Mutirão de mamografia realiza exames gratuitos
Em comemoração ao Outubro Rosa, a Fundação Lar Harmonia e a Delfin Imagem vão realizar o Mutirão de Mamografia entre os dias 8 e 23 de outubro, onde serão oferecidos 2.500 exames gratuitos.
A marcação já está sendo feita na sede da fundação, em Piatã, das 8h às 16h30. Para agendar a mamografia, mulheres entre 40 e 69 anos devem apresentar, no Departamento de Serviço Social, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
A História
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos em 1997, quanto entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a conscientização da importância do diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Algum tempo depois, surgiram outras ações como corridas, desfile de moda com pacientes que conseguiram superar a doença, partidas de boliche e etc.
Posteriormente, surgiu a ação de iluminação rosa de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc (sem dados oficiais do local de inÃcio, data, etc). O importante é que foi uma forma prática de visibilidade do Outubro Rosa e abrangência para a população.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
A FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) trouxe este movimento internacional para o Brasil. Em 2006, Salvador teve suas primeiras ações e exposição da causa quando o NASPEC (Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer), na qualidade de associado fundador, seguiu os passos da FEMAMA. Desde esta época, durante todo o ano, o NASPEC realiza palestras e Capacitações para Agentes Comunitários de Saúde no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.