Cartão Postal da Bahia, Salvador. Brasil. Envie para seus amigos e familiares.
OCUPA PELOURINHO – Em breve o Ocupa Salvador voltará a atividade na Praça Municipal, centro Histórico da Cidade do Salvador. Dessa vez, um Conselho da Cidade reocupará a praça do povo com um fórum de compartilhamento de idéias e discussão aberto a toda população. Viver uma experiência democrática, com manifestações culturais, diálogos públicos, oficinas e assembléias cidadãs, propiciando a constiuição e produção do comum, resgatando assim a idéia de comunidade. Ocupar para transformar a praça no lugar do exercício pleno das liberdades públicas, ambiente de autoformação e consciência, pensando globalmente e agindo localmente.
Democracia Real, já!
“Antes da formação do Estado-nação, a política tinha um sentido diferente deste de hoje. ela significava a gestão dos negócios públicos pela população em nível comunitário; negócios públicos que, em seguida, tornaram-se domínio exclusivo dos políticos e dos burocratas. A população geria a coisa pública em assembléias cidadãs diretas, no cara a cara, e elegia conselhos que executavam as decisões políticas formuladas nessas assembléias. Estas controlavam de perto o funcionamento desses conselhos, revogando os delegados cuja ação era objeto de desaprovação pública.” Murray Bookchin
“Para que um povo se governe é indispensável que certas condições sejam preenchidas. A primeira delas é gozar de informação abundante e, para que não seja doutrinado pelo noticiário deturpado, de informação neutra, ou contraditória. Se um juiz não pode sentenciar sem ouvir as partes, como poderá o povo escolher sem ouvir todos os lados? Outra é usufurir de amplas liberdades públicas – diereito de reunião, de associação, de manifestação etc. – sem o que o pronunciamento não poderá ser livre.” Manoel Gonçalves Ferreira Filho.
Leia mais.
Leia mais.