Hoje a Bahia se veste de branco para homenagear o Senhor do Bonfim..A animada Lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é um destaque tradicional do calendário de festas e do turismo de Salvador. Um evento que atrai a curiosidade do Brasil e do mundo antes de tudo pelo famoso cortejo dançante com um milhão de pessoas por oito quilômetros de ruas da cidade até o adro da igreja mais famosa da Bahia. Mas este ano tem novidade até para os baianos, pela primeira vez em cerca de 240 anos de história, conta com dois cortejos oficiais para comandar os rituais de lavagem e cantorias no adro da Basílica, construída em 1745.
Este ano foi criado um cortejo novo, com participação de entidades católicas. É a grande surpresa da lavagem e tem ponto de partido no mesmo local, com a diferença de ser às 8h da manhã, uma hora antes do cortejo tradicional. Nunca se viu nada igual nesses quase dois séculos e meio de festas. Para se ter ideia da surpresa que é a inovação, basta lembrar que a lavagem festiva feita pelas baianas foi mantida fora da nave da igreja basílica por dois decretos oficiais da Arquidiocese de Salvador, a Primaz do Brasil. O primeiro foi emitido em 1889 e só durou um ano, pois em 1890 as baianas voltaram a entrar na igreja cantando e dançando para a lavagem. Em 1942, novo decreto detalhou minuciosamente que ficava proibida lavagem festiva dentro de qualquer igreja de Salvador.
O novo cortejo, que surpreende a temporada de festas de largo da cidade, é chamado pela arquidiocese de Lavagem de Corpo e Alma. Desfila animado por uma bandinha, com os fieis carregando faixas, cartazes e tabuletas com frases em defesa da paz, defesa da vida e da dignidade da humana. Um ponto em comum entre o cortejo tradicional e o cortejo novo é que ambos não são autorizados a entrar na nave da Basílica. Ou seja, a Lavagem de Corpo e Alma não é criada com privilégios, embora tenha o respaldo da secular Irmandade do Senhor do Bonfim, que responde pela basílica.( Com informação da Ascom/Prefeitura)
Não chamem o bilionário Edir Macedo para esta festa porque senão ele manda quebra todas as imagens. Nesta época o faturamento na UNIVERSAL despenca.
ResponderExcluirEnquanto isto, Carlinhos Brown que não é bobo nem nada, inventou a ENXAGUADA DO BONFIM com ingressos a 40 paus.
Lavagem, enxaguada...é muita água (dura), meu rei!