A Coca-Cola levou o troféu mais cobiçado do futebol mundial na mais longa viagem de sua história. O Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ visitou 90 países e pela primeira vez foi a todas as capitais de um país-sede do Mundial. Ao todo foram 150 mil quilômetros ao redor do planeta, o equivalente a três voltas ao mundo, e 20 mil quilômetros no Brasil. Depois de 41 dias percorrendo 27 cidades, a turnê brasileira terminou ontem, 1º de junho, em São Paulo, onde estava exposta no Shopping Metrô Itaquera. Um total de 450.833 pessoas visitaram a exposição em todo o país. São Paulo bateu recorde de visitação em um único dia, com total de 18 mil pessoas no sábado, dia 31 de maio.
A próxima parada da Taça será 13 de julho, no Estádio do Maracanã, quando será erguida pelo novo país campeão da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Para apresentar o troféu, que só pode ser tocado por chefes de Estado e campeões mundiais, a Coca-Cola escalou dez embaixadores, que se revezaram nas 27 capitais. O time foi formado por Carlos Alberto Torres, Mauro Silva, Gilberto Silva, Dunga, Bebeto, Rivelino, Marcos, Belletti, Jairzinho e Rivaldo.
“A Coca-Cola é uma das parceiras mais antigas da FIFA e o Tour da Taça é uma maneira de levar um pouco do Mundial para todos os brasileiros. Temos muito orgulho de ter apresentado o símbolo máximo do futebol para tantas pessoas e ter proporcionado entretenimento e momentos inesquecíveis para toda a família”, afirma Michel Davidovich, vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Em cada uma das 27 cidades por onde passou o Tour da Taça, a Coca-Cola homenageou também campeões anônimos, que receberam uma medalha do embaixador da Taça. Os heróis do dia-a-dia premiados pela Coca-Cola são pessoas que fazem a diferença em suas comunidades, seja pelo trabalho social, ambiental ou por sua contribuição para o esporte.
Os 27 homenageados por Coca-Cola são Otávio Júnior (Rio de Janeiro), Marli Medeiros (Porto Alegre), Sílvia Paixão da Silva (Belo Horizonte), Lázaro Sandes (Salvador), professor Paulinho (Cuiabá), Alexandre Gonçalves (Curitiba), Isadora Faber (Florianópolis), Ari Bittar (Campo Grande), Tainara de Jesus (Goiânia), Geneci das Mercês (Vitória), Almir do Picolé (Aracaju), Mãe Neide (Maceió), Álvaro Filho (João Pessoa), professor Dimas (São Luís), Marcos Andrey (Palmas), Francisco Almeida (Macapá), o ex-pugilista Ronaldo Silva (Boa Vista), Geovani Costa (Rio Branco), Marinalva Costa (Porto Velho), Manoel Cunha (Manaus), Patrícia Gonçalves (Belém), Sâmia Lima (Teresina), Paulo Jean de Medeiros (Natal), Maestro Forró (Recife), Paulo Marafon (Fortaleza), Alex Rodrigues (Brasília) e Marcel Fukayama (São Paulo).
A turnê brasileira começou no dia 22 de abril, no Rio de Janeiro. Em cada evento, a Coca-Cola ofereceu a oportunidade de o torcedor ver ao vivo a Taça da Copa do Mundo, de 6,175 quilos de ouro maciço 18 quilates, tirar uma foto ao lado dele e ganhar uma lata de Coca-Cola com a imagem da taça, criada exclusivamente para o evento. Ao todo foram impressas mais de 450 mil fotos oficiais e distribuídas 500 mil latas do refrigerante. Ingressos para a visita foram disponibilizados aos consumidores por meio de promoções.
Em todas as cidades, a Coca-Cola também levou estudantes de escolas da rede pública e privada para visitar a exposição. Mais de 405 mil alunos tiveram a chance de ver de perto o troféu de valor inestimável e aproveitar as atrações oferecidas pelo tour, como a exposição das réplicas de todas as bolas usadas desde a Copa de 1970 até a brazuca/2014, brinquedos ligados ao universo do futebol, além de apresentações de dançarinos, freestyle e do Fuleco, mascote do Mundial no Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os visitantes ainda puderam curtir gratuitamente o show de Gaby Amarantos, com participação de Monobloco, que tocaram a música oficial da Coca-Cola para a Copa do Mundo de 2014™, Todo Mundo.
Tour mundial
Antes de chegar ao Brasil, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ por Coca-Cola visitou 89 países. Este é o terceiro e o maior tour já realizado pela Coca-Cola com a Taça. O primeiro ocorreu antes da Copa de 2006, na Alemanha, e percorreu 31 cidades, de 28 países durante pouco mais de três meses. O segundo, realizado antes da Copa da África do Sul, em 2010, foi a 84 países e 130 cidades ao redor do mundo.
A terceira turnê mundial foi lançada em 12 de setembro de 2013, partindo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O roteiro ao redor do mundo incluiu países campeões mundiais e destinos como Fiji e Vanuatu, na Oceania; Tailândia, na Ásia; e Tanzânia, na África. Um avião especialmente decorado e mobiliado transportou o valioso objeto. Uma equipe de 18 pessoas acompanhou o Tour Mundial. No Brasil, cerca de 30 pessoas estiveram a bordo do jato especialmente decorado para conduzir a Taça ao redor do mundo.
A Taça original da Copa do Mundo da FIFA™ só sai da sede da entidade máxima do futebol, em Zurique, na Suíça, em duas ocasiões: para o Tour promovido pela Coca-Cola e para a cerimônia de premiação do Mundial.
A Coca-Cola e a Copa do Mundo da FIFA
A Coca-Cola Company tornou-se parceira oficial da Copa do Mundo da FIFA™ em 1974. No entanto, a presença da marca Coca-Cola em Copas do Mundo da FIFA™ acontece desde 1950 com anúncios nos estádios do evento. Desde então, a marca esteve presente nos estádios de todas as edições da competição. A empresa também patrocina o FIFA Trophy Tour™ desde 2006, oferecendo a consumidores do mundo inteiro a oportunidade de ver ao vivo a Taça mais cobiçada do mundo.
Em novembro de 2005, FIFA e Coca-Cola Company prolongaram a parceria por mais 16 anos, de 2007 a 2022. O compromisso renovado pela Coca-Cola no setor de bebidas não alcoólicas compreende tanto investimento em dinheiro quanto em produtos e serviços de apoio à extensa gama de torneios organizados pela FIFA ao redor do mundo, entre os quais estão Copa do Mundo da FIFA™, Copa do Mundo Feminina da FIFA, Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, Copa do Mundo de Clubes da FIFA, FIFA Interactive World Cup, Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, Copa do Mundo de Futsal da FIFA e Copa das Confederações da FIFA. A Coca-Cola continua patrocinando o popular Ranking Mundial da FIFA / Coca-Cola de seleções masculinas e o Ranking Mundial Feminino da FIFA.
Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola levou ícone do futebol para mais de 450 mil brasileiros
junho 04, 2014
0
Tópicos: