* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
Sim, chamar "passeio" o lugar em que se caminha é uma neolinguística, derivada do ato (verbo) passear. Não errada, claro. Mas, gramaticalmente o nome desse lugar reservado para o transito dos transeuntes é calçada. Assim tratada também no Código Brasileiro de Transito. =)
A diferença entre passeio e calçada é o nível. Se no mesmo nível da rua é passeio (compartilhado geralmente com ciclovias ou carros, apenas pintadas na via), se mais alta que a rua, então é calçada, exclusiva para pedestres.
Obrigada pelo esclarecimento. Com certeza vai ajudar muito aos pedestres que a partir da agora estão devidamente informados quando andam no passeio ou na calçada
o calçadão da orla, perto da Pedra da Sereia, está caindo, isolado a quase um ano, sem solução.
ResponderExcluir"calçadão" ;0 sou baiano da época em que falávamos "passeio"
ResponderExcluirSim, chamar "passeio" o lugar em que se caminha é uma neolinguística, derivada do ato (verbo) passear. Não errada, claro. Mas, gramaticalmente o nome desse lugar reservado para o transito dos transeuntes é calçada. Assim tratada também no Código Brasileiro de Transito. =)
ExcluirA diferença entre passeio e calçada é o nível. Se no mesmo nível da rua é passeio (compartilhado geralmente com ciclovias ou carros, apenas pintadas na via), se mais alta que a rua, então é calçada, exclusiva para pedestres.
ExcluirObrigada pelo esclarecimento. Com certeza vai ajudar muito aos pedestres que a partir da agora estão devidamente informados quando andam no passeio ou na calçada
ResponderExcluir