Dia 25 de maio, vamos celebrar em Salvador, o Dia da África uma homenagem aos países e povos africanos e a luta ela liberdade e igualdade. Esta data foi definida pela ONU através da Organização da Unidade Africana OUA, hoje apenas Unidade Africana para comemorar o feito extraordinário das independências dos países africanos do colonialismo na década de 60.
O Pan africanismo foi a ideologia que permitiu a independência de Ghana em 1958 e depois de diversos países africanos como Nigéria, Benim, Senegal, Madagascar, ampliando o horizonte da diáspora africana nas Américas, no Caribe e no Brasil de milhões de descendentes do continente matriz da humanidade. A África é o berço da humanidade segundo os cientistas e o mais antigo continente na face da terra.
O dia 25 de maio é um dia de celebração da vitória contra o colonialismo, contra a escravidão, contra as desigualdades, contra a fome, contra as guerras, e tantos males que provocam a dor na África e no mundo. Todos nós descendentes do continente africano nos orgulhamos da derrota do mal e da vitória do bem com a libertação e auto governo dos países africanos.
Porem nos dias de hoje as diversas Áfricas que conhecemos nos remete a uma visão critica e menos heróica e saudosista, a homenagem que fazemos no dia 25 de maio é uma homenagem a uma África real com suas juventudes, seus governos, suas mulheres, seus sonhos de progressos, e de liberdade econômica e política no mundo de hoje.
Evento: Festa de Homenagem ao Dia da África
Dia 25/05/12 (domingo):
Local: Pça Tereza Batista – Pelourinho
Horário: 15h
Atração: Olodum & Convidados
Ingressos: Loja Planeta Olodum - Pelourinho
Informações: 3321-5010/ 4154
Festa em Homenagem a África no Pelourinho
maio 24, 2014
0
Tópicos: