O trabalho é dividido em etapas e o roteiro, separado por região. A primeira fase foi iniciada há duas semanas no trecho entre os bairros da Barra e do Rio Vermelho. A medida acontece também no perímetro Stella Maris/Piatã, alcançando ainda a região entre São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, e Ribeira, na Península Itapagipana.
A atividade é realizada em dois turnos e conta com a participação de 25 profissionais, sendo 21 operários, dois engenheiros agrônomos e dois técnicos agrícolas, que orientam sobre a melhor forma de extração dos galhos secos e dos frutos das árvores. Dessa forma, os coqueiros seguem cumprindo sua função paisagística sem comprometer a mobilidade e a segurança de quem circula pelos locais onde os vegetais estão inseridos.
2 de Julho – Devido à proximidade da celebração da Independência do Brasil da Bahia, no dia 2 de julho, a Seman estende as ações de poda para os bairros que integram os circuitos tradicionais da festa em Salvador, como os da região do Centro Histórico, a exemplo do Pelourinho, Campo Grande e Lapinha, além de Pirajá e Liberdade, dentre outros. “Atuamos nestes locais com cerca de 20 pessoas. A expectativa é de que, até o dia da festa, realizarmos a poda de pouco mais de 2 mil árvores de todo o circuito”, afirma o engenheiro agrônomo e subcoordenador de Manutenção, Welison Quadros.