Para falar sobre o potencial de transformação de espaços públicos por meio das hortas urbanas, estarão presentes os idealizadores da horta da Pituba – de onde já foram colhidos cerca de 1,5 mil quilos de alimentos - e do Horto Florestal. Também serão apresentadas as experiências de plantios comunitários em escolas, com as gestoras da Escola Municipal Fernando Presídio e da Escola Municipal Dona Arlete Magalhães. Os participantes ainda poderão assistir a uma palestra ministrada por um instrutor do Sebrae sobre o tema “A cidade, empreendedorismo e o mercado”.
A mesa redonda “Cidadania ativa: para além da reclamação” promete inspirar o público a protagonizar suas próprias ações de promoção da cidadania, através dos relatos de atividades exitosas já implantadas em Salvador. Os palestrantes serão Mário Amici, fundador do APITA - Amigos pelo Itaigara, grupo responsável pelo plantio de mais de 300 árvores no bairro e pela criação de uma praça feita com material reciclado; Raissa Martins, idealizadora do projeto “Livres Livros”, movimento de incentivo à leitura, com 44 unidades de distribuição gratuita de livros espalhadas pela cidade; Thiago Durães, do grupo Arte de Viver, uma organização internacional que promove meditação em espaços públicos na capital baiana desde 1998; e Marcella Marconi, articuladora em Salvador do movimento Bike Anjo.
À tarde, a programação segue com uma palestra sobre como iniciar uma horta urbana, com o engenheiro agronômico Jairton Fraga. Além disso, o especialista em Agronomia dará aulas sobre as plantas mais frequentes e populares para hortas no Brasil, os cuidados para a manutenção de uma horta urbana, além das pragas mais comuns e as formas de combate para elas. “É uma oportunidade única para que os cidadãos possam se capacitar e contribuir na construção de espaços urbanos mais sustentáveis”, destaca André Fraga, titular da Secis.