Convocação

No próximo dia 8 será relizada no Salão Paroquial da Igreja de Santana, às 19h, audiência pública para discutir o Carnaval no Rio Vermelho. Participe, trata-se de uma decisão muito importante para o bairro e os moradores não podem ficar ausentes desse debate. Vamos lá!  
Tópicos:

Postar um comentário

20 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Nos estamos querendo expulsar o Carnaval da Barra, vocês querem que ele vá para o Rio Vermelho?

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, não é exatamente assim.Se não agirmos, trarão mesmo o carnaval para o Rio Vermelho. O que um grupo , que eu espero seja a maioria, deseja , é que haja " uma festinha disciplinada" tipo Pelô, sem aquelas monstruosidades ( nada motorizado ) de trios e tudo o mais que os acompanham . A idéia , ao que eu saiba,é batalhar por apenas três dias, com horários para começar e terminar , rolando no chão com bandinhas e bloquinhos . Um carnaval ao qual os vovôs, as mamães e as titias possam levar as suas crianças para se divertirem e lembrarem o passado, com as saudosas marchinhas... Nada a ver com o carnaval de hoje. Expulsar o carnaval da Barra e aqueles espetáculos no farol, é uma necessidade. Aliás, ele ( o carnaval) já ficou grande demais ! O que a turma quer é apenas brincadeira de bairro....

    Precisamos de apoio !

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Sarnelli, e como não poderia deixar de ser, pois já se tornou tradição, presença na abertura do Carnaval, quinta feira, dos excelentes, cadenciados e ritimados,PAROANO SAI MILHÒ, quem os segue e acompanha-os até mesmo no Pelourinho,terá prenúncio de um Carnaval inesquecível.
    Também não podemos deixar de acompanhar e se deliciar com a banda, convidados, e os próprios PALHAÇOS DO RIO VERMELHO, antecipando em uma semana, com muita alegria, saudosismo e reencontros o nosso Carnaval.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Sarnelli, acho que se os moradres autorizarem a realização de Carnaval, seja como for, vocês não vão ter mais como controlar. Os bairros do Rio de Janeiro já estão vivendo isso, o carnaval recomeçou com bandinhas e a coisa hoje já está incontrolável. Pensem nisso. Estarei na reunião.

    ResponderExcluir
  5. Carmela, bom dia.
    Esqueceu da minha postagem? enviei ontem.
    Me confirme por favor se recebeu.
    E para informação de todos, justamente amanhã, dia 02/06, também às 19:00 hs, na Livraria Cultura do Shopping Salvador, vai acontecer mais uma vez o lançamento do livro do PAROANO SAI MILHÓ com música às 19:00 hs e bate papao às 20:00 hs.

    Abraços......

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o defendido aqui é justamente a definição de regras após uma discussão pública e com quorum, principalmente dos moradores das ruas que servirão como circuito e adjacências.

    A regulamentação é necessária juntamente com o planejamento.

    Isso que defendo e acho que é a opinião do blog.

    ResponderExcluir
  7. Essa audiência promete ser bastante animada.Espero que todos que estão participando desse debate virtual no Blog, compareçam também a audiência do dia oito.

    ResponderExcluir
  8. Rita , a questão está colocada de um jeito que, queira ou não, haverá carnaval no Rio Vermelho. É o que diz o RAC : se trata de definir regras , para conseguirmos com que aconteça, dos males, o menor.
    Só para que possa ter uma pálida idéia , há grupos envolvidos, com interesses conflitantes . O que a comunidade está desejando, se possível, é reverter uma situação...
    Como prometeu a sua presença na audiência pública do dia 8 , vai tomar conhecimento, em mais profundidade , do problema que, mais ou menos é isso : " se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come "..

    ResponderExcluir
  9. NO COMENTÁRIO DE RITA está o cerne da questão. Conseguirão os moradores do Rio Vermelho, após aprovado o carnaval no bairro, ter algum controle sobre êle? Nós (eu ela e muitos outros moradores) achamos que não. Ou seja uma vez iniciado o processo, forças com interesses comerciais (cervejarias, comerciantes, artistas) agirão para que ele (o carnaval) se transforme numa fonte de lucro. Então, se os moradores querem continuar tendo tranquilidade durante o período momesco devem cerrar fileiras e fazer pressão para manter o carnaval longe daqui.
    No bairro já existem várias manifestaçoes carnvalescas fora do período de carnaval (banho a fantasia, desfile do bloco os Palhaços, durante a festa de Yemanjá, etc.), então prá que trazer para cá um evento que só tenderá a crescer e tirar a tranquilidade dos moradores do bairro? Esta é a pergunta,que cada um responda com sua consciência.

    ResponderExcluir
  10. Quero ainda opinar sobre dois comentários postados aqui.
    1 - Não se trata de definir regras, estamos cansados de saber que regras na nossa cidade não são cumpridas.
    2 -A questão do carnaval no bairro não está, de maneira alguma definida. Se os moradores se unirem e fizerem pressão junto às autoridades conseguiremos manter o carnaval fora daqui.

    ResponderExcluir
  11. Como já disse sou moradora da Barra e se é que posso dar um conselho a vocês, lutem para o Carnaval não chegar a esse bairro, porque se vocês abrirem a guarda, ninguém mais segura.Ainda mais que tem um forte movimento para que essa festa saia da Barra.

    ResponderExcluir
  12. Mesmo que queiram transferir o Carnaval pra cá ou até mesmo criar mais um circuito, não há infra estrutura necessária, temos somente a orla, começo da Av. Oceânica com a Rua da Paciência, as quais não são sufucientes para um Carnaval como o de Salvador, fora o casario antigo que provavelmente teria suas estruturas abaladas e ele por ser o maior do mundo, tem que ser tudo proporcional, ou seja, melhor segurança do mundo, melhor atendimento do mundo, melhor limpeza do mundo e por aí vai. Sempre imaginei duas opções para retirada do Carnaval na Barra e Centro, uma seria na Paralela, único sentido, após entrada do Imbuí, até o fim da avenida, dispersão pela Avenida Jorge Amado, no canteiro central, a especulação carnavalesca(camarotes, praça de alimentação, etc..) e do outro lado,sentido Iguatemi, exclusiva para ônibus , só ônibus, indo e vindo talvez. A outra seria na Av. Octávio Mangabeira, de Patamares até entrada da Av. Pinto de Aguiar, e outro lado sentido aeropoprto/centro, só ônibus também. Os automóveis particulares e taxi circularia pelas avenidas adjacentes. Neste formato a segurança e controle teria que ser mil vezes mais eficientes...rsrsrs
    É tão simples, é só imaginarmos pelo menos a metadade daquela população carnavalesca toda de Ondina e Barra, aqui dentro, não comporta e nunca comportará.Só uns e outros acham que daria certo isso tudo aqui, impossível, com certeza dever haver "vi$õe lucrativa$" com isso, consequentemente a depreciação do bairro, mais ainda.

    ResponderExcluir
  13. Não podemos deixar que tragam carnaval para o Rio Vermelho, nosso bairro precisa é de atenção e não desmatelo com esse tipo de festa que só serve para acabar com tudo. Se vc gosta do bairo diga não ao Carnaval do Rio Vermelho. Acho que o Blog que defende tanto o bairro deveria encabeçar essa campanha, acho estranho que até agora o Blog ainda não se posicionou sobre isso, vocês estão em cima do muro, é isso?

    ResponderExcluir
  14. No encontro de ontem realizado na sede da Denytur a maioria optou pela apresentação de uma proposta alternativa tentando pelo menos diminuir o estrago que um Circuito traria. Eu e mais algumas pessoas nos posicionamos contra qualquer tentativa de institucionalizar o carnaval no bairro e levaremos essa posição para a Audiência.
    Quanto ao questionamento de Leandro acho que a função do Blog é divulgar o que está acontecendo e não se posicionar.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Carmela:
    Na reunião ocorrida ontem as 19:00 aqui na minha empresa, onde participaram 25 pessoas, foi aprovado por 22 votos a favor uma minuta de Projeto/Lei, onde fica declarado que o RIO VERMELHO É ZONA DE EXCLUSÃO DOS CIRCUITOS OFICIAIS DO CARNAVAL DE SALVADOR.
    Como toda Lei,ela não é detalhista, más dá margem ao desfile de blocos de chão que por aqui desfilam, porém sem carros de som, trios eletricos, mini trio eletrico ou quaisquer outro tipo som amplificado por veículos motorizado.
    Acredito que com essem projeto estamos sintetizando o desejo de muitos moraores do Rio Vermelho.

    Um grande abraço
    Maneca

    ResponderExcluir
  16. Leandro, o nosso questionamento desde o inicio foi contra se tomar uma decisão dessa importância para o bairro, sem a participação dos moradores. Agora, cabe aos moradores se posicionarem na audiência. Nos estamos abrindo o espaço para o debate, tanto dos que estão contra como os que estão a favor do carnaval no bairro. O que for decidido será de forma democrática, independente da posição pessoal, de a , b ou c.
    Pessoalmente não consigo enxergar nenhum benefício para o bairro a criação de um circuito oficial, quem gosta de carnaval, vai pra Ondina, é tão perto, inclusive pode ir andando. O Rio Vermelho é um espaço alternativo, até porque, como está no post com o vídeo do Lero-Lero, já existe carnaval no bairro. Tem o Lero-Lero que sai 15 dias antes do carnaval, os Palhaços do Rio Vermelho, que este ano saíram uma semana antes do carnaval o Paroano Sai Melhor, que há cinco anos se apresenta sempre na quinta-feira de carnaval na Praça de Santana , e se qualquer morador quiser formar uma banda e sair brincando pelo bairro nos três dias de carnaval, está no direito, da mesma forma que os bares ou restaurante também podem contratar atração para se apresentarem nos dias de carnaval. Não existe nenhum impedimento. Agora, quando entra a palavra "oficial", ai a coisa complica e ninguém mais segura

    ResponderExcluir
  17. Acho que se tiver canrnaval no Rio Vermelho vai se um fiasco. Só pode dar certo se vinher gente de fora, porque os moradores mesmo daqui acho dificil participar. Teve um ano que o dia dois de fevereiro coincidiu com o sábado de carnaval, colocaram vários palcos com boas atrações, e à noite muitos ficaram vazios, o povo, inclusive que estava na festa da Iemanjá se mandou para o carnaval da Barra. Nesse mesmo ano, no domingo de Carnaval teve uma bonita apresentação de blocos do do interior pela rua e não tinha quase ninguém para assistir, apenas algumas pessoas nas proximidades das quadras.

    ResponderExcluir
  18. EU FUI UM DOS TRÊS QUE FICOU CONTRA à minuta de projeto preparado pela direção da AMARV que apesar de no início declarar o Rio Vemelho ZONA DE EXCLUSÃO DE CIRCUITOS DE CARNAVAL na sequencia oficializa o próprio carnaval no bairro, mesmo sem o nome de circuito. Fiquei sem entender tambem a mudança de postura da direção da AMARV, já que na reunião anterior ficou acertado que a entidade se posicionaria contra qualquer tentativa de oficializar o carnaval no bairro. O que aconteceu durante a semana para levar a entidade à mudar sua atitude? É o que eu gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  19. AINDA SOBRE O COMENTÁRIO DE LEANDRO:
    Eu estarei lá para tentar barrar a oficialização do carnaval no bairro. Espero que você faça o mesmo.

    ResponderExcluir