Igrejinha de Sant´Anna no centro de uma nova polêmica no bairro

Por Sarnelli

Tenho em mãos o texto completo ao qual me referi em comentário já postado nesse Blog e com o qual o grupo interessado em se apossar da Igrejinha do Largo de Santana(foto) , que está na paróquia, mas não pertence à ela , investe contra uma senhora altamente conceituada da comunidade, com a intenção de , fazendo-a o alvo principal da campanha , alcançar o seu objetivo declarado , que é tomar a igrejinha, segundo ele , para entregá-la ao Pe. Ângelo, para que ali seja implantado um trabalho sociocultural sério , notem bem, sério , diz ele, em favor da comunidade !

Mesmo que tudo fosse bem, seria trocar seis por meia dúzia, porque, o que acontece ali, é, exatamente a realização de um trabalho sócio-cultural sério, realizado por senhoras de respeito do bairro , todas voluntárias , em favor de pessoas menos favorecidas e sobrevivendo por conta própria. Vou repetir: a igrejinha, embora esteja na paróquia, não pertence à ela. O Pe Ângelo , pessoa a quém muito prezo, que merece todo o meu respeito, não tem ingerência sobre o símbolo arquitetônico ( palavra usada no artigo ) citado no texto e ele sabe disso !

O episódio do sino, que está sendo utilizado como argumento , já foi superado , e o pequeno problema que procuram aumentar de proporção, está servindo apenas para abanar a fogueira que acenderam , é coisa resolvida . É preciso um pouco de bom senso , pelo menos , para imaginar porque ele aconteceu, e , que era para ser resolvido entre a proprietária do hotel e o nosso pároco, sem a necessidade de interferência de terceiros. Até parece que, além de termos  para todo o município de Salvador , um prefeito muito mal avaliado, temos um outro, muito ativo, no Rio Vermelho, que não carece de uma autoridade desse tipo , porque é  apenas  um bairro e não um " sub-município" de Salvador. Para o bairro, deveríamos ter uma AR , que não sabemos onde anda a gestora. Só apareceu na época da campanha e depois sumiu  ! A questão do sino, aconteceu, exclusivamente, por causa da proximidade do hotel e da igreja, e nada mais. Eu até diria que ambas as partes têm razão! Diria , ainda, que, ocorreu apenas, por uma questão geográfica ...

É lamentável que se ataque uma Senhora de respeito e que se envolva os católicos da paróquia, atiçando-os também contra o Centro Social Amilcar Marques . Isso não é coisa que se faça !

Não é coisa de cristão, jogar irmãos contra irmãos, e sim procurar uma solução pacífica. Se são, realmente, católicos, saberão avaliar o trabalho desenvolvido pelo Centro e não darão ouvidos à uma campanha sem sentido e mal orientada. Parte o grupo, para uma batalha, para arrancar, na marra, o imóvel das mãos de quem o tem por cessão , para interromper e destruir um trabalho meritório, que já dura décadas , que é o mesmo que pretensamente seria instalado ...

Mais um absurdo no pedaço , uma insanidade, partindo da fonte de sempre.

Não me consta que o saudoso Dr.Deocléciano tenha sido dentista , da mesma forma, como desconheço que, na época em que ele prestava serviços humanitários à comunidade , tivesse existido um consultório odonto-médico completo , pois, naquela ocasião, esses profissionais andavam, simplesmente, com uma maleta que carregavam para todos os lugares, com apenas poucos instrumentos , pode-se dizer que ainda rudimentares .Dr.Deocleciano era clínico geral e tinha que resolver tudo com os seus próprios recursos. Diferente dos médicos de hoje, que mandam as pessoas fazerem dezenas de exames em clínicas especializadas. Era o médico e o amigo das famílias !

Não adianta perguntarmos a posição ao Pe.Ângelo, Como Pastor de almas que é, deveria acalmar as suas ovelhas, inclusive a mais rebelde, pondo fim a pretensões absurdas , insanas e a desentendimentos entre paroquianos , muitos, amigos de longas datas...

A ideia de uma manifestação popular, na minha ótica, é excelente. Poder-se-ia " dar um abraço na igrejinha " fazendo-se muito barulho...

Para parar aqui , o texto ao qual estou me referindo , está cheio de afirmações duvidosas. Destila maldades . Teria sido bem melhor para o autor, se não tivesse sido escrito, porque caiu mal. Muita coisa é fantasia , transbordante de rancor, não se sabe porque...

Entenda melhor o caso acessando o post abaixo  e veja os comentários já publicados

Igrejinha de Sant´Anna no centro de uma nova polêmica no bairro
Em meio à polêmica está a igrejinha de Sant"Anna

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A polêmica é boa e o assunto promete render muito.

    ResponderExcluir
  2. Só para ficar bem claro, não vamos liberar comentários anônimos, portanto, não adianta enviar postagem xigando e nem baixando o núvel contra os colaboradores e leitores do Blog. Quem quiser se expressar dessa maneira que o faça mostrando a cara e não se escondendo no anonimato. Gente covarde não tem vez nesse espaço democrático.

    ResponderExcluir
  3. Isso, Carmela. Já faz muito tempo que eu comentei a respeito dos anônimos. Quem escreve, tem que assinar em baixo. Se usar pseudônimo , pelo menos você, tem que ter a identificação da pessoa, mas é melhor mesmo eliminar. Sobretudo, o blog não pode baixar o nível civilizado com que tem atuado até hoje e que todos nós que participamos dele desejamos preservar.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que Sarnelli postou está claro quem está por trás de toda essa campanha sórdida para retirar o Centro Social da Igrejinha de Santana.
    (Alem dessa campanha, o pretenso dono do bairro pretende, entre outras coisas: Retirar o presente de Yemanjá da Colônia Z-1 e passá-lo para a Associação Yemanjá do Rio Vermelho entidade criada e manipulada por ele. Impedir a realização do Carnaval no Rio Vermelho proposto por Waltinho Queirós. Impedir que o limite do Rio Vermelho proposto pelos técnicos da Prefeitura seja concretizado.)
    Esse cidadão, que semeia a discórdia no bairro há décadas, é especialista nesse tipo ação e trabalha diuturnamente para atingir seus objetivos, quem o conhece a fundo sabe que às vezes nem dorme maquinando como destruir aqueles que não comungam com suas idéias, em resumo: É um elemento psicologicamente perturbado, e perigoso.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Carmela por seus sinceros comentários, minha torcida é para que o Rio Vermelho tenha através de seus cidadãos um desenvolvimento turistico e cultural onde todos possa se orgulhar de ter contribuido, gostaria de ver em seu Blog a opinião daquele senhor ja fez tambem um blog paralelo e pouco lido.

    ResponderExcluir
  6. Eu como mais novo neste blog, concordo com as opiniões de Pino e Sarnelli e acho que além de tudo, independentemente de polêmica ou não, a Igrejinha tem que estar sempre em manuntenção, ou seja, sua pintura renovada a cada ano, verificação estrutural,ramal de esgoto, etc..,por ser um local turístico, bem quisto por todos do bairro e de muitos que aqui vem para se divertir, tanto sozinhos quanto com suas famílias e amigos.
    Viva o Rio Vermelho.....

    ResponderExcluir
  7. Amigo, isso é o que todos nos queremos para o nosso bairro. Quanto ao blog paralelo não tenho conhecimento do que se trata, até porque não me interesso por nenhum tipo de publicação voltada para promoção pessoal e nem tampouco para a pratica do puxa-saquismo, mas se nosso blog serviu de inspiração para o surgimento de outros com o mesmo propósito de lutar por melhorias no Rio Vermelho, ótimo.

    ResponderExcluir
  8. COMENTÁRIO ESTRANHO:
    O Blog recebeu um comentário assinado, por anônimo, como foi recusado, recebeu outro com o mesmo conteúdo dessa vez assinado “Tenente (pescador)” com o seguinte teor:


    “A maior parte destas 7 (sete) pessoas que aqui postam são falsos moralistas, porque se fossem realmente corajosos e justos seriam contrários a atitude adotada por esta senhora dona do Hotel Catharina Paraguassu. Estou achando que são todos “baba-ovos” desta pessoa.
    MENTE DOENTIA = senhora maquiavélica que sempre quis passar (desrespeitosamente) por cima dos costumes e tradições da Igreja Católica, que já existe há muitos anos. Inclusive, a Igreja chegou primeiro do que o hotel no bairro. Muita ousadia da parte dela querer ser contra o som dos sinos da Igreja do Rio Vermelho, isso prova o caráter desta senhora que só pensa nos lucros. Fiquem aí cambada de “bestas” defendendo ela, enquanto o bolso da mesma só faz engordar. Quem ela pensa que é? Conheço o senhor Ubaldo, e ele foi muito homem e colocou a “cara a tapa” e defendeu o interesse do bairro. Diferente de alguns covardes que aqui manifestam suas revoltas e picuinhas pessoais. Impressionante como a temática aqui abordada mudou de rumo!
    (Aqui tem um trecho falando da vida pessoal de um morador que vou suprimir)
    Prossegue o texto-Eu desafio: Façam uma enquête e será provado que a maioria (99%) dos moradores do bairro foram contrários a atitude dela querer acabar com um costume milenar! Isso é um absurdo. E vocês são todos crescidinhos e sabem que esta senhora só visa os lucros, e essa ação social praticada por ela tem o intuito de redução nos impostos da Villa Forma, hotel, etc.
    Se por acaso o contrato dela estiver vencido tem que sair e dar lugar a outro! É a lei...



    Comentário do Blog - Embora assinado por “ tenente pescador” a digital do autor do texto é bastante conhecida, por isso peço ao referido senhor que pare de usar o nome de outras pessoas e tenha coragem de mostrar a cara, não fique na surdina infernizando a vida do bairro.
    29 de dezembro de 2010 12:02

    ResponderExcluir
  9. Pois é Tenente, um depoimento deste, envergonha qualquer classe...o alento, é ter a certeza que borra botas tem em todo lado.

    ResponderExcluir
  10. É CASO PARA PSIQUIATRA!
    O que esse cidadão tem feito (e escrito) não pode ser considerado fruto de uma mente sadia. Imagine! Se fazer passar por “Tenente pescador” para postar um comentário no Blog!
    O pior é que em sua insanidade está entrando na vida particular de pessoas que em determinada fase da vida foram seus amigos, e isso pode acabar mal.

    ResponderExcluir
  11. Foi até bom que D.Carmela , que havia decidido não publicar o tal comentário, o tenha colocado no ar. Estamos descobrindo mais uma faceta ( estaremos mesmo ? ) da pessoa que comanda todas as tramas no Rio Vermelho. Não vou dizer mais nada, porque não estou disposto a comentar postagens desse tipo. Não é o meu estilo !

    ResponderExcluir
  12. Lembro-me que a Igreja estava caindo aos pedaços, atualmente está um verdadeiro ponto turístico e com uma ação social bem eficiente. Só vejo melhoria nas coisas que ela faz. A preservação da arquitetura em todo o empreendimento e a verdadeira preocupação com o bairro. O resto é picuínha. Quem quer fazer o bem não fica inventando histórias atacando os outros.

    ResponderExcluir