Cachorro na rua é um risco. Nas calçadas os donos na maior cara de pau deixam as fezes dos bichos por onde passam, outros nem se incomodam em levar o PIt Bool solto em áreas movimentadas.. Nas praias a situação é pior ainda.Além de incomodar os banhistas está mais do que provado que as fezes desses animais são responsáveis por várias micoses.Hoje(22) pela manhã um cidadão foi atacado pelo animal na praia da Paciência. Para se livrar se jogou dentro d' água mas foi seguido pelo bicho, ai pegou um pedaço de madeira e começou a bater no cachorro, nesse hora apareceu o dono do animal e quis bater no cidadão que foi atacado pelo cão.
No Rio de Janeiro em muitos municÃpios existe lei que proÃbe cachorros soltos tanto na rua como na praia. Os fiscais da prefeitura e agentes do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária percorrem a orla de areia para identificar donos de cachorros que estariam descumprindo a lei municipal que proÃbe animais nas praias. Os animais encontrados sem dono são apreendidos. A multa para quem não retirar o cão da praia é de R$ 600. Em caso de resistência, a PolÃcia Militar pode ser acionada. Aqui em Salvador, nenhuma lei pega porque não se cumpre o que vigora é o cada um fez o que quer, e salve-se quem puder.
Não há muito o que comentar. Apenas que é mais um setor em que a Prefeitura se faz ausente. Não há fiscalização mesmo !...Os animais que são levados a passear pelos seus donos, além de estarem presos pelas correias , deveriam usar focinheiras. Os que estão soltos , levados juntos com os seus donos e tudo o mais... Mas, estamos em Salvador!... Nada que dependa da Prefeitura funciona , ainda pretendemos que ela nos livre dos cachorros que, além do mais, poluem as nossas belas praias tornando-as perigosas e impróprias ? Todos sabemos que os cães que vivem na praia de Santana estão lá tranquilamente...e temos a certeza de que irão continuar por muito tempo, com a população aumentando, o que é pior...Ah, sim, sem esquecer que os donos dos animaizinhos de estimação devem recolher o que eles vão largando pelos caminhos...Este, é um comportamento civilizado.
ResponderExcluirSó pra desabafar: também não aguento mais ver tanto cocô de cachorro pelas ruas. A gente tem andar olhando por chão, pra não pisar em algum. O pior é no meu prédio, onde o estatuto proÃbe a criação de animais, tem cachorro pra todo lado.
ResponderExcluirGosto muito de animais mas cachorro na praia é um saco e o pior é que os donos ainda ficam retados quando se reclama.
ResponderExcluirA PREFEITURA ALEGA que está impedida de recollher os cachorros vadios por força de uma ação movida pelo Ministério Público. Pelo menos foi o que me disse o sr. Casqueiro, gestor da AR do Rio Vermelho.
ResponderExcluirEra só o que faltava. Na Praia de Santana tem uns bichos que se vê que estão doentes, se arrastando pelo pesseio.Hoje caminhando pela orla do Rio Vermelho fiquei espantado com o número de cachorros soltos, pior, ficam se esfregando no calçadão onde vendem pititinga espalhadas pelo chão. Será que o Ministério Público vê isso?
ResponderExcluirVocê tem toda razão Edmilson. Essa informação do Casqueiro tambem me deixou perplexo e eu peço a quem tiver alguma informação adicional sobre esse fato - da prefeitura não poder recolher os cães vadios poque o MP proibe - que poste aqui.
ResponderExcluirPor outro lado sei que existe uma lei aprovada pela câmara municipal e sancionada pelo prefeito que proibe cães na praia, será mais uma lei inútil?