Matita Perê dia 18 no Teatro do Sesi

O grupo baiano Matita Perê, encabeçado pelos compositores Borega e Luciano Aguiar, abre 2012 com um show especial no Teatro Sesi do Rio Vermelho, dia 18 de janeiro, às 20 horas. Com 13 anos de estrada, os parceiros seguem imprimindo originalidade nas próprias composições e nos arranjos feitos especialmente para clássicos da música popular brasileira.

Na noite, amparado pelo talento de músicos como André Becker (sax e flauta), Alexandre Montenegro (baixo) e Márcio Dinhiz (bateria), o som do Matita vai resvalar ora para os contornos harmônicos das montanhas de Minas Gerais – em canções como De Itajubá e Subida à Montanha, de Luciano Aguiar, ou na sua parceria com Borega chamada Rendeiro de Minas – ora para a simplicidade das melodias do sertão nordestino – a exemplo do instrumental Baião Bachiado, de Borega, e a canção-homenagem Rosiana, referência dos parceiros à obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Um outro sertão se mostrará também nas rearmonizações de Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos, e Pau de Arara, de Gonzagão e Guio de Moraes. Nesta última, uma base nova permite o contracanto de Lôro, de Egberto Gismonti, enquanto o baião Triângulo, de Luciano Aguiar, parece trazer o elo entre as montanhas e a caatinga.


“... Passarinho que se debruça - O vôo já está pronto”
(Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas)

O nome do grupo é inspirado na ave homônima, existente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, e na entidade folclórica Saci Pererê. Vale lembrar que o Matita Perê também surgiu como uma homenagem ao maestro soberano Antônio Carlos Jobim, que em 1973 gravou um disco antológico com esse nome. Não é à toa que estão no repertório do grupo, com arranjos autênticos, as canções Águas de Março e Triste, justificando a influência explícita da obra jobiniana na música de Luciano Aguiar e Borega.

Ficha técnica:
Borega (voz, violão e arranjos)
Luciano Aguiar (voz e violão)
André Becker (sax e flauta)
Alexandre Montenegro (baixo)
Márcio Dhiniz (bateria)

Técnico de som – Augusto Jr
Produção – Leonardo da Cunha e Rafael Galeffi
Serviço:
O quê: Show do grupo Matita Perê
Quando: Quarta-feira (18/01/2012), às 20h
Local: Teatro Sesi do Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho (3616-7060)
Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)*


Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.