"Tivemos um aumento sensível de admissões nos módulos de saúde em relação a 2015, e o que vale a pena chamar a atenção é que 91 casos foram de agressão física, principalmente socos", explicou José Antonio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde, afirmando ainda que a região da Barra foi responsável pela maioria dos registros de agressões no segundo dia da festa. Os dados demonstraram ainda que as ocorrências relacionadas à intoxicação alcoólica e cefaleia continuam sendo as principais causas de entradas nos módulos. O Posto Farol da Barra liderou em número de atendimentos com 141 entradas, seguido do Ademar de Barros (67), Piedade (61) e Espanhol (49).
Do total de pacientes foliões, 18 foram transferidos para realização de exames complementares e avaliação com especialista, representando menos 3% dos casos. As remoções foram feitas para o Hospital Geral de Estado e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris. Duas mulheres em trabalho de parto também deram entrada nos módulos dos circuitos e foram encaminhadas para maternidades da capital.
Armas brancas - A Guarda Municipal de Salvador, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), apreendeu nesta quinta-feira (04), segundo dia do Carnaval, 838 objetos considerados com potencial de arma branca, dentre estes espetinhos, facas, barras de ferro, tesouras e martelos. As ações de patrulhamento preventivo nos principais circuitos da festa foram intensificadas no segundo dia de folia. Das 06h de quinta-feira (04) até às 6h desta sexta-feira (05), o Setor de Estatística da Guarda Municipal (Seest) também registrou 67 atendimentos e apenas uma ocorrência. Os números representam uma redução de 75% em relação ao mesmo período do primeiro dia de festa.
De acordo com o Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Peterson Portinho, foram recolhidos 591 objetos no Circuito Osmar (Campo Grande) e 247 no Dodô (Barra-Ondina), todos considerado com potencial de arma branca. "É de suma importância o controle desses materiais, já que em anos anteriores foliões que estavam inseridos em conflitos já se aproveitaram de materiais que estavam da posse de ambulantes para utilizá-los em brigas", pontuou.
Confira outros dados do balanço do segundo dia da folia:
Mobilidade: 1.151.105 pessoas utilizaram o transporte coletivo normal na quinta-feira de Carnaval
Transporte complementar: 123 mil pessoas
Expresso Carnaval: 2.800 pessoas
Táxis: 21.120 pessoas
Frota de táxis: 5.280
Abordagens de taxis: 1.300
Recusa de passageiros (notificadas): 3
Travessia Plataforma-Ribeira: 800 pessoas
Elevador: 30.040 pessoas
Plano Liberdade/Calçada: 9.242 pessoas
Plano Gonçalves: 1.640 pessoas
Plano Pilar: 534 pessoas
Total de pessoas transportadas em ônibus, ascensores, táxis, marítima e expresso: um milhão e 340 mil
Guarda Municipal
Defesa Civil
- 838 objetos considerados com potencial de arma branca apreendidos na quinta de Carnaval
- 67 atendimentos
- 1 ocorrência
- 3.256 apreensões referente a equipamentos irregulares nos principais circuitos da folia na quinta de Carnaval
- 33 litros de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro
- 2.944 unidades de bebidas em lata e alimentos perecíveis armazenadas indevidamente
- 75 caixas de isopor
- 4 fogões/ fogareiros
- 1 geladeira e outros utensílios domésticos
- 57 ocorrências relativas à iluminação pública, sendo 52 de manutenção (troca de refletores/ substituição de lâmpada), três ligações clandestinas (gato) no circuito do Centro e um relato de falta de energia e uma ligação de posto em Ondina
- Desde o primeiro dia da folia (3) até às 7h45 desta sexta-feira (5), a Semop contabilizou a apreensão de 4.534 itens
- 514 ações fiscais na quinta de Carnaval
- 342 vistorias
- 14 apreensões de bens
- 6 blimps apreendidos
- 8 autos de infração por atividade e publicidade
- 9 monitoramentos sonoros
- 132 notificações
- 1302 unidades de bebidas apreendidas
Defesa Civil
- Nove ocorrências, sendo 6 no Circuito Dodô (um curto-circuito em um poste, um derramamento de óleo na pista, uma notificação de trio sem guarda-corpo, uma notificação de trio quebrado, uma notificação de trio sem corda de segurança e uma queda de luminária) e três no Circuito Osmar (retirada de placas de sinalização que ofereciam risco aos foliões na Casa de Itália, Relógio de São Pedro e Castro Alves)
- 283 notificações
- 68 veículos removidos ao pátio da autarquia