Festa de Iemanjá ameaçada pela falta de apoio do Estado e Prefeitura

Festa de Iemanjá ameaçada pela falta de apoio do Estado e PrefeituraFaltando 22 dias  para a tradicional Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, e até o momento nada foi feito bairro. Nem mesmo  o presente principal que é oferecido à rainha das águas pelos pescadores da Colônia de Pesca Z1, uma das grandes atrações da festa, começou a ser preparado.Governo do Estado e Prefeitura sequer se manifestaram sobre a organização do evento que é coordenado pela Colônia de Pesca. A essa altura, os órgãos envolvidos na preparação da infraestrurura  já deveriam ter chamado uma  reunião para traçar a estratégia da festa, que, sem dúvida,  é uma das mais bonitas e também  das mais concorridas,  atraindo turistas e fotógrafos, jornalistas, artistas, cineastas de vários países  que se encantam com a beleza e plasticidade das oferendas levadas para o mar. As imagens do dia 2 de fevereiro correm o mundo e projetam a Bahia no exterior, mas nem por isso a festa  tem o tratamento que merece. Todos os anos é a mesma coisa, o presidente da Colônia correndo de pires na mão pelos órgãos municipais e estaduais para viabilizar o evento. A expectativa  de que este ano a situação seria diferente, até o momento não está se confirmando, ao contrário, tem sido motivo de grande frustração. Em agosto de 2013 a Secretaria de Turismo da Prefeitura,  apresentou um projeto de revitalização das festas populares, onde estava incluída a de Iemanjá , além disso,na festa do ano passado, o prefeito eleito ACM Neto, prometeu recuperar o bairro, requalificar as praças e realizar uma intervenção no entrono da Casa de Iemanjá e na Praia de Santana e garantiu que em 2014 a festa seria realizada com um bairro muito melhor. Nem as intervenções aconteceram e nem a festa, até o momento recebeu o tratamento merecido. Mas é bom lembrar, que promessa feita aos pés de Iemanjá, é coisa séria.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Mais uma vez a mesma história? Estive há alguns dias com o presidente da colônia Z-1 e quando o questionei sobre a festa de Yemanjá, me disse que andava tudo às mil maravilhas, que o seu relacionamento com a prefeitura era excelente e que ele jamais tinha recebido tanto apoio, o que está havendo, então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... só espero que não seja um caso de boicote religioso...

      Excluir
  2. É sempre assim, mas no final da tudo certo

    ResponderExcluir
  3. É verdade,Rita. Sempre foi assim, e vai continuar sendo.

    ResponderExcluir