Com o titulo “Risco de desabamento na orla”, a coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde publicada hoje(6),chama atenção para um problema que o Blog já vem denunciando desde quando a cratera da Paciência era um simples buraco. Para ver a extensão do deslizamento não precisa muito trabalho, basta dar uma olhada no local para perceber o estrago já causado pela maré alta e pela chuva.
Veja o que saiu em A Tarde- Há pelo menos dois anos moradores do Rio Vermelho alertam a prefeitura para a cratera que está se ampliando na encosta que vai dar na praia, na Rua da Paciência, trecho em frente à Chaves Outdoor. Quem passa pelo local percebe que um desabamento ali é iminente e se isso correr cai não só o passeio como a pista da orla. E aí vamos ouvir as tradicionais explicações da prefeitura, após a porta arrombada, de que não sabia de nada.
Além de não darem importância ao assunto, o que o pessoal não percebeu, é que há uma abertura por baixo da muralha que se mantém perfeita, mas a água do mar , com a maré cheia , entra pela citada abertura e, no lugar de levar areia ( a praia, naquele trecho, é só pedra), tira a terra, aumentando cada vez mais o risco de desmoronamento da encosta, porque a sua base está sendo solapada.
ResponderExcluirAlém da contenção da encosta, com a proteção do que resta da base - solapada pelo mar - cabe reforçar firmemente a cobertura podendo ser feito na área aterrada um pequeno mirante, porque a paisagem dali para para a enseada da Praia de Santana é belíssima. Urbanizada a área, com banquinhos e uma balaustrada, a cidade ganha mais um ponto de lazer, para se apreciar por exemplo a Festa de Yemanjá. É só uma questão de boa vontade !
ResponderExcluirEu, que sou morador aqui da Paciência, já liguei pro 156 e até o momento não surtiu efeito. Eu pergunto, será que com tanta caçamba de entulho que sai das obras da Fonte Nova( olha que o previsto é de 3 mêses de entulho),não poderiam jogar aqui nesta cratera???? antes é claro, teriam que tapar a abertura por baixo da muralha. Se um ônibus cair lá dentro, cabe tranquilamente, parece que estão esperando acontecer, fora o perigo do poste tombar pra cima dos carros.
ResponderExcluirAbraços,
João Brasil
Aproveitando o comentário de Jorginho Ramos, nas imediações, defronte, da antiga casa da família de Xaréu, Jorge, Zé Mario, ou seja, antiga Academia Conexão, existia uma escada com patamar e tudo, a qual, deveria ser reativada e paralelamente faria uma arquibancada ou totalmente escadaria para as pessoas terem acesso e local para sentar, apreciando o cortejo de Yemanjá, vamos revitalizar a antiga Praia dos Complexados, precisamos fazer isso.
ResponderExcluirAbraços,
João Brasil
Filho de Jurandyr, Baixinho do Rio Vermelho
3335-0370
Infelizmente não tive como registrar ontem, 12/12/10, eu vi no exato momento em que uma senhora quase teve seu torzelo fraturado, após a sua perna entrar no buraco, na valeta de esgoto, exatamente defronte a BARRAQUINHA onde se ESCREVE O NOME NO GRÃO DE ARROZ, ao lado da ENTRADA PRINCIPAL da Igrejinha do Largo de Santana. Não fraturou por sorte, pois estava acompanhada e o pessoal a sustentou para não tombar pro lado. Com o movimento imenso que existe ali, se não tomarem providências, irá acontecer algo pior. É justamente na junçaõ dos 90°. Fica o registro para providências.
ResponderExcluirObrigado
João Brsil
3335-0370
Praia dos complexados, bem lembrado!
ResponderExcluir