Embora a notícia não tenha sido divulgada devidamente para o conhecimento de todos os moradores, até para uma participação maior no evento, no site oficial da Prefeitura, consta, que prefeito João Henrique fez o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do Memorial Caramuru, em solenidade realizada na terça-feira à noite (dia 24), no salão paroquial da Igreja de Santana. Como se trata de assunto de interesse de todos os moradores, segue o texto oficial na integra:
O prefeito João Henrique fez o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do Memorial Caramuru, um dos principais componentes do Projeto de Revitalização da Praça Caramuru, no Rio Vermelho. A solenidade foi realizada ontem à noite (dia 24), no salão paroquial da Igreja de Santana, no Rio Vermelho, como parte da programação de aniversário dos 460 anos de Salvador, e que ainda contou com o lançamento do livro Diogo Álvares, o Caramuru, de autoria do escritor Ubaldo Marques Filho
Ainda seguindo a matéria, O Memorial Caramuru foi traçado para funcionar como centro de difusão histórica e cultural, congregando uma combinação para abrigar o acervo histórico (memória de Caramuru e do Rio Vermelho), iconográfico (registros fotográficos do Rio Vermelho) e artístico (obras de autores com laços no bairro), além de um salão de eventos, auditório multiuso, arena ao ar livre, espaço para interação com a comunidade, dentre outros.
De acordo com o prefeito João Henrique, nada mais justo e merecido do que se resgatar a dívida com a história da Bahia e, por extensão, do próprio Brasil. Este resgate será feito através do beneficiamento da área, para que o local possa ser utilizado de forma adequada e com o valor que merece.
Equipamento âncora
"A melhor forma de aproveitamento é com uma intervenção de reurbanização da Praça Caramuru, através de um projeto nas dimensões dos que foram executados nas recuperações do Dique do Tororó, do Costa Azul, do Campo Grande e outras praças que recentemente passaram por grandes reformas" afirmou João Henrique.
"Enfim, a Praça Caramuru, tendo o Memorial Caramuru como uma espécie de equipamento âncora, poderá ser transformada num núcleo de importância histórica, cultural e turística e ser inserida no circuito das visitações públicas, como centro de referência no Rio Vermelho" concluiu o prefeito.
Na oportunidade, o prefeito foi homenageado pela Central das Entidades do Rio Vermelho com a entrega do diploma de Honra ao Mérito pela obra e execução do memorial.
Então o Senhor Prefeito também estacionou sua comitiva no cercadinho do Padre?
ResponderExcluirE nós, simples mortais, não fomos convidados para o lançamento da pedra fundamental?
Perguntas para os nobres que foram convidados e lá estiveram:
1.Foi questionado ou divulgado data de início da obra, tempo de duração, valor do projeto e data de conclusão?
2.Lançamento da pedra fundamental e lançamento de um livro até dá para entender pois o tema é um só. Mas onde é que entra a Igreja Católica? Este evento não poderia ser no Teatro do SESI, por exemplo? E porque não em praça pública?
Começo a entender porque algumas pessoas, moradores do bairro, afirmam que o Rio Vermelho tem dono.
Ricardo Bastos
E mais essa: " Na oportunidade, o prefeito foi homenageado pela Central das Entidades do Rio Vermelho com a entrega do diploma de Honra ao Mérito pela obra e execução do memorial."
ResponderExcluirHomenagear e entregar diploma de Honra ao Mérito a um cidadão que nada mais faz do que cumprir com a obrigação do dever que lhe foi outorgado pela população da cidade! É o mesmo que ao ser atendido por qualquer profissional de qualquer área devamos prestar homenagens e outorgar diplomas pelo trabalho desempenhado a quem nos atendeu! Trabalhar pela comunidade é OBRIGAÇÃO do prefeito, portanto não cabe homenagens... ou então posso pensar por outro lado, o de que o estado de abandono é tamanho que quando a prefeitura consegue realizar qualquer melhoria, por mais infíma que seja, haja motivo de grande alvoroço popular tamanha a raridade do evento, acho que deva ser por ai a razão das homenagens...
Ó paí, vou tomar minha cachaçinha...
RL
Gente, temos mesmo que aplaudir o aparecimento do Blog do Rio Vermelho , uma feliz idéia da D.Carmela Talento! Não é a toa que ela tem o Talento no sobrenome! Não fosse ele,o blog , estaríamos , sem saber o que anda acontecendo no nosso bairro. O Blog, que alguém classifica de parcial, divulgou o lançamento do livro do escritor Ubaldo Marques Porto Filho no salão Paroquial da Igreja do Rio Vermelho , mas nada se sabia sobre o lançamento da pedra fundamental do Memorial à
ResponderExcluirDiogo Álvares Correa, O Caramuru! E , assim, a comunidade foi, mais uma vez , discriminada e o acontecimento ficou sendo mesmo uma reunião para poucos convidados. Uma lástima !... Há, com certeza, alguma vaidade nisso , não há outra explicação !
Eu sempre pensei que uma pedra fundamental ,fosse lançada no local da construção e à vista do povo, até com o prefeito ou outra autoridade , com uma colher de pedreiro e cimento na mão, dando a primeira colherada...com grande repercussão na sociedade e provocando euforia no bairro.
Gente , vamos estar de olho, divulgar ainda mais o Blog , para que mais moradores do Rio Vermelho se interessem pelos destinos do nosso pedaço , que, na realidade, não pode ter dono.
Queremos o nosso Rio Vermelho de
volta!...
Agora, quanto à realização do projeto, alguém acredita nas promessas do Prefeito? Não se esqueçam que , no término do seu mandato, a nossa orla deve estar rivalizando com a de Miami ! Para quem não sabe ainda, o Sr. João Henrique, comparado com 9 prefeitos de grandes capitais , ficou na rabeira. Ganhou O último lugar na pesquisa. Gente, nós temos o pior prefeito do Brasil !...
Está havendo um engano. O Prefeito recebeu um convite para o lançamento do livro, ele compareceu ao lançamento comprou o livro, recebeu um diploma, e ao final anunciou que irá construir o memorial. O lançamento foi amplamente divulgado e as portas estavam abertas para todos, nem precisava apresentar convite. O lançamento foi do livro, não foi da pedra fundamental.
ResponderExcluirParabéns pelo post e pelos comentarios acima,agora eu tb reforço o que o anonimo perguntou, ou melhor dou um alerta não adianta " eles" apresentarem projetos, valor, duração de obra etc e tal pois aqui na barra eu estive presente,( por isso estou dizendo)no lançamento do projeto da reforma da orla, eles mostraram projetos ambientais, paisagísticos, calçamento maravilhoso - resultado, nada disso foi feito, meteram o pau no dinheiro e fizeram o que quiseram mesmo a associação cobrando, e nada, então o negócio é torcer e muito pra tudo sair do papel , beijokas valéria
ResponderExcluirValéria
ResponderExcluirTambém moro na Barra e o que acabou acontecendo foi totalmente diferente do executado, mas enfim... esperar o que de uma administração do considerado hoje, segundo pesquisa do DATAFOLHA, o pior prefeito das 9 maiores capitais brasileiras.
RL
P.S Uma pergunta: Será que convidaram ele para caminhar pela região para ver o estado de abandono e deteriorização do bairro?
Não quero ficar parecendo uma pessoa do contra até porque esse não é meu perfil. Entretanto, essa informação passada por Ubaldo Porto( o filho), realmente é de cair o queixo, como já dizia minha avó. Quer dizer, o prefeito compareceu ao lançamento do livro Caramuru, que justiça seja feita realmente foi bastante divulgado, e aproveitou para anunciar que seria construido o memorial Caramuru. Ai, a assessoria de comunicação da Prefeitura, faz uma matéria, que foi distribuida para toda a imprensa,que fiz questão de divulgar na integra, sem tirar uma virgula, dizendo que o Prefeito fez o lançamento da pedra fundamental do Mememoria Caramuru, na verdade, um ato nem existiu. É com esse tipo de manipulação da informação que eu não concordo, não sou idiota para ficar comendo regue desse galera.
ResponderExcluirEsclarecido os pormenores, não retiro uma víruga do que já afirmei.
ResponderExcluirNão é pessimismo, simplesmente interpretação dos fatos, e para que não ocorra má interpretação, é necessário um canal fidedigno como este que sua autora dedica-se a fazer.
A irônia do Ricardo Bastos é interessante e válida, pois assim chama-se atenção aos fatos horrendos que somos vítimas diariamente.
Então deixem-me viajar um pouco:
Segundo o Sr Ubaldo Neto, o Prefeito foi convidado a um lançamento de um livro e lá aproveita a oportunidade para o lançamento de uma obra. Isso não é oportunismo?
E por favor ampla divulgaçao? Subentende-se veiculação em diários de grande circulação e não só em sites ou blogs, institucionais ou recém criados que ainda não consquistaram o seu público.
DA SÉRIE UM ASSUNTO PUXA OUTRO
ResponderExcluirO padre tem todo interesse em viabilizar o projeto do Memorial Caramuru pois, segundo ele, o culto a Caramuru poderia contrabalançar a influência da festa de Iemanjá que no fundo, no fundo ele (o padre) gostaria de acabar.
Quanto ao Memorial Caramuru, apesar de ser uma boa idéia, é um projeto megalômano que com certeza não será executado (pelo menos nessa gestão).
Uma curiosidade desse projeto é que até indios Tupinambás seriam remanejados (não sei de onde) para dar autenticidade ao Memorial!!!
Depois, meu amigo, você não quer que eu seja irônico...
Quem disse que não tem dinheiro? Segundo o Jornal A Tarde:
ResponderExcluirRegiões turísticas de Salvador vão receber R$ 28 milhões para intervenções em infra-estrutura, conforme anúncio nesta quinta-feira, 20 de novembro. O recurso originário do governo federal e aplicado pela prefeitura municipal será utilizado para requalificação das praças Castro Alves, Memorial a Caramuru, ruas Chile e d´Ajuda, Avenida Visconde de Mauá, Largo da Mariquita e instalação do Portal do Centro Histórico.
Portanto, não esqueçamos de acompanhar a execução dessa verba. Vejam matéiria na integra em: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1013702