Cidade Bicicleta-Mobilidade para Todos

Será apresentado, na próxima segunda-feira (06/12), os circuitos cicloviários que integram o projeto Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos. A iniciativa será apresentada durante o evento de comemoração dos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Além disso, serão assinados três protocolos de intenções para a requalificação do Centro Antigo de Salvador (CAS).

Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos prevê a oferta de infra-estrutura a partir de três modalidades de circuitos cicloviários. Tratam-se de circuitos especiais, principais e secundários. Os circuitos definidos em função de um interesse específico, a exemplo da Copa 2014, serão considerados especiais. Os circutos que estruturam o sistema viário como elementos essenciais e que tendem a facilitar a vida de quem utiliza as vias cotidianamente são classificados como principais.

Dentre a modalidade principais, destaca-se o circuito cultural, que permitirá que o ciclista faça um roteiro repleto de história, arquitetura e religiosidade, através de monumentos, igrejas e museus. O trajeto também poderá ser feito durante um passeio à noite, uma vez que no roteiro, estarão os monumentos beneficiados com nova iluminação artística e cênica, uma das ações propostas pelo Plano que irá beneficiar, além dos monumentos, as ruas de todo o Centro Histórico de Salvador.

O projeto aponta, num primeiro momento, a construção de nove bicicletários, distribuídos nos seguintes locais: Campo Grande, Mercês, Piedade, Castro Alves, Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Rua das Laranjeiras (Pelourinho), Campo da Pólvora e Colégio Central, no bairro de Nazaré.

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10 Comentários
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  1. a disposição de bicicletários foi incorporada por sugestão nossa, em documento (Esboço para Um Plano cicloviário do Centro Antigo de Salvador) entregue em abril deste ano ao Escritório de Referência do Centro Antigo, a pedido do próprio ERCAS, e que ficou em discussão quinzenal por 6 meses.

    quem sabe vocês não se inspiram e fazem algo similar no Rio Vermelho, ou na grande área Centro Expandido Atlântico (da Vitória até Amaralina)...

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  2. O sonho de Lucas se tornando realidade e ainda com um bônus, locomoção, qualidade de vida e história.

    Mas, para não perder a mania de criticar, kkkkk:

    O circuito citado, apesar de hitórico, me parece que não tem uma geografia adequada para este tipo de veículo. Não deveria ser implantado em áreas planas ou com uma topografia mais favorável?

    Cadê Lucas para nos explicar melhor?

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  3. Qualquer topografia é adequada para uma bicicleta.

    E no Centro Antigo de Salvador é especialmente prazeroso (como aliás em qualquer centro antigo de qualquer cidade). Já falei disso aqui -> http://ultimobaile.com/?p=2797

    De resto, não é "meu sonho". É uma necessidade fisiologica das metropoles se livrarem de seu trafego motorizado. Bicicleta é um caminho para isso - inevitavel eu diria. Bem como o caminho pedestre. E outros caminhos, evitaveis mas muito bem vindos, são os transportes de massa sobre trilhos (que não poluem, não produzm barulho e quase não causam acidentes): bondes, VLTs, ascensores públicos, etc.


    Se isso é "sonho" de alguém é muito mais de Jayme Lerner e de Antonio Gaudi, ou de Lina Bo Bardi, ou de Diogenes Rebouças, do que meu - reles mortal (mas diferentemente dos leitores e autores deste blog, não sou analfabeto urbano não asceno minha eventual ignorância como um troféu).

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  4. Lucas, não entendo essa sua agressividade, afinal, você também é leitor do Blog. O que tem de errado atribuir a você o sonho de algo que vai ser bom para melhorar a qualidade de vida das pessoas? Esse é o sonho de todas as pessoas que citou e seu também, por que não?

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  5. OK, explicou, obrigado por me tirar da ignorância urbana.

    Mas, por favor, tente sair da sua ignorância em relação a diversidade social. É preciso esclarecer, quanto mais informação melhor.

    E tem mais, qualquer topografia é adequada?

    Discordo plenamente.

    Áreas planas e que dão real facilidade de locomoção a população no seu dia a dia são necessárias e isso não vi, você nem os implatadores do atual projeto defenderem.

    Na minha proclamada, por você, ignorância, sugiro que implantem bicicletários em estações de transbordo também, pois estas, no alto de minha ignorância deveriam sim, ser chamadas de circuitos principais.

    E quero deixar claro aqui, que sou a favor deste veículo, mas, mais uma vez nossos Doutores, ou simples mortais que "realizam" sempre fazem de forma equivocada que nunca atendem às reais necessidades da população apesar de venderem com esta finalidade.

    Desse jeito Lucas, você parece que faz parte do time que andou realizando "benfeitorias" no Rio Vermelho, a saber:

    Praça do Padre;

    Melhoria viária em frente o mercado do peixe;

    O próprio Mercado;

    etc.

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  6. Concordo com Carmela . Não havia necessidade de se expressar dessa maneira, afinal, sonhos, todos nós temos e significam apenas o desejo de uma ou mais pessoas verem algo que sempre desejaram, realizado. Todos nós queremos ver uma Salvador bonita , organizada e limpa, diz a minha mulher, o que vem a ser o sonho de todos os soteropolitanos e é por isso que surgem os debates. Deles, sugem idéias,soluções...
    É só isso, nada mais. Desejar algo, sonhar com esse algo, é um objetivo a ser perseguido. O sonho é uma força poderosa que move as pessoas no sentido da busca da realização dos seus projetos. Não é proibido sonhar, aliás, é quase que obrigatório.Quem não sonha, não toma impulso na vida.
    De resto, não teria sido ( nunca foi ) o caso de qualificar os autores e até os leitores do blog de analfabetos urbanos. Os autores e leitores do blog, certamente,entenderão de outras matérias , atividades e profissões que você desconhece. Não é obrigatório que todo mundo tenha profundos conhecimentos urbanísticos, já que cada um toma uma direção na vida.É necessário, sim, que cada qual conheça, e bem, a sua própria profissão .
    Eu não estava pretendendo entrar nesse debate, mas, como colaborador e leitor, não escapei da crítica e então , achei por bem me manifestar , não para comentar a matéria, apenas para dizer o que eu entendo ao ver e ouvir a palavra " sonho " e o que ele significa. Para mim, é algo muito bom !

    Não entendo mesmo de urbanismo. O que eu disser à respeito, será apenas um palpite ou manifestação da minha intuição...

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  7. O mais incrível de tudo é que é possível ver nos postes da praça, grandes placas de "Pribido Bicicleta no Campo Grande", em total contrasenso à proposta de mobilidade...

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  8. Quem respeito pode esperar alguém que vem ao blog e ofende gratuitamente os que aqui comparecem?
    E o que é "ASCENO"?

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  9. Deve ser a mistura de asno com alguma coisa.

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  10. Este negócio de qualquer topografia adequada para uma bicicleta é loucura, deve ser com uma propulsão progênie daqueles que defendem.

    Roger

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