Mais uma polêmica se formou no bairro com o anuncio de que a Feira da Cidade será realizada no Rio Vermelho, durante o final de semana, na Rua Fonte do Boi quando acontece também a Festa de Iemanjá. De acordo com uma postagem da jornalista Malu Fontes, em seu Facebook, a Associação de Moradores e Comerciantes da Fonte do Boi não foi consultada sobre o evento e espera uma resposta da prefeitura de Salvador. "Não houve consulta a qualquer morador, a qualquer comerciante e existe uma Associação de Moradores e Comerciantes. Segundo alguns deles, a idealizadora do projeto passou a noite e madrugada de hoje já demarcando os lugares das barracas", escreveu Malu ao questionar ainda qual órgão autorizou a realização na Rua Fonte do Boi.
Quando contatada pelo Bahia Notícias, a coordenadora do projeto, Carla Maciel, afirmou que não poderia falar, pois estava resolvendo uma mudança de local, mas disse que não há confirmação do local onde a feira será instalada. "Temos três possíveis locais. Um deles é a Rua da Paciência. Ainda estamos esperando o aval da prefeitura para definir", explicou sem mais detalhes. O presidente da associação, Jorge Silva, afirmou que uma reunião foi realizada entre a coordenação do projeto e a entidade. No entanto, não foi apresentado nenhum documento que confirmasse a permissão. "A pessoa que conhece a rua sabe que não tem espaço para colocar nada. Não foi feita nenhuma consulta aos moradores para um acordo, para saber como a feira poderia agregar ao que já existe no local", disse. Ele ainda contou que, em setembro de 2014, quando aconteceu o Festival da Primavera no Rio Vermelho, a associação sugeriu que a Feira da Cidade (primeira edição do evento) acontecesse na Rua Fonte do Boi, mas o então secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, que atualmente ocupa a Secretaria de Educação, negou a possibilidade porque atrapalharia a movimentação no espaço. A Feira da Cidade acontecerá neste final de semana e também na segunda-feira (2), quando acontece a festa de Iemanjá no bairro. (Informa o Bahia Noticias)
Independente do local não faz nenhum sentido essa feira instalada no bairro no mesmo período da Festa de Iemanjá, a impressão que dá é que não conhecem nem o bairro e nem tampouco a dimensão da festa. Na Rua da Fonte do Boi será realizado o desfile do Bloco Amigos do Rio Vermelho e na Rua da Paciência o movimento de batucadas e blocos torna inviável um evento com as características da Feira da Cidade.
ResponderExcluirIsso sem falar que no domingo tem o Banho a Fantasia com o bloco Leró-lero que sai da Vila-Matos e segue pela Rua da Paciência arrastando uma multidão de foliões.
ResponderExcluir