Seminário "Espaços Urbanos Vivos" acontece dia 19 em Salvador. A inscrição é gratuita

O Parque Social será palco do seminário “Espaços Urbanos Vivos”, na próxima terça-feira (19), a partir das 8h. O evento, que visa incentivar e fortalecer o movimento de cuidado e preservação dos espaços coletivos, tendo a horta urbana como referência, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Prefeitura de Salvador – através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) –, e o Sebrae.

Para falar sobre o potencial de transformação de espaços públicos por meio das hortas urbanas, estarão presentes os idealizadores da horta da Pituba – de onde já foram colhidos cerca de 1,5 mil quilos de alimentos - e do Horto Florestal. Também serão apresentadas as experiências de plantios comunitários em escolas, com as gestoras da Escola Municipal Fernando Presídio e da Escola Municipal Dona Arlete Magalhães. Os participantes ainda poderão assistir a uma palestra ministrada por um instrutor do Sebrae sobre o tema “A cidade, empreendedorismo e o mercado”.

A mesa redonda “Cidadania ativa: para além da reclamação” promete inspirar o público a protagonizar suas próprias ações de promoção da cidadania, através dos relatos de atividades exitosas já implantadas em Salvador. Os palestrantes serão Mário Amici, fundador do APITA - Amigos pelo Itaigara, grupo responsável pelo plantio de mais de 300 árvores no bairro e pela criação de uma praça feita com material reciclado; Raissa Martins, idealizadora do projeto “Livres Livros”, movimento de incentivo à leitura, com 44 unidades de distribuição gratuita de livros espalhadas pela cidade; Thiago Durães, do grupo Arte de Viver, uma organização internacional que promove meditação em espaços públicos na capital baiana desde 1998; e Marcella Marconi, articuladora em Salvador do movimento Bike Anjo.

À tarde, a programação segue com uma palestra sobre como iniciar uma horta urbana, com o engenheiro agronômico Jairton Fraga. Além disso, o especialista em Agronomia dará aulas sobre as plantas mais frequentes e populares para hortas no Brasil, os cuidados para a manutenção de uma horta urbana, além das pragas mais comuns e as formas de combate para elas. “É uma oportunidade única para que os cidadãos possam se capacitar e contribuir na construção de espaços urbanos mais sustentáveis”, destaca André Fraga, titular da Secis.

Seminário "Espaços Urbanos Vivos" acontece dia 19 em Salvador. A inscrição é gratuita

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.