.
Enquanto eles trocam acusações o contribuinte paga a conta.
Eu já havia comentado o assunto que, nada mais é, fruto da imcompetência de administradores despreparados para os cargos para os quais foram nomeados. É o povo sempre pagando. Não há como justificar o que ocorreu com a chegada dos vagões para serem armazenandos sabe-se lá por quanto tempo, pagando, evidentemente, com o suor do povo, uma despesa inútil e encaminhando o nosso dinheiro para o ralo...Por falta de programação , os vagões deixaram de chegar na época apropriada para serem imediatamente colocados sobre os trilhos. Quém paga ? Ora ! Nós pagaremos, sob protestos e quase chorando ! E, tudo isto, para termos o menor metrô do mundo que ainda vai custar a sair do papel...
ResponderExcluirSeria bom que a Conder esclarecesse , em detalhes, quanto vai mesmo custar a armazenagem dos vagões do Metrô . A cifra de 80.000 por mês, sem maiores explicações, não bate com o que é do meu conhecimento. O valor, o custo, é bem mais alto e precisa ser explicado com transparência à população . Armazenagem, seguro e, posteriormente, o transporte dos seis vagões do local atual para os trilhos, quando chegar o dia, não são custos insignificantes.É grana da pesada ! A Conder precisa explicar melhor esta história do Metrô. Precisa dizer também quando é que vai mesmo rolar o primeiro trem !
ResponderExcluirEsse sem dúvida vai ser mais um das muitas perguntas sem resposta. E afinal, quando o metrô entrar em operação quanto será que vai custar a passagem para levar o cidadão do nada a coisa nenhuma?
ResponderExcluirCarmela, esta história do nosso Metrô está me apaixonando !... Ainda com referência a fase atual e a toda aquela história de que os 6 vagões chegaram fora da hora, nos custos, vão ser necessárias adicionar ainda as despesas com guindastes para colocar os vagões sobre carretas, as próprias carretas, transporte , e, naturalmente, as operações de descarga e colocação nos trilhos, que poderiam ter sido realizadas de uma só vez, indo diretamente do cais para as suas linhas . Será quase uma operação de guerra. Estamos falando de um projeto que não sabemos quando vai ser concluÃdo ( menos de oito quilômetros ) e que chamam de 1a. etapa - Imagine e saibam todos, que o nosso Metrô foi imaginado para ter 28 estações e uma extensão de 48,1 quilômetros que ninguém sabe quando serão concluÃdos . O inÃcio das obras foi imaginado para o ano de 2000 com conclusão prevista para 2003, mas, por causa de alguns probleminhas de percurso , inclusive causados por um ex-ministro das cidades ( Sr.Olivio Dutra ) , foi prorrogado para 2008 . Hoje é 21 de janeiro de 2009 !... - A propósito : há 70 anos exatos, surgiam na localidade chamada Lobato, aqui em Salvador, as primeiras gotas do ouro negro e aà começou a história do Petróleo no Brasil...Me lembro das manchetes no dia 21 de janeiro de 1939 e da euforia do povo baiano !
ResponderExcluirMas, antes de terminar, desejo lembrar que um candidato a reeleição para o cargo de Prefeito, que foi reconduzido ao posto, se aproveitou da chegada dos primeiros trens, espalhando outdoors pela cidade em campanha polÃtica...Cadê os trens, Snr. Prefeito ?
Sarnelli, você pergunta: Cadê os trens, Snr. Prefeito ?
ResponderExcluirEu pergunto: Cadê você Sr. prefeito ?