Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Confira a programação cultural do mês de maio

Vitrine Cultural: De 04 a 29 (segunda a sexta, 8h às 17h e sábado das 8h30 às 12h). A Vitrine Cultural - Homenagem ao Egito abordará a diversidade da cultura africana, homenageando o Egito, com enfoque na sua história, cultura e mitologia, por meio de papiros, esculturas, acervo bibliográfico e com objetos cedidos pelo Bloco Olodum. Essa atividade contempla o Dia da África (25). Curadoria: Maria José Leal.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Dia 15 (09h) – Livro: Os Africanos e a Dança, da escritora Malu Chaves. Estimular a leitura nas crianças, por meio das histórias infantis, contadas de forma lúdica e criativa. Essa atividade contempla o Projeto dia da África. Facilitadora: Rosemary Andrade.

Dia 15 (14h) – Livro: Tesouro das Virtudes para Crianças 2, da escritora Ana Maria Machado. Narração do conto infantil Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. Facilitadora: Maria José Leal.

OFICINAS

Dias 14, 21 e 28 (9h) - Oficina Inclusão Digital para Usuários de Saúde Mental. Curso de informática básica utilizando os programas Word, Excel, Power Point e Redes Sociais. O curso está direcionado para pessoas portadoras de transtornos mentais. Parceria: CAPS II Oswaldo Camargo/BJMJr. Instrutor: Hildo Rôde.
Dia 17 (14h) - Oficina de Dança Afro "Ubuntu" - Vivenciar a África. Proporcionar uma vivência que permita que os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Oswaldo Camargo possam se reconhecer, de forma a se expressar, criar e verbalizar aspectos relacionados a identidade afro descendente, destacando seus impactos na saúde mental.
Dia 25 (14h) – Oficina Literária: Brincando com as Palavras. Após a leitura da história Marcelo, Marmelo, Martelo, da autora Ruth Rocha, será desenvolvido brincadeiras com as palavras de Marcelo e, a partir delas as crianças conhecerão outras histórias disponíveis para novas brincadeiras, com tradução em libras. Oficineiras: Lícia Beltrão e Regina Campana.

CINE VÍDEO
Dia 28 (09h e 14h) – Filme: A criança com vida. O vídeo apresenta uma experiência em Educação no ensino formal e não formal no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Direção: CRIA – Centro de Referência Internacional de Adolescentes.

ENTRETENIMENTO/BRINCADEIRA

De 02 a 30 (8h às 17h – segunda a sexta-feira) – Passatempo Cultural. Atividade lúdica educativa, que evidencia datas comemorativas do mês com palavras cruzadas e caça- palavras. Contempla o Dia da África (25) e a Semana Mundial de Brincar (25 à 30). Facilitadora: Odete Machado.

EVENTOS
Dia 16 (14h) – Palestra: A Abolição da Escravatura no Brasil: Serão discutidos aspectos históricos, econômicos e políticos sobre a Abolição da escravatura brasileira que completa 130 anos, o período pós-abolição, bem como as permanências do escravismo e sua herança para o Brasil atual. Essa atividade contempla o "Projeto Maio da Liberdade - 130 anos da Abolição da Escravatura".  Palestrante: Professor André Luís da Silva Santos. 

Dia 24 (15h30) – Grupo de Dança: BCOA - Ballet Cultural Origens Africanas. Apresentação do Ballet Cultural Origens Africana que tem por características marcantes a força em seus movimentos, a grande agilidade na execução dos passos e a beleza da dança afro. Essa atividade contempla o "Projeto o Dia da África". Facilitador: Siry Brasil coreografo bailarino e figurinista.

SUGESTÃO DE LEITURA

Livro dos Jogos e das Brincadeiras, das autoras Heliana Brandão e Maria das Graças V.G. Froeseler. Este livro é um registro das fórmulas, que proporcionam interação, convivência saudável e estímulo à criatividade.

Livro: A Hierarquia das Raças: Negros e Brancos em Salvador do autor Jeferson Bacelar. Este é um livro de grande importância para a história da Bahia dos últimos cem anos. Ele começa na virada do século XX, com os últimos africanos libertos e que para a Bahia tinham sido trazidos como escravos. 200

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

Biblioteca Juracy Magalhães Jr: Confira a programação cultural do mês de maio

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.