De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, o principal objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a necessidade constante de usar a água de maneira racional. “Estamos acompanhando a crise hídrica em São Paulo e em outros estados do Sudeste e nunca foi tão importante termos esse olhar voltado para a preservação da água. É importante que todos nós, independentemente da disponibilidade de água potável onde vivemos, assumamos a responsabilidade de preservar a água, recurso indispensável à manutenção da vida e da saúde", destaca.
No interior do estado, a Semana da Água da Embasa chega aos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itaparica, Barreiras, Jaguaquara, Jequié, Planaltino, Poções, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Canavieiras, Una e Ubaitaba. Dentre as ações programadas, destacam-se palestras educativas, demonstrações do funcionamento de uma estação de tratamento de água (ETA) a partir de maquetes, blitze de trânsito, mostras de vídeos, jogos e sorteios de brindes, dentre outras.
Em Salvador, a programação inclui palestra educativa, apresentação teatral e jogo interativo. De forma lúdica, os participantes vão receber informações e refletir como pequenas mudanças de atitude fazem grande diferença na economia de água e ajudam a cuidar do meio ambiente. Estudantes, lideranças comunitárias, professores e funcionários da Embasa serão envolvidos nas ações.
Programação em Salvador:
23/03, às 14h: Fundação Lar Harmonia
(Rua Deputado Paulo Jackson, n° 560, Piatã. Mesmo acesso da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB)
24/03, às 14h: Colégio Municipal Álvaro da França Rocha
(rua Cidade de Canudos, s/n, Engomadeira - após a Uneb)
25/03, às 14h: Centro Social Urbano Narandiba
(avenida Edgar Santos, s/n, Narandiba - ao lado da Conder)
27/03, às 14h: Auditório da Faculdade Área 1
(avenida Paralela, n° 3172)
31/03, às 14h: Centro Cultural Plataforma
(praça São Braz, s/n, Plataforma)