Reunidos está manhã na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. os integrantes do Fórum Permanente em Defesa do Rio Vermelho, avaliaram que foi positiva a ação da Limpurb junto aos bares e restaurantes, embora, alguns donos de estabelecimentos, notadamente os que ficam no entorno na Praça de Santana, ainda não se enquadraram, e continuam colocando o lixo na esquina da José Taboada, em horário inadequado.
Houve consenso de que é preciso continuar insistindo com as campanhas educativas até que o problema seja sanado. Com relação à Praia de Santana, Pino fez um relato das ações da comissão que foi formada para ajudar o presidente da Colônia Z1, na organização da praia e entorno, segundo ele, apesar dos avanços persiste o problema de pessoas morando nos barcos, o que dificulta bastante qualquer tentativa de revitalização da praia e que a venda de pititingas no calçadão apesar da maioria estar utilizando caixas de isopor ainda tem alguns que insistem em colocar os peixinhos no chão sem qualquer tipo de proteção.
Branco informou que a Colônia juntamente com a Amarv e a Administração Regional, vão solicitar ao Prefeito para que ele baixe uma norma obrigando que os barcos de pequeno porte sejam colocados na posição vertical, impedindo dessa forma, o acumulo de água e também a utilização dos mesmos por desocupados.
Outro ponto abordado foi com relação ao mutirão que será realizado nas três praias do bairro (Paciência, Santana e Buracão) no dia 24 de setembro, repetindo a ação realizada com sucesso no ano passado. A mobilização e organização desse evento será tema da próxima reunião do Fórum (24 de agosto) que será realizada, (se o tempo permitir) no caramanchão que fica ao lado da Casa de Iemanjá.
Discutiu-se também sobre o comércio irregular que está tomando conta do Rio Vermelho, principalmente à noite quando dezenas de barracas e caixas de isopor chegam de todos os cantos para se instalar no bairro, e também as mesas dos bares da Praça de Santana que estão ocupando todos os passeios, impedindo a circulação dos pedestres. Sobre esse ponto ficou acertado que a Amarv vai puxar uma reunião com a participação de um representante da Sesp para organizar a bagunça.
Apesar da forte chuva desta manhã comparecerem à reunião: Gonzaga, Pino, Carmela ( Blog do Rio Vermelho), Loly e Ricardo ( Amarv) Clovis, Raquel ( Associação da Rua da Barro Vermelho) Branco (Colônia Z1).
Foi muito proveitosa a reunião do FORUM que mais uma vez se concentrou nos problemas da praia de Santana e no entorno da colônia Z-1. As coisas estão avançando, embora num ritmo bem menor do que nós desejaríamos, outra boa notícia foi a confirmação pelo presidente da colônia Z-1 que a Embasa vai assumir os serviços para retirada do esgoto que despeja na praia, garantiu ele que até a próxima festa de Yemanjá os serviços estarão concluídos.
ResponderExcluirBoa tarde a todos.
ResponderExcluirPor motivo de saúde, febre e garganta inflamada, não pude comparecer mais uma vez, infelizmente, contudo, estou sempre a disposição para com os benefícios para o nosso querido bairro. E com certeza conseguiremos a revitalização da praia de Santana, não é o CQC mais faremos o tanto quanto.
Abraços e boa semana para todos.
Olá João espero que vc se recupere logo ,essa gripe está derrubando muito gentes, se cuide viu.
ResponderExcluir