O Carnaval começou oficialmente nesta quinta-feira (28), e algumas ruas do Rio Vermelho vão ficando mais vazias nesse período, muita gente viaja, outros saem para curtir a festa, portanto, é preciso redobrar os cuidados no momento do deslocamento, tanto na saída como na chegada. Se for de carro, antes da sair ou entrar é importante aquela olhadinha na área. A pé é preciso evitar andar sozinho ou sozinha nas ruas transversais que sempre são as mais vazias. Procurem sempre ruas mais movimentadas e iluminadas, evitar sair com os modelos mais caros de aparelhos celular e quando estiverem andando o ideal deixar guardado e no silencioso. Devido ao circuito oficial do Carnaval o efetivo policial do bairro, que já não é dos maiores, acaba reduzido, mas o pessoal da 12 CIPM estará atento ao movimento no Rio Vermelho. Percebendo a presença de elementos suspeitos a orientação é ligar imediatamente para a Central (71 3116 7907) avisando a localização para que uma guarnição seja deslocada.Vamos curtir a festa, mas sem relaxar na segurança! Na quarta(27) à noite, postamos no Blog imagens de câmaras de monitoramento na Travessa Basílio Magalhães, mostrando a agressão covarde de três elementos assaltando uma moça. Nesses períodos os meliantes aproveitam para agir com mais desenvoltura.
A titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), delegada Maritta Souza, dá algumas dicas para os turistas que estão visitando a cidade pela primeira vez, mas que servem para todos. Veja o que pode e o que não deve ser levado para o circuito.
“Não há necessidade, por exemplo, de levar todos os documentos, basta a cédula de identidade e, se estrangeiro em visita ao Brasil, uma xerox do passaporte. Evite muitos cartões de crédito e objetos de valor e, no bolso e bem guardado, o dinheiro suficiente para ser utilizado durante a festa”, ensinou. Recomendou o máximo de cuidado no manuseio do celular em multidões e só levar o aparelho se realmente necessário.
“Caso aconteça algum imprevisto, procure imediatamente o posto policial mais próximo”, disse Maritta, observando que, apesar de a Deltur estar localizada no Pelourinho, todos os postos da Polícia Civil estão em condições de atender o turista. “Outra coisa importante, é sempre levar no bolso o cartão do hotel onde está hospedado, além de um número de telefone para contato”, ressaltou.