Esses pilares são conceitos fundamentados pela UNESCO em uma comissão internacional sobre educação para o Século XXI, são eles: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Eles são requisitos essenciais e básicos para formação do cidadão conhecedor dos seus direitos e deveres, principalmente na atualidade, onde os discursos de ódio e intolerância se multiplicam em uma grande velocidade.
O aprender a conhecer, é adquirir e construir conhecimentos, o aprender a fazer, é pôr em prática o conhecimento e fazer intervenções no meio, o aprender a viver com os outros, é uma cooperação com os outros em diversos aspectos e atividades. O aprender a ser, engloba os outros três pilares anteriores, é a autonomia de cada pessoa, sua iniciativa e potencial crítico e reflexivo.
As ações e atividades do Projeto Prazer em Aprender são direcionados para despertar, construir e formar um caráter no indivíduo subsidiados nos quatro pilares educacionais. A nossa metodologia de trabalho usa como suporte atividades teóricas e práticas de cunho cultural e educacional, desenvolvidas através das dinâmicas de grupos, jogos, brincadeiras, exibição de vídeos, debates, palestras, trabalhos em equipe e visitas em locais salutares. Estamos para iniciar uma nova fase no projeto com um pouco mais de ênfase em atividades culturais de dança, música, teatro, artesanato e capoeira. Contamos com seu apoio e precisamos de voluntários que amem a educação e amem as pessoas.
Um mundo melhor está dentro de cada um de nós, basta colocá-lo para fora.
Claudiberto Santos
Licenciado em Letras e Especialista em Gestão Pública.