"A adoção do sistema tem relação direta com a necessidade de termos uma real noção do nÃvel de satisfação da população que utiliza os serviços das Prefeituras-Bairro. Podemos, desta forma, identificar ainda a atuação dos servidores e implementar medidas para correção de possÃveis entraves ao bom funcionamento do trabalho. Também será válida para parabenizar a atuação destes trabalhadores, por conta do desempenho obtido em solucionar as demandas dos usuários. Esta é, portanto, uma ferramenta oficial e prática para medir e conhecer o andamento dos serviços e a celeridade com que são prestados", esclarece o diretor de Modernização da Semge, LuÃs Gaban.
O sistema foi gradativamente implantado nas unidades entre os meses de junho e julho. Atualmente, 145 aparelhos estão em funcionamento nos guichês das dez unidades de Salvador, contabilizando, até o momento, cerca de 246 mil usuários participantes da pesquisa de satisfação. Destes, 59,63% consideraram o atendimento “ótimo”, enquanto 17,68% acharam o serviço “bom”, 0,55% atribuÃram “regular” como nota, e 0,16% qualificaram como “ruim”. Além disso, 21,98% dos entrevistados se disseram “sem opinião” para definir o atendimento.
Funcionamento e avaliação - A qualificação do suporte operacional é realizada de forma reservada e em poucos segundos, logo após a conclusão do atendimento, e o resultado é computado no banco de dados da unidade. A partir destas informações, são elaborados relatórios de desempenho e avaliação dos Ãndices por atendente. Dessa forma, é possÃvel promover a tomada de ações para fins de treinamentos, reciclagem ou até substituição do servidor em casos de recorrência de Ãndices negativos.
As avaliações positivas serão utilizadas como modelos referenciais para os demais servidores. Além disso, as informações geradas agregarão valor ao programa de excelência do atendimento, onde o atendente poderá ser contemplado como "Servidor Destaque do Mês", dentre outras premiações por desempenho, ainda em análise, na avaliação gerencial das unidades de Prefeituras-Bairro.