Ao lado de uma seleção de objetos do Memorial, que revelam como eram algumas das atividades diárias da JE, a mostra Pelos Caminhos do Voto faz uma interessante viagem do passado até o presente. O visitante tem a oportunidade de conhecer os processos eletivos no início da colonização do Brasil, quando eram controlados pelo imperador, presidentes das províncias e oligarquias rurais, bem como a primeira lei eleitoral datada de 1822 e assinada por D. Pedro I, convocando eleição para a assembleia geral constituinte e legislativa.
Também lembra que, em 1932, foi criada a Justiça Eleitoral, tornando o Poder Judiciário definitivamente responsável pelos trabalhos eleitorais, instituindo o voto secreto, o voto feminino, o sistema de representação proporcional em dois turnos. Na atualidade, merece destaque o processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais. Em 1994, ocorre a primeira totalização eletrônica dos votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém o projeto de informatização só foi concluído para as eleições municipais de 1996. As primeiras urnas com identificação biométrica foram testadas em 2008 em três municípios sorteados pelo TSE.
A exposição conta diversos episódios históricos e permanece no lobby do edifício-sede do Regional até o início de outubro, quando partirá em exposições itinerantes pelas escolas públicas da rede municipal de ensino da capital baiana. A organização dessas visitas será realizada em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJA/BA) que já desenvolve o Projeto Eleitor do Futuro, junto à Secretaria Municipal de Educação, levando conhecimento acerca do processo eleitoral ao público jovem. (Informações da Seção de Biblioteca, Informação e Memória do TRE-BA)