Por conta de uma grande movimentação de pessoas nas ruas da cidade e nas estradas durante os festejos de Réveillon, a Hemoba chama atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de atendimento rápido e seguro. Por isso, é indispensável que os doadores compareçam a uma das unidades da Fundação para ajudar a salvar vidas, doando sangue.
Para suprir a demanda e garantir o estoque a Hemoba precisa coletar, apenas no hemocentro coordenador, na Ladeira do HGE, 250 bolsas por dia. "A nossa necessidade é grande, a Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Porém, neste período, experimentamos uma redução de até 30% nas doações porque as pessoas ficam de férias e viajam. Então, toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas", afirma a diretora de hemoterapia da Fundação, Iraildes Santana.
Com os estoques em níveis críticos, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos- A-, B-, AB- e O-. Os tipos A+, B+, AB+ e O+ estão estáveis, mas essa condição pode mudar de acordo com a necessidade.
- Unidades de coleta em Salvador
- Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30;
- Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
- Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13 às 16h
- SAC Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7 às 15h
- Hemóveis – Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 8 às 17h
- No interior do estado
- Eunápolis
- Alagoinhas
- Hospital do Oeste - Barreiras
- Brumado
- Camaçari
- Feira de Santana
- Guanambi
- Irecê
- Itaberaba
- Itapetinga
- Jacobina
- Jequié
- Juazeiro
- Paulo Afonso
- Ribeira do Pombal
- Santo Antonio de Jesus
- Seabra
- Senhor do Bonfim
- Teixeira de Freitas
- Vitória da Conquista
- Valença
Verifique os endereços e horários de atendimento
Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Para doar sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal -, pesar 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Mais informações também podem ser acessadas pelo site da Hemoba ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook e no Instagram (@hemobaoficial).
Fonte: Ascom/Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)