As atividades são comandadas pela chef Ana Célia Batista e prometem conquistar o público pelo paladar. Para participar da oficina gratuita, basta enviar e-mail para museucasadobenin@salvador.ba.gov.br. São oferecidas oito vagas e a seleção será através da ordem de inscrição, onde os oito primeiros inscritos receberão a confirmação.
Já os pratos podem ser conferidos com valor de R$40 a entrada, principal e sobremesa. A entrada será a salada de tainha defumada. Como prato principal o público poderá escolher entre o fuzura, composto por isca de filé mignon com banana da terra frita e gengibre, ou o ebubu fulô, formado por peixe ao molho de camarão e gengibre. A sobremesa pode ser escolhida entre cocada ou doce de caju.
O Ajeum de Verão é promovido por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e será realizado até fevereiro. O projeto faz parte do Portas Abertas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o intuito de ampliar a abertura dos museus aos domingos, e integra as ações da programação municipal Pelourinho Dia e Noite.