A Rua do Canal e suas belas árvore |
Saudações cordiais
Na próxima segunda - feira (13) irá acontecer uma audiência no Ministério Público ( Nazaré ) para tratar das obras da Vasco da Gama que irão afetar também a Lucaia e ( não há certeza ) a Rua do Canal, no Rio Vermelho.
Nesta audiência o MP quer dialogar com mais pessoas de conhecimento técnico, como urbanistas que estudaram os rios que passam pela região, e também com moradores do bairro, no caso o Rio Vermelho, pois a questão não se restringe à Vasco: há a possibilidade do tamponamento e de intervenções desastrosas no trecho da Rua do Canal. Basta observar o que vem acontecendo na Vasco e imaginar o que iria acontecer.
A ideia é exigir da prefeitura o todo o projeto executivo para que uma análise possa ser feita e a comunidade possa ser ouvida, dando inclusive sugestões.
A Rua do Canal possui muitas árvores e poderia ter melhor tratamento da prefeitura no sentido de trazer mais vias pedestres, mais cuidado, mais iluminação. Calçadões poderiam ser criados com aparelhos de lazer criando novos usos: mesas, bancos, quiosques, brinquedos para as crianças, aparelhos para exercícios, justamente no local onde ficam muitos carros parados durante todo o dia, esvaziando-se durante a noite.
Ações como estas não demandam tamponamento do rio ou corte de árvores, apensas atenção e cuidado priorizando as pessoas, sociabilidade, diversidade e não os carros, poderiam criar uma rua mais movimentada e arborizada. Intervenções como as da Vasco podem terminar aumentando o fluxo e velocidade de carros e ônibus naquela rua, fragmentando ainda mais o bairro, criando mais um "não-lugar" para as pessoas.
Quem desejar maiores informações, pode entrar em contato comigo por aqui mesmo. Estou repassando esta mensagem para outras pessoas que, mesmo não sendo morador@s do bairro, são frequentado@s e possuem amigos e parentes que aqui residem.
Reforçando:
Audiência sobre obras na Vasco da GamaLocal: Ministério Público - Nazaré
Quando: 13/08 - 14h
Saudações.
Pablovf
Leia também sobre o assunto: Esconder os rios embaixo de concreto é coisa ultrapassada
1ª Promotoria Ambiental e´ a responsavel pelo Inquerito civil que esta´ sendo conduzido pelo Dr. Luciano Santana ! tel.3103.6833
ResponderExcluir