O Blog agradece ao convite da
Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, para as comemorações
do Dia de Municipal de Caramuru e do Dia do Rio Vermelho, amanhã, cinco de
outubro, na sua sede social, na Rua da Paciência, 441, a partir das 19h.
O evento consta de uma série de palestra de dez minutos cada, começando com
a exposição de Ubaldo Marques Porto Filho, autor do livro “Diogo Álvares, o
Caramuru”, Na sequência Pedro Galvão. Presidente
da Associação Brasileira de Agências de Viagem da Bahia(Abav), aborda o tema a “Importância de Caramuru no Turismo
Histórico”, Nelson Almeida Taboada, diretor do Institucional de Caballeros de
Santiado, “Memorial Caramuru”, Santiado
Coelho Rodrigues Campos, presidente da Caballero de Santiago, vai falar sobre o
projeto “Caramuru o Galego”
A programação segue às 19h40, com show Folclórico Galego e Flamenco, com o Corpo
de Bale Caballeros de Santiago e o Grupo de Gaiteiros de Caballeros de Santiago
“ Los Celtas”
Às 20h30 lançamento dos livros Discursos, Artigos &
Palestras de Nelson Taboada e “Proyecto Caramuru Gallego” de autoria de Ubaldo
Porto, Maribel Amoedo, Santiago Campos, Pedro Galvão e Nelson Taboado.
Encerrando o evento coquetel oferecido pela Casa
de Cultura Carolina Taboada.
|
Caballeros de Santiago comemora amanhã o Dia Municipal de Caramuru
outubro 04, 2011
17
Tópicos:
FÃ CLUBE DE CARAMURU
ResponderExcluirA paixão do "escritor" por Caramuru está fazendo o fã clube do náufrago (ou do degredado, como querem alguns, ou do contrabandista, como querem outros) português (ou galego como querem alguns, ou francês, como querem outros) aumentar. Aliás meu amigo Lole que é entendido em coisa do além me contou que recebeu a informação de uma medium que o "escritor" é a reincarnação de Bartira (aquela que tentou acompanhar o navio de Caramuru para a França a nado e morreu afogada), o que explicaria a paixão.
O blog tem que se fazer presente e fazer uma materia com os responsáveis.
ResponderExcluirA paixão irrefutável por um náufrago contrabandista deve dizer algo sobre a personalidade do admirador.
Na parte que me cabe ,agradeço a gentileza do convite , que recebi em casa , trazido por um emissário especial , já que os Correios estão em greve . Além de estar impossibilitado físicamente de comparecer , devido ao horário (eu, simplesmente, não saio à noite ) . A história do Diogo Alvez Correa, o famoso Caramuru , já é conhecida por mim e portanto passa a ser assunto que não me atrai , além de ter a minha própria versão.
ResponderExcluirCarmela, eu desejo saber se as comemorações do Dia de Municipal de Caramuru e do Dia do Rio Vermelho, amanhã, cinco de outubro, na sua sede social, na Rua da Paciência, 441, a partir das 19h., é um convite aos moradores , ou, simplesmente, uma nota que o blog se dispôs a divulgar. Já saí por aí esta manhã e não vi nada pelas ruas nem em lugar algum . Me parece um evento fechado a personalidades VIPs , onde o povo não terá participação. Será isso ?
ResponderExcluirAmigo Sarnelli, não creio que seja um evento fechado, até porque, muitos convites foram distribuidos e também está divulgado na mídia.Nesse caso, não faz sentido sair distribuido faixas comunicando, até porque, o espaço onde o evento será realizado não é grande, o auditório tem um número limitado de lugares, mas acredito que qualquer morador interessado pode participar sim.
ResponderExcluirNão estou entendendo o motivo de tanta polêmica por conta de um evento que será realizado no bairro.Quiramos ou não, Caramuru faz parte da história e tem uma relação com o bairro, fato ou versão é uma situação que deve ser sim aproprida pelo bairro e dela tirar o melhor proveito. Em todo mundo é assim.
ResponderExcluirSe Caramuru andou mesmo por aqui ninguém sabe (não há nenhuma comprovação histórica sobre isso), e se andou não deve ter gostado muito, porque se transferiu logo para o bairro da Graça.
ResponderExcluirCarmela, o que eu acho é que deveria haver uma divulgação maior de que, pelo menos oficialmente, está-se comemorando um aniversário do bairro, coisa que, aaposto, com certeza, a maioria dos moradores não sabe...
ResponderExcluirEu mesmo, sei porque sei, e ainda porque recebi um convite especial e pessoal , o que considero uma deferência. Não porque tenha visto ou ouvido qualquer alusão ao fato. Entendeu o meu ponto de vista ? Está acontecendo um fato que , acredito, é do desconhecimento de quase que a totalidade dos moradores do pedaço e são eles que fazem o bairro !
Acontecendo o fato num espaço restrito, é claro que haverá uma limitação... uma seleção forçada, com o povo de fora !
Então tá, quantos anos amanhã?Então tá, quantos anos amanhã?
ResponderExcluirSeu eu soubesse antes do aniversario teria proposto logo de lançar uns fogos de artificio ! .. deixar então para outro dia, pra comemorar a cratera da paciencia, e dar uma fatia de bolo para a central das entidades
ResponderExcluirDiscussões, inimizade e controvérsia a parte, acho que tanto o blog quanto a AMARV tem que se fazer presente nesta data, mesmo porque, pelo que saiba se comemora também o dia do bairro, não nos interessando as "outra entidades" e sim as que estamos vinculados.
ResponderExcluirJOão , se você quiser e puder, me informe : como foi que você soube que hoje é o dia do aniversário do Bairro ? Você acredita no fato de que o nosso pedaço possa estar comemorando 502 anos ? . As minhas contas não batem !
ResponderExcluirNão vou poder ir Sarnelli, fiquei sabendo por dois motivos, primeiro porque meu aniversário foi ontem dia 04, daí soube que o do bairro é um dia após, hoje, por isso ficou marcado e segundo foi mencionado na reunião de posse da nova Diretoria da AMARV....quanto aos anos, também não tenho certeza absoluta, mas pelo que ouço e leio, por volta de 500 a 504.
ResponderExcluirAbraços....
fui lá, ganhei um kit Central das Entidades. depois dou de presente ao forum de defesa do rio vermelho. estava muito lotado, mas espaço pequeno e gente do lado de fora conversando alto.
ResponderExcluiré interessante a cultura galega, mas se fossem mais de rua, popular.. apesar de adorar os projetos de guitarra do instituto cervantes ou da cultura de dança flamenca etc.
(não peguei o discurso que falava sobre as propostas empresariais para o bairro, só ouvi alguma coisa no final sobre.. e depois o mestre da casa falava sobre a entidade cabaleros de santiago e sobre o historico do caramuru)
sorte que encontrei dois amigos que gostam de historia em quadrinhos e historia politica contra estados unidos e pessoal de rpg e produções de palhaços para crianças etc..
depois fiquei conversando até meia noite e meia com uma amiga que fazia aniversario, sentado na praça do largo de santana, como nas pequenas cidades do interior, embaixo de uma arvore..
Wagner, muito boa a sua presença e o seu relato ! você usou uma frase:
ResponderExcluiré interessante a cultura galega, mas se fossem mais de rua, popular..
Repetindo : ... mas se fosse mais de rua , popular ...( palavras suas )
Queiramos ou não , agora temos uma data oficial para comemorar...
Mais uma vez pego o meu bonezinho e vou saindo de mansinho , pois estou de saída para o Shopping da Barra , para tomar um cafezinho...
Entenderam o "X! da questão ? Mas se fosse mais de rua, mais popular ... com maior divugação para os moradores...
Esperamos que, para o ano aconteça melhor.
Agora Nelson Almeida Taboada está na rede;
ResponderExcluirhttp://www.nelsonalmeidataboada.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Nelson-Almeida-Taboada/240014116019323
https://www.facebook.com/NelsonAlmeidaTaboada
http://twitter.com/#!/nelson_taboada
https://plus.google.com/u/0/115125256988279146106/posts
http://www.flickr.com/photos/65731039@N04/
Procuro os descendentes da Professora Isolina Diniz do Rio Vermelho!!!
ResponderExcluir