A Secretaria Municipal da Saúde responde sobre dificuldade do cidadão em obter o cartão do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que houve equívoco na informação prestada ao cidadão através do telefone 136, da Ouvidoria Geral do SUS, em Brasília. Ao tomarmos conhecimento da denúncia, entramos em contato com esta central e identificamos o erro no encaminhamento dado, sendo um deles o fornecimento de um ramal da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador que não trabalha com atendimento ao cidadão e sim com cadastro de serviços. A Ouvidoria SUS de Salvador foi orientada a alinhar as informações junto à Ouvidoria Geral, para evitar novas ocorrências do tipo. Vale destacar que a central telefônica da Prefeitura, para quaisquer tipos de informações, é o 156, opção 4 para a saúde. Através desse canal, o cidadão será devidamente orientado sobre os serviços prestados pelo SUS da capital baiana e os documentos necessários para acesso aos mesmos. No caso do cartão SUS, este pode ser obtido sem restrições nos postos de saúde da atenção básica espalhados pela cidade, após a apresentação dos documentos necessários (original e xerox). No caso dos Multicentros de Saúde, não é realizada a confecção do documento tendo em vista que se trata de uma unidade especializada, cujo paciente é referenciado pela unidade básica já em posse do cartão. Na unidade de Amaralina, diante da necessidade de garantir a cobertura vacinal, foi autorizada a confecção apenas para os pacientes atendidos na sala de vacina.

No Distrito Barra / Rio Vermelho, onde está inserido o Multicentro, outras 08 unidades de saúde fornecem o cartão SUS. Confira a lista:
1. 5º centro Clementino Fraga, Av. Centenário;
2. Unidade Básica de Saúde São Gonçalo; Federação;
3. Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Caldas Campos, Santa Cruz;
4. CAPS Osvaldo Camargo, Rio Vermelho;
5. Unidade de Saúde da Família Alto das Pombas;
6. Unidade de Saúde da Família Calabar;
7. Unidade de Saúde da Família Federação;
8. Unidade de Saúde da Família Garcia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3334-0133, do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, coordenado por Louriceia Daltro.

A Secretaria Municipal da Saúde responde sobre dificuldade do cidadão em obter o cartão do SUS
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  1. Estou extremamente insatisfeita com o atendimento que meu esposo está recebendo. Desde que começou a pandemia a médica que atende ele entrou de licença médica e não foi substituída. A princípio. A receita era passada por outro médico que estava atendendo, mas não passou mais por nenhuma revisão. Assim como outros pacientes, ele recebia a receita dele na recepção pela enfermeira ou por alguma atendente. Isso vem ocorrendo até hj. Meu esposo, além de sofrer problemas psíquicos, é idoso 78 anos. E em uma das vezes a médica que estava lá prescreveu errado a medicação dele. Quando reclamei na recepção as atendentes abriram o prontuário dizendo que a médica dele Que estava afastada não havia colocado escrito o nome da medicação. Diazepan 10 mg. E mandaram eu voltar outro dia para tentar ver se a médica afastada estaria no Centro, pois só ela resolveria isso. Fui de novo e ela não estava e saí mais uma vez sem a medicação. Meu esposo com muita ansiedade quis ir de uma outra vez sem encontrar a médica dele mais uma vez
    Resolvi falar com a enfermeira e a mesma desta vez abriu o prontuário e disse que a medicação estava lá. Diazepan .E dessa vez ele conseguiu sair com a medicação. Mas isso foi muito desgastante. Gastei transporte, ele ficou muito ansioso pois não consegue ficar sem o Diazepan. A enfermeira entregou outra receita que algum médico de lá passou sem fazer a revisão dele sem data para quando precisasse retirar na farmácia de novo e procurar marcar a revisão com a médica dele caso ela voltasse da licença. Fomos no fim de novembro . Ele pegou a medicação e perguntei para a enfermeira como ficava a situação dele. Ela disse a partir dali ficaria sem medicação pois a médica dele não voltou e outro médico não passaria mais pq estava lotado de paciente. Quer dizer que além de nunca mais ter revisão agora não podia mais ter a medicação. A pergunta que eu faço é a seguinte: Onde está o Humaniza Sus? A médica recebe atestado médico e o paciente fica descoberto, sem atendimento. O Sus deveria substituir a médica. Os paciente do Osvaldo Camargo usam remédio controlado. Que culpa temos nós se veio a pandemia? Preciso de uma solução. Caso contrário procurarei uma outra instância superior. Para finalizar, é um Centro de Saúde que não possui um telefone para comunicação, obrigando o cidadão a ir lá gastando transporte sendo pessoas sem recursos.Pq se tivéssemos recurso não estaríamos lá. A recepção nos trata com descaso, mandando voltar outro dia. Preciso de uma resposta. Urgentemente.

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