Reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Música em 11 de dezembro de 2015, através de uma ação do Escritório Municipal Salvador Cidade Global, a primeira capital do Brasil passou a integrar a Creative Cities Network, intercambiando com outras 115 cidades do mundo soluções voltadas para a economia criativa. O evento de sábado é organizado pela Prefeitura através da Saltur.
“Vivemos experiências ricas nesse primeiro ano, através de intercâmbio com outras cidades membros, a exemplo de Medellín, Katowice, Hamamatsu. Aprendemos sobre diferentes formas de promover transformações sociais através da música, mobilizando pessoas e incrementando a economia criativa”, avalia o secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury.
Projeto cultural - O evento de sábado marca também o início da segunda temporada do projeto Viver Barra, idealizado pela Saltur e que tem na música o elemento agregador para incentivar a ocupação dos espaços públicos do bairro com cultura e entretenimento, dinamizando a economia local durante a alta estação. O projeto conta com o apoio dos comerciantes e dos moradores da Barra, que passou por um processo de profunda transformação nos últimos quatro anos.
Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, a data para o lançamento da nova edição do projeto é especial. "A música sempre foi um dos principais bens de Salvador, e o reconhecimento da Unesco exalta o nosso talento quando o assunto é música e eventos. Tenho certeza que o público vai adorar o show da orquestra e comemoraremos em grande estilo".